Um cliente insatisfeito pode trazer consequências muito negativas para qualquer negócio, sobretudo quando se pensa nas possibilidades de exposição dessa insatisfação nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. É por isso que os bons gestores estão sempre em busca de dicas sobre como melhorar o atendimento ao cliente.
Para proporcionar aos clientes uma experiência satisfatória, é importante entender quais são suas principais reclamações, para evitar os erros que afetam negativamente o relacionamento deles com a empresa.
É nesse contexto que, neste artigo, pretendemos explicar como melhorar o atendimento ao cliente usando o chatbot.
Eleve o nível do seu atendimento com um chatbot
Não é novidade que uma das principais reclamações dos consumidores é o fato de tentarem, sem sucesso, contatar a empresa para a solução de um problema.
Infelizmente, ainda é comum a centralização do atendimento ao cliente em um único canal de comunicação que não engloba os meios digitais.
Muitas vezes, o cliente liga para o número de telefone fornecido no site da empresa e não é atendido, o que é inadmissível.
Também ocorrem muitas tentativas de contato com a empresa por meio das redes sociais com uma demora absurda para obter uma resposta quase sempre genérica.
Esse tipo de situação não é tolerada pelo chamado cliente 4.0, que valoriza a qualidade do atendimento tanto quanto a funcionalidade do produto ou serviço adquirido.
Por isso, na atualidade, o ideal é que as empresas monitorem todas as suas caixas de entrada nos mais diversos canais de comunicação e respondam rápida e satisfatoriamente a cada solicitação ou dúvida recebida.
Pode parecer complicado atingir esse grau de qualidade de atendimento, mas mesmo que sua equipe seja pequena, a implementação de um chatbot pode te ajudar a resolver a questão.
O uso do chatbot no atendimento ajuda sua equipe a conquistar a satisfação do cliente e cria uma vantagem competitiva para o seu negócio.
Muitas das demandas dos seus clientes podem ser solucionadas se ele puder conversar com inteligência artificial.
Isso sem falar na possibilidade de humanização do atendimento via chat, que faz com que o consumidor se afaste da sensação de conversar com um robô.
Nesse caso, o robô bot passa a ser um assistente virtual, com personalidade e características humanas, tornando-se simpático aos olhos do cliente.
Enfim, proporcionar ao seu cliente a possibilidade de conversar com um robô online para tirar dúvidas e resolver outras demandas é uma inovação que você precisa considerar.
Nos próximos tópicos, você vai conferir as melhores dicas para melhorar o atendimento ao cliente usando o chatbot. Confira!
Integre o chatbot de atendimento ao seu CRM
A integração entre o CRM e o atendimento via chat possibilita a redução da demanda por recursos humanos necessários à coleta de dados dos clientes.
Para alimentar um CRM, pode ser necessária a dedicação de muito tempo dos colaboradores, já que é preciso coletar os dados para executar ações planejadas a partir deles.
A implementação de um chatbot de atendimento pode proporcionar o crescimento da sua base de clientes de maneira mais rápida, pois não existe limite para a quantidade de usuários que a inteligência artificial pode atender.
Isso sem falar na qualificação de leads proporcionada pela integração entre o CRM e o chatbot.
Ao conversar com robô online, os consumidores possibilitam a captação de suas informações essenciais que podem ser imediatamente armazenadas no CRM.
Dessa forma, o chatbot é uma excelente ferramenta para levar ao CRM uma grande quantidade de dados confiáveis, que vão proporcionar a melhoria do atendimento ao cliente.
Dê opções aos seus clientes no momento de conversar com robô online
Se você elaborar uma abordagem clara e precisa no início da interação entre o cliente e o chatbot, o propósito do canal será facilmente compreendido.
Assim, a criação de uma lista de opções de ações pode agilizar a resolução da demanda. Veja algumas ideias de opções que o cliente pode escolher ao conversar com um robô online:
- Verificar o status do último pedido;
- Fazer um novo pedido;
- Alterar o endereço de entrega do pedido;
- Cancelar o pedido;
- Falar com um atendente.
Essas opções podem ser elaboradas e apresentadas de acordo com o perfil do seu negócio e do tipo de solução que será ofertada pelo bot robô.
Assim, ao invés de digitar uma solicitação por alguma das principais demandas que este tipo de canal costuma receber, o cliente precisa apenas clicar em uma das opções oferecidas.
Adicione conteúdos informativos ao seu atendimento via chat
Muitos clientes buscarão conversar com um robô online à procura de informações e isso independe do seu modelo de negócios.
Você pode proporcionar o acesso do robô bot às informações relevantes presentes no site da sua empresa, como, por exemplo, a descrição de cada produto, suas funcionalidades e as instruções de uso.
A partir dessas informações, o atendimento via chat pode direcionar a interação com os clientes de acordo com as dúvidas de cada um deles.
E é claro que a eficiência desse processo informativo pode alavancar as suas vendas e tornar os clientes ainda mais satisfeitos.
Insira o chatbot no WhatsApp do seu negócio
Ao imaginar a implementação do atendimento via chat, pode ser que você tenha pensado em inserir o robô bot no site da sua empresa, o que pode ser uma ótima opção, mas não é a única.
Você pode associar o robô bot ao seu WhatsApp Business, um canal amplamente utilizado e com o qual os consumidores dos mais diversos segmentos estão familiarizados.
Dessa forma, você vai fortalecer a sua marca no ambiente digital e proporcionar muita comodidade aos clientes.
Isso significa que a experiência do cliente será favorecida toda vez que ele conversar com um robô dentro do WhatsApp, já que a interação será fácil e rápida.
A Desk Manager pode te ajudar a promover esta união entre o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil e o seu atendimento via chat.
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E para conseguir sempre melhorar o atendimento ao cliente usando chatbot, você pode também ler nosso artigo sobre as principais técnicas de atendimento. Boa leitura!