Diante do grande número de dados recebidos diariamente pelas empresas, a necessidade de centralizá-los para melhor interpretá-los faz destacarem-se as vantagens do CSC (Central de Serviços Compartilhados).
Esse modelo tem sido aplicado em muitas organizações com o objetivo de otimizar as tarefas de diferentes segmentos que de alguma forma se interligam.
Assim, com a centralização das estruturas da organização, fica facilitado o desenvolvimento de estratégias que cooperam para a maior eficiência das atividades.
Já falamos em nosso blog sobre o CSC, cujo conceito vem do inglês Shared Service Center, em um artigo no qual você descobre quais são os indicadores de que a implantação de uma CSC será benéfica para o seu negócio.
Agora vamos nos focar nas vantagens do CSC para sua empresa. A adoção desse modelo deve ser feita com base nas necessidades notadas pelos gestores e, a partir de sua implantação, deve-se adequá-lo para o alcance dos objetivos planejados.
Não existe um modelo padrão de CSC que pode ser seguido por todas as organizações. Cada uma delas precisa adaptá-lo segundo as suas necessidades.
Por isso, é importante que você tenha conhecimento sobre as possíveis vantagens do CSC e as associe às necessidades da sua empresa para obter os resultados satisfatórios na sua adoção.
Vamos listar nos tópicos seguintes algumas dessas possíveis vantagens do CSC para te ajudar a fazer a associação e planejar um CSC que aperfeiçoe os procedimentos da sua empresa.
Vantagens do CSC
Confira a seguir nossa lista de 10 vantagens que o CSC pode trazer para o seu negócio.
Comunicação
O trabalho de todos os colaboradores e todos os procedimentos adotados em uma empresa visam um objetivo comum: o fornecimento de determinado bem ou serviço e a consequente satisfação do cliente.
Se todos trabalham pelo mesmo objetivo, é óbvio que a comunicação interna é um fator importante. É preciso que os setores se integrem e que haja cooperação mútua.
Uma organização em que cada setor cumpre repetidamente suas obrigações e não tem nenhum conhecimento do que é feito nos outros setores corre grandes riscos.
Isso tudo sem falar sobre a contribuição do CSC para a redução de conflitos e de ruídos de comunicação.
Nesse contexto, se você identificou que a comunicação interna, ou a falta dela, é um problema em seu negócio, talvez seja hora de recorrer ao CSC.
Aumento da Produtividade
Essa é uma das mais citadas vantagens do CSC. Com a visão ampla do negócio proporcionada por esse sistema, é possível traçar metas alcançáveis e obter resultados favoráveis.
Quando as metas estão claras e há uma união benéfica para todos visando ao seu cumprimento, a produtividade aumenta, porque todos sabem o que precisa ser feito.
Assim, a velocidade das operações aumenta e as falhas se reduzem, o que traz grandes benefícios para o negócio como um todo.
O CSC integra as tarefas, fazendo com que não só os gestores, mas os colaboradores em geral, tenham uma visão mais ampla das atividades desenvolvidas em conjunto.
Portanto, essa facilidade com que as informações circulam dentro da organização favorece o desempenho de cada segmento, que culmina no aumento geral da produtividade.
Redução de Custos
Estamos diante de mais uma das principais vantagens do CSC, pois é um objetivo perseguido por uma boa parcela dos empreendedores: a redução de custos sem queda na qualidade.
Quando se implanta o CSC, consequentemente há uma melhora da comunicação interna e aumento da produtividade, como já vimos.
Com essas melhorias, evita-se os gastos e investimentos desnecessários, já que os objetivos estão mais claros e há um esforço coletivo para o seu alcance.
Além disso, acaba havendo uma aceleração natural dos processos e — vamos lembrar aqui do clichê “tempo é dinheiro” — economizando tempo economizam-se também verbas.
Otimização
A otimização pode ser definida como a geração voluntária de condições favoráveis para o desenvolvimento de uma tarefa. Ela está diretamente ligada à comunicação de excelência e à alta produtividade.
Com o CSC, quando implantado de forma condizente com as necessidades do negócio, é possível otimizar os processos internos da empresa, verificando quais são os equipamentos, recursos e motivações necessários para a sua realização de maneira organizada e satisfatória.
Satisfação dos Clientes
Se no início do seu processo produtivo você se preocupa com a contenção de gastos sem reduzir a qualidade, na outra ponta com certeza está o seu desejo de manter os clientes satisfeitos.
E como o CSC pode ajudar nisso? Com a otimização dos processos o cliente passa a ter mais facilidade de acesso e informações sobre o seus produtos ou serviços.
Como consequência, o serviço de atendimento ao cliente se torna mais eficiente, com a resolução satisfatória dos problemas apresentados por ele e a redução do tempo médio de atendimento.
Além disso há uma padronização na forma de atendimento destes clientes, evitando assim conflitos. Assim qualquer canal que for usado o Cliente chegará a informação que deseja não gerando nenhum tipo de desentendimento por os times não estarem alinhados.
Aumento da qualidade do produto ou serviço
Ainda que, como foi dito no tópico anterior, o atendimento de qualidade seja fundamental para a satisfação dos clientes, essas pessoas passaram a ser chamadas por você de “clientes” porque um dia se interessaram pelo seu produto ou serviço e passaram a consumi-lo.
Você precisa manter esse interesse. E o ideal é que o seu produto ou serviço tenha um aumento constante de qualidade. Não basta mantê-lo com a qualidade padrão que foi elogiada quando você começou a fornecê-lo.
Qualidades muito valorizadas no passado podem não ser mais tão relevantes. Então, há que se mobilizar esforços para incrementar a qualidade do seu produto ou serviço.
E o CSC pode ter um papel interessante nessa tarefa, já que ele proporciona o aumento da produtividade e a motivação das equipes, por exemplo.
Além disso, se você contém custos, pode utilizar a verba não gasta para estudar estratégias de melhoria do seu produto.
Você também pode se basear no atendimento ao cliente para promover essa melhoria, pois certamente seus clientes têm considerações a fazer. Fique atento às demandas deles. Esse é o principal termômetro para decidir como melhorar a qualidade do que você está oferecendo.
Padronização de processos
Quando se tem uma Central de Serviços Compartilhados, ou seja, quando se compartilha os diferentes serviços que cooperam para o funcionamento de uma empresa, é preciso seguir um padrão compartilhado por todas as atividades envolvidas.
A padronização dos procedimentos resulta na visualização de soluções objetivas, o que também coopera com a otimização.
Nesse contexto, vários setores, como TI, marketing, RH, financeiro, entre tantos outros, podem adotar os mesmos procedimentos em suas respectivas áreas, o que melhora a fluidez das atividades da empresa.
Eliminação de redundâncias
Com os serviços compartilhados pelos diferentes segmentos da empresa, as redundâncias são evitadas, pois há uma integração das atividades comuns e os esforços de um grupo de colaboradores podem ser aproveitados em benefício de todos.
Assim, o chamado retrabalho deixa de existir e os processos se tornam mais eficazes em suas funções principais.
Maior controle
É lógico que este é um das mais visíveis vantagens do CSC. Muitas vezes, é o primeiro objetivo apontado pelos gestores quando decidem implantar a Central de Serviços Compartilhados.
Com a implementação do CSC, a integração das atividades é uma consequência óbvia. Daí a possibilidade de uma visão ao mesmo tempo generalizada e minuciosa do negócio.
Com essa ferramenta, é possível para o gestor entender melhor as necessidades de cada setor integrante do negócio, o que possibilita a ele tomar as melhores decisões.
As decisões precisam ser tomadas com base em informações concretas porque, no mundo corporativo, cada decisão resulta em dezenas de consequências diretas ou indiretas.
Com o CSC e sua ideologia da centralização de processos, o gestores têm acesso facilitado às informações que dão suporte a suas decisões.
Suporte para o crescimento do negócio
Por conta de muitos dos aspectos citados nos tópicos anteriores, é fácil perceber que a implantação do CSC tem grande potencial para oferecer suporte ao crescimento do negócio.
Contenção de gastos, alta produtividade, cliente satisfeito, qualidade em ascensão, processos padronizados, decisões assertivas, comunicação eficiente. Imagine poder contar com tudo isso, todas essas condições favoráveis, ao mesmo tempo.
É claro que a junção dessas características cria a possibilidade de crescimento da sua empresa.
Com a implantação do CSC, você consegue otimizar os processos e direcionar tempo e esforços para a atividade-fim da empresa, tornando-a mais madura e eficiente. Consequentemente, ela terá potencial para crescer.
Depois de saber um pouco mais sobre as vantagens do CSC, se você ainda tem dúvidas sobre esse modelo, recomendamos a leitura do artigo “CSC: principais dúvidas sobre centro de serviços compartilhados”, que foi publicado também no nosso blog. Boa leitura e até a próxima!