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Vendas Online: 4 principais plataformas para considerar7 min read

Uma suíte completa para a gestão da sua empresa

As vendas online estão em um momento de grande expansão, que teve seu auge durante a pandemia e continua muito forte. A comodidade de fazer aquisições sem precisar sair de casa, poupando tempo tem conquistado os consumidores e fazendo com que o e-commerce ganhe novos adeptos a cada dia.

Muitas empresas já nascem empregando essa modalidade de vendas, porém, outras, que antes atuavam apenas com vendas em estabelecimentos físicos, precisam promover as devidas adaptações.

Alguns gestores não conhecem o potencial das vendas online, mas os números não mentem: somente em 2021, o setor cresceu cerca de 27%, com faturamento de R$ 161 bilhões.

Considerando esta realidade e o fato de que seus concorrentes podem estar apostando nas vendas online e criando um diferencial competitivo, pode ser ser um grande erro não fazer a mesma coisa.

Se você tem visão de negócios, seu objetivo agora é contar com um bom planejamento comercial e adquirir conhecimentos sobre o mercado digital.

Assim, será possível aproveitar a onda de crescimento das vendas online e tornar sua empresa muito mais lucrativa.

Para te ajudar nesse processo, reunimos nos próximos tópicos as informações mais relevantes que você precisa para começar a trabalhar com vendas online.

Continue a leitura!

O que são vendas online?

As vendas online correspondem ao comércio eletrônico, que também é conhecido como e-commerce, e acontecem por meio das lojas virtuais, ou seja, elas são a versão digital do que ocorre nas relações de compra realizadas nos estabelecimentos físicos.

A grande diferença é que, quando as estratégias de vendas online são priorizadas, a empresa torna seus produtos ou serviços acessíveis para um número muito maior de consumidores.

Esse tipo de venda aconteceu pela primeira vez em 1994, quando estudantes britânicos desenvolveram uma plataforma em que era possível realizar transações seguras utilizando cartões de crédito.

Ao longo das últimas três décadas novas possibilidades foram surgindo, com diversas plataformas de marketplace e de vendas com possibilidades de personalização, além das lojas virtuais próprias.

Você pode usar uma ou mais entre essas opções e gerenciar tudo a partir de uma única plataforma interna.

Tipos de vendas online

Se você vai fazer o planejamento estratégico do seu negócio com o objetivo de investir nas vendas online, é preciso decidir sobre os diferentes modelos que você pode seguir.

Veja abaixo as diferentes possibilidades.

  • Vendas online B2B: são transações em que empresas vendem para outras empresas com todas as transações realizadas online e, geralmente, com grandes volumes de compras e clientes muito mais exigentes;
  • Vendas online B2C: é o tipo de comércio online correspondente ao varejo físico, ou seja, a empresa vende diretamente para o consumidor final e precisa criar diferenciais competitivos relacionados, por exemplo, ao preço e ao atendimento, para lidar com a ampla concorrência;
  • Vendas online C2B: são as vendas consumer to business, que são muito exploradas por prestadores de serviço, como fotógrafos, redatores, designers, cozinheiros, entre outros;
  • Vendas online C2C: é o tipo de vendas realizado em sites como OLX e Mercado Livre, em que clientes vendem para outros clientes produtos usados ou novos.

Os benefícios das vendas online

Se você já trabalha com o comércio em pontos de venda físicos e quer expandir as vendas ou está iniciando um novo negócio e quer explorar as vendas online, é importante conhecer os benefícios dessa possibilidade.

Para começar, é preciso considerar que investir em uma plataforma de vendas online é muito mais barato do que abrir um novo ponto de vendas físico.

Além do investimento menor, o potencial para gerar vendas e faturamento é muito maior, pois os produtos ou serviços ficam disponíveis para muito mais consumidores.

Ou seja, o aumento substancial das vendas é uma das vantagens de maior destaque da adoção das vendas online devido ao alcance que as suas ações de marketing ganham.

Outro ponto a se considerar é que, mesmo que nem todos os consumidores que tiverem acesso às suas campanhas de marketing e vendas online comprem, a sua marca vai ganhar mais alcance.

Isso significa que sua empresa se tornará mais conhecida em sua área de atuação, o que também contribuirá para uma imagem mais profissional e positiva do seu negócio.

Help Desk Para o Seu Atendimento

A disponibilidade de uma loja online também é um incentivo para que os consumidores realizem compras mais frequentes e maiores, em virtude da comodidade proporcionada e da utilização de diversas possibilidades de vendas online.

Se os benefícios apontados aqui te convenceram a seguir o caminho das vendas online, veja no próximo tópico como colocar esse projeto em prática.

Como vender online?

Se você está disposto a iniciar a implementação do e-commerce, o primeiro passo é planejar suas novas estratégias de vendas online, de acordo com o seu segmento de atuação.

Nesse momento é muito importante planejar também uma estratégia de atendimento online, considerando a expansão do seu público-alvo.

É fundamental manter a gestão de vendas e o atendimento ao cliente interligados e otimizados por conta do aumento do fluxo de contatos.

Para isso, o investimento em um sistema automatizado de Help Desk vai ajudar a melhorar a produtividade dos profissionais de atendimento e, consequentemente, a experiência do cliente.

Esse tipo de sistema, como a Desk Manager, facilita toda a gestão de atendimentos, centralizando em uma única plataforma todas as informações sobre os clientes e dados das interações anteriores.

Essa automatização é essencial para quem pretende oferecer um atendimento omnichannel com um alto padrão de qualidade.

O passo seguinte é escolher o formato mais adequado de e-commerce para a sua empresa, observando as possibilidades de uma loja virtual própria, plataformas de marketplace ou plataforma de vendas que permita personalizações.

Feita essa escolha, será a hora de divulgar na plataforma escolhida os produtos ou serviços que estarão disponíveis para as vendas online.

Se o formato que você escolheu são as vendas online através de plataformas de e-commerce, é hora de conferir as funcionalidades de cada uma delas.

Dessa forma, você terá a certeza de que as necessidades do seu negócio serão atendidas plenamente.

Ao optar por uma plataforma de vendas online, você só precisará se preocupar com o design do site e o cadastro dos produtos, o que facilita muito o início das vendas.

Veja abaixo quatro plataformas muito utilizadas no Brasil:

  • Magento: é uma plataforma de vendas online de código aberto que corresponde à versão gratuita do Adobe Commerce. A plataforma é voltada para pequenas empresas e conta com uma comunidade ativa de desenvolvedores;
  • WooCommerce: é um plugin de código aberto e gratuito, com diversas funcionalidades e possibilidades de personalização. A plataforma pode ser gerenciada pelo painel administrativo do WordPress;
  • OpenCart: plataforma gratuita desenvolvida para ser rápida, leve e intuitiva, contendo todas as funcionalidades mais importantes de e-commerce;
  • Shopify: plataforma global canadense agora também disponível em português, com diversas possibilidades de temas responsivos pensados para diferentes segmentos de negócios.

Definida a plataforma e inseridos os produtos ou serviços que serão comercializados, é hora de pensar no impulsionamento das vendas.

Para o cumprimento bem sucedido dessa missão, leia o artigo sobre técnicas de vendas e obtenha excelentes resultados em suas vendas online. Até o próximo conteúdo.

Gamificação para Atendimento

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