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Como fazer pesquisa de satisfação do cliente: aprenda agora6 min read

Como fazer pesquisa de satisfação de cliente é uma das grandes perguntas que empreendedores fazem.

Se você está fazendo esta mesma pergunta sobre satisfação do cliente, você já está um passo à frente no mercado; que sabemos ser extremamente competitivo nos dias de hoje.

Por que eu posso afirmar isso? Bem, na verdade, é bem simples.

Se preocupar com a satisfação do cliente é algo que deveria ser imprescindível em qualquer organização. Mas, infelizmente, sabemos que essa preocupação não se dá em todas as empresas.

Talvez, até mesmo, nem a maioria das empresas se preocupa com a satisfação do cliente. E isso é muito ruim.

Portanto, se você se pergunta como fazer pesquisa de satisfação, você está no caminho certo. E, hoje, eu irei te ajudar a entender como elaborar uma pesquisa que seja altamente eficaz.

Ao final da leitura deste artigo, você saberá o que é pesquisa de satisfação do cliente, qual a sua importância e, o melhor, como fazê-la. Vamos lá?

O que é pesquisa de satisfação do cliente?

Entender seu conceito não é difícil, e o seu entendimento irá te ajudar a compreender como fazer pesquisa de satisfação do cliente de maneira ainda mais eficiente.

Sendo assim, a pesquisa de satisfação é uma pesquisa que, como seu nome nos indica, busca verificar a satisfação da pessoa que é entrevistada.

No caso, a pesquisa de satisfação do cliente busca determinar a satisfação do mesmo em relação ao produto vendido ou serviço prestado.

É uma pesquisa como qualquer outra, que possui algumas perguntas, que podem ser fechadas ou abertas, e que é direcionada a um público específico.

A pesquisa de satisfação do cliente pode ser feita em papel, enviada por e-mail ou, até mesmo, por SMS. Interessante, não é mesmo?

Viu? Não há mistério para entender o que é pesquisa de satisfação.

Apesar de algumas empresas não se importarem com o cliente – o que é triste de se ouvir, mas em muitos casos é a verdade – pesquisa de satisfação do cliente tem sido um assunto com maior ênfase ultimamente.

Alguns empreendedores, como você, entenderam que é importante prezar pela satisfação do cliente em todos os pontos de interação que o mesmo possui com a empresa.

Nesse caso, vamos falar um pouco mais sobre a importância dessa pesquisa e de como fazer pesquisa de satisfação do cliente? Continue a leitura.

Por que a pesquisa de satisfação do cliente é importante?

Essa pode ser outra pergunta muito comum entre empreendedores. Por que a pesquisa de satisfação do cliente é importante?

Às vezes, até mesmo as empresas que se preocupam com o cliente ficam em dúvida se é mesmo necessário fazer a pesquisa de satisfação do cliente ou não.

Bem, eu tenho que te falar: sim, é necessário fazer a pesquisa de satisfação do cliente. Essa pesquisa tem muita importância para a sua empresa.

Sabe por quê? Porque com a pesquisa de satisfação do cliente é possível saber se o seu serviço, ou produto, tem sido eficaz ou não. Você sabe se ele tem agradado o seu público ou não.

Você sabe. Essa é a diferença. Você não adivinha, você não pensa com base em achismos, você não escuta o que um ou outro cliente diz: com a pesquisa de satisfação do cliente você sabe.

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Você sabe se seu cliente está de fato satisfeito. Você sabe se é necessário adaptar o serviço, ou produto, ao que o cliente está procurando, sabe se existe algo de errado, sabe o que deve ser feito para melhorar o atendimento e por aí vai.

A pesquisa de satisfação do cliente é importante porque ela traz diversos benefícios para a sua empesa.

Entre eles, a quantidade de informações proporcionadas é uma delas. E tem mais, essas informações são precisas.

Ao saber como fazer pesquisa de satisfação do cliente, você poderá fazer exatamente as perguntas que mostram o que você quer saber. E, assim, terá as informações de maneira precisa.

Diante das informações coletadas, você saberá o que fazer. Seus esforços serão direcionados, custos serão reduzidos, melhorias serão empregadas e, como consequência, com certeza, você terá mais clientes satisfeitos.

Portanto, eu posso te afirmar sem dúvidas: faça uma pesquisa de satisfação do cliente. Ela é, sim, muito importante para o seu negócio, independentemente do ramo no qual ele está inserido.

Mas, então, como fazer pesquisa de satisfação do cliente? Nós chegamos até aqui e agora é o momento em que eu irei te dar essa resposta.

Aprenda como fazer pesquisa de satisfação do cliente

Bom, para que você saiba como fazer pesquisa de satisfação do cliente é necessário se atentar a alguns detalhes.

A pesquisa de satisfação é composta por perguntas, logo, para saber como fazer pesquisa de satisfação do cliente, você precisa saber como fazer essas perguntas.

Linguagem

A linguagem utilizada na pesquisa de satisfação do cliente deve ser clara e objetiva. De nada adianta usar palavras sofisticadas se o seu público não vai compreender o que você está perguntando.

Portanto, faça uso da linguagem mais adequada possível. Assim não existirão erros. Você irá conseguir captar a atenção do cliente e isso faz com que seja mais fácil de ele responder com sinceridade.

Além disso, busque trabalhar uma abordagem mais humanizada, menos robótica e formal, dessa forma a pesquisa se torna mais convidativa e seu cliente se sentirá mais à vontade para respondê-la.

Automatização da pesquisa

Em segundo lugar, vale destacar, a sua pesquisa de satisfação pode ser completamente automática.

A automatização de processos proporciona praticidade, redução de custos entre outros importantes benefícios.

Você pode enviar a pesquisa por SMS, como mencionamos, ou, até mesmo, enviá-la a partir do seu sistema operacional.

O processo de enviar a pesquisa também é importante. Dependendo de como você realizar essa parte do processo, a adesão dos seus clientes pode ser maior ou menor.

Portanto, fique atento.

Quantidade de perguntas

Aqui, muitas pessoas têm dúvidas. Quantas perguntas devem constar em uma pesquisa de satisfação do cliente? Com certeza, não muitas.

É comum o pensamento de quanto mais perguntas, melhor. Mas, nem sempre, isso será verdade.

Mais perguntas irão te oferecer mais informações (o que é bom), mas essa quantidade maior pode desanimar o cliente.

Assim, ele pode não responder à pesquisa, ou fazê-lo de qualquer maneira; sem, de fato, pensar em suas respostas, respondendo, então, coisas que podem não ser totalmente verdade.

O cliente não faria isso por má fé, ele só não quer perder tempo respondendo a uma pesquisa.

Portanto, fique atento. Com 4 perguntas você pode ter informações suficientes para melhorar o seu serviço ou produto.

Agora que você já sabe como fazer pesquisa de satisfação do cliente, quero te mostrar um artigo que fala exatamente sobre quais perguntas utilizar em uma pesquisa de satisfação. Ficou curioso? Clique aqui.

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