Ao longo das últimas décadas, muitas tecnologias representantes de uma verdadeira revolução digital ganharam espaço e se integraram às atividades de diversos segmentos de negócios.
Mas isso não ocorreu sem o levantamento de polêmicas e questionamentos, como está acontecendo atualmente com a busca do entendimento sobre o que é ChatGPT.
Sem dúvida, a tecnologia é capaz de otimizar processos e agilizar diversas tarefas, inclusive na área da comunicação, mas será que sua utilização quebra o princípio da humanização em voga na atualidade? E como esta ferramenta pode ser utilizada?
É claro que, para responder a esses questionamentos, é preciso, de fato, entender o que é o ChatGPT.
Esta ferramenta de inteligência artificial pode ser entendida como uma espécie de chatbot que desenvolve diálogos reais com o usuário utilizando-se de linguagem natural para formatar suas respostas, parece mesmo que você está falando com um ser humano, fornecendo informações sobre os mais diversos assuntos.
A ferramenta tem se tornado muito popular por conta da simplicidade de sua utilização, da tecnologia avançada envolvida e da versatilidade das aplicações possíveis.
O ChatGPT é capaz de otimizar uma grande variedade de tarefas replicando uma série de comportamentos humanos.
Por isso, ele tem se destacado em todo o mundo, embora ainda existam muitos questionamentos quanto à sua utilização no contexto organizacional.
Ao ler os próximos tópicos, você vai entender melhor o que é ChatGPT e como utilizá-lo em sua empresa.
Afinal, o que é chat GTP?
O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, uma empresa sem fins lucrativos cujo objetivo é justamente promover pesquisas relacionadas à AI.
A OpenAI foi criada em 2015 por Sam Altman e Elon Musk e já desenvolveu outras plataformas como a Dall-E 2, que é voltada para a criação de imagens, e o Whisper, que faz reconhecimento de fala e transcrição.
É notável o esforço da organização para lançar ferramentas revolucionárias que tornam as tarefas cotidianas mais rápidas e práticas.
Há uma expectativa, por exemplo, quanto ao lançamento de um software de produção de vídeos baseados em inteligências artificiais.
Mas o ChatGPT, sem dúvida, é o mais comentado assunto da atualidade no que diz respeito ao universo da AI.
A ferramenta foi lançada no fim de 2022 e divulgada como um modelo interativo que desenvolve diálogos reais com interlocutores humanos, solucionando suas dúvidas.
Além de fornecer respostas para questionamentos, a plataforma também é capaz de contestar ideias incorretas, criar narrativas e descrever imagens.
Ela pode ser pensada como um assistente virtual que compreende o que está sendo dito pelo usuário e gera um diálogo a partir da consulta a uma ampla base de dados.
Assim, os diálogos são criados de maneira contextualizada, de acordo com a pergunta ou com a solicitação do usuário.
Um aspecto importante é que as respostas geradas funcionam realmente como uma conversa, pois são coerentes em relação às perguntas e respostas anteriores e consideram as necessidades do interlocutor.
Isso é possível porque o ChatGPT foi construído com base em machine learning, podendo obter, portanto, cada vez mais precisão em seus resultados.
Podemos dizer que a principal vantagem da ferramenta é a capacidade de adaptação de acordo com as tarefas solicitadas.
É possível, por exemplo, obter uma análise sobre as linhas de um código de programação, com a identificação de erros e a exposição de resoluções matemáticas.
Enfim, se você se interessou pela ferramenta, é importante saber que ela já está sendo utilizada por diversas empresas brasileiras, sendo disponibilizada em vários idiomas, inclusive o português.
Como usar o ChatGPT?
Agora que você já sabe o que é ChatGPT, é hora de compreender algumas aplicações possíveis para a ferramenta no contexto organizacional.
Atualmente a ferramenta pode ser utilizada gratuitamente, bastando para isso efetuar um cadastro. Mas a expectativa é que futuramente ela seja monetizada.
A gratuidade inicial tem o propósito de facilitar a coleta de dados múltiplos a serem utilizados para melhorar a experiência do usuário com base nas análises sobre como a ferramenta é aplicada.
Com relação à funcionalidade, o ChatGPT é considerado promissor para melhorar o desempenho de uma série de tarefas, mas ainda existem questionamentos quanto à qualidade dos resultados.
Além disso, quando o ChatGPT é utilizado, por exemplo, para a produção textual automática, surge a discussão sobre a autenticidade dos conteúdos gerados e a importância da autoria.
Outra possibilidade, é a utilização do ChatGPT para fazer traduções automáticas para diversos idiomas, sendo uma grande ajuda para profissionais que precisam acompanhar conteúdos em outras línguas.
Portanto, se sua empresa atua em mais de um país, se você tem clientes estrangeiros ou se você depende de recursos vindos do exterior, a ferramenta pode ser uma grande aliada.
Você também pode utilizar a plataforma como um assistente virtual para te auxiliar em diversos processos que vão desde agendamentos simples até a automatização de tarefas mais complexas.
Você pode utilizá-la para criar um chatbot personalizado para interagir com seus clientes ou para testar linhas de códigos de programação.
Outra excelente aplicação para o ChatGPT é a criação de relatórios, para que você não perca tempo digitando todas as informações.
Isso vale para as mais diversas categorias de relatórios, como os relacionados às vendas, aos projetos internos, ao gerenciamento do negócio e às finanças.
Certamente a ferramenta será utilizada para diversas outras funcionalidades de acordo com as especificidades e necessidades das empresas, e é provável que você já tenha vislumbrado alguma aplicabilidade para o ChatGPT em seu negócio.
Então, o próximo passo é acessar o site oficial da OpenAI, clicar em “Try ChatGPT” e fazer seu cadastro para testar a ferramenta.
O login é feito a partir de um endereço de e-mail e um número de telefone e, depois disso, você pode começar a fazer perguntas ao ChatGPT utilizando o campo de busca.
Você vai perceber o quanto a plataforma é intuitiva e fácil de utilizar e, com a prática, vai fazer as perguntas e solicitações mais certeiras para obter exatamente as informações de que você necessita.
Agora que você já sabe o que é ChatGPT e como começar a utilizar a ferramenta, faça um teste da funcionalidade dentro do sistema da Desk Manager um software integrado com ChatGPT, levando inteligencia artificial para ajudar sua equipe em seus atendimentos.
Até o próximo conteúdo!