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Como atingir 80% dos clientes que não compraram imediatamente?6 min read

Help Desk para Gestão de Atendimento

Os usuários entram no site de sua loja. Sim, cada vez mais pessoas estão visitando o site. No início, você está muito feliz. Mais tarde, porém, você verá que o número de transações e o valor das compras não aumenta.

Não há nada de estranho nisso – estima-se que cerca de 80% dos usuários não farão uma compra imediatamente. Então, como você os incentiva a fazer isso?

Primeiro, ajuste a mensagem para a fase de funil de vendas

A venda é um processo, não uma operação única. Um cliente potencial não fez uma compra? Isto não significa que a oferta de sua loja não o tenha convencido. Muito provável, ele simplesmente não estava pronto para comprar.

O funil de venda é uma ótima maneira de vê-lo. Vamos passar pelos passos mais importantes:

  1. Conscientização: seu cliente em potencial começa a perceber sua necessidade de comprar. Por exemplo: O verão chega e ele percebe que precisa de sapatos novos.
  2. Interesse: o cliente já sabe que precisa de sapatos, mas ainda não sabe quais deles. Ele busca inspiração na web – ele lê artigos sobre as últimas tendências, navega em fotos nas mídias sociais e visita sites de várias lojas on-line.
  3. Consideração: cliente já sabe exatamente de que sapatos ele precisa. Agora eles estão se perguntando em qual loja comprá-los.
  4. Compra: viva! O cliente finaliza a transação.
  5. Fidelidade: o inverno está chegando, e um cliente que comprou sapatos em sua loja no verão percebe que precisa de um casaco. Ele ficou satisfeito com sua compra anterior, então ele volta a você para comprar outro produto.

Por que você precisa desse conhecimento? Para criar mensagens personalizadas para os clientes em cada etapa do funil. Somente neste caso, eles têm uma chance de serem eficazes.

Vendas Sistema de Help Desk

Segundo, procure novos canais para chegar aos clientes

Anúncios, anúncios, anúncios, anúncios… Quantos você pode fazer? Na maioria dessas listas você provavelmente encontrará informações sobre Anúncios do Google e campanhas de re-marketing. No entanto, não queremos falar sobre soluções óbvias, por isso lhe falaremos sobre notificações web push.

Estas são pequenas mensagens que aparecem diretamente em sua tela – não importa qual dispositivo você use. Para recebê-las, você deve dar uma permissão. Portanto, não se trata de mensagens intrusivas ou spam. É importante notar que este consentimento é dado com um único clique – sem fornecer nenhum dado. Você também pode optar por não recebê-las a qualquer momento.

Porque as notificações web push podem ser eficazes na atração de novos clientes? Primeiro de tudo, porque é um novo canal ao qual os usuários da Internet ainda não se acostumaram e, portanto, ignoram-no.

O que é importante, as notificações web push podem tomar a forma de mensagens personalizadas, sobre as quais você lerá mais em um momento. Mencionaremos também que elas são muito mais eficazes do que os newsletters que você provavelmente utiliza. CTR para notificações web push é de 12%.

Newsletter-VS-Web-push


*Fonte:Newsletter VS Web push (Fonte: PushPushGo, Criteo)*

Parece interessante, sim? Mas eu já sei sua próxima pergunta – qual é a receita?
Vamos supor que a loja on-line de eletrônicos tenha um tráfego médio mensal de 800.000 visitas e um valor médio de pedidos – R$ 600. De acordo com a estimativa, já em 3 meses ela pode recolher 58.347 assinantes que gerarão R$104.545 em receita.

Se você gostaria de calcular a receita para sua loja, você pode usar este simulador que foi feito com base nos resultados médios dos clientes PushPushGo do setor de comércio eletrônico.

E que conteúdo você pode enviar com uma notificação?

  • Informações sobre descontos, promoções, vendas,
  • Códigos de desconto,
  • Recomendações personalizadas de produtos,
  • Informações sobre artigos recém escritos, e-books,
  • Todos os outros que vêm à sua mente e fecham em cerca de 160 caracteres.

Terceiro, analise o comportamento deles no seu site

Os sistemas de automação de marketing permitem rastrear quase todos os movimentos do usuário no site de sua loja. Isto permite que você avalie com precisão quais categorias de produtos são de interesse para ele.

Vamos supor que você tenha uma loja de animais. Um dia, ela é visitada por um cliente em potencial que está procurando por várias variações de comida para gatos. Ele não toma outra atitude e vai embora. No dia seguinte, porém, ele recebe uma notificação com um desconto em todos os produtos da categoria. Atraído por uma oportunidade única, ele finaliza a transação em sua loja.

Este é um exemplo de utilização de notificações web push como uma ferramenta de automação de marketing. Existem, é claro, muito mais possibilidades. E como funciona?

Quando um usuário se cadastra para receber notificações, o sistema lhe dá um ID único, que mais tarde identifica comportamento no site. Você o atribui a um segmento específico, tal como um homem, sapatos de corrida, e envia notificações personalizadas. Simples, certo?

Nova call to action

Quarto, conheça-os ainda melhor

O funil de compras e o comportamento do usuário no site é uma coisa. O outro lado da moeda é o conhecimento das necessidades, problemas e hábitos de compra de seus clientes.

Para conhecê-los, é claro que você pode usar ferramentas como o Google Analytics ou o Audience Insights do Facebook. No entanto, desta forma, você só receberá dados secos, embora isto não signifique que não tenham valor.

Mas, , tente falar com seus clientes atuais. Descubra quais problemas eles enfrentam e o que é mais importante para eles quando se trata de compras on-line. Não se preocupe – você não precisa sair com eles para tomar café. Tudo o que você precisa é de pesquisas ponderadas que você pode enviar por e-mail ou por notificação web push.

O conhecimento das preferências das pessoas que já se tornaram seus clientes o ajudará a criar mensagens que vão direto para os corações e bolsos dos usuários que ainda não compraram.

Quinto, ofereça algo realmente único

Você sabia que atrair um novo usuário para o site é 5 vezes mais caro do que incentivar a compra daquele que já o visitou? É por isso que vale a pena atrair os 80% dos potenciais clientes que não compram imediatamente.

E uma das melhores formas de fazê-lo é oferecer-lhes algo que os novos usuários não conseguem de todo. O que poderia ser isso? Aqui estão algumas sugestões:

  • Descontos nas primeiras compras,
  • Brindes anexados ao pedido,
  • Amostras de produtos,
  • Materiais educativos: relatórios, e-books, modelos para download ou artigos a que apenas alguns têm acesso.
  •  

Você pode distribuir todos os itens acima mencionados com notificações web push 🙂

Resumindo
Há, naturalmente, muito mais maneiras de incentivar os clientes a comprar. Provavelmente já mencionamos apenas uma pequena percentagem acima – mas não se feche dentro deste quadro e tente diferentes opções. Faça testes para ver o que funciona melhor. Lembre-se que você conhece melhor o seu público-alvo.

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