Trabalho remoto: o guia completo com tudo o que é necessário saber

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

Saiba o que é trabalho remoto, as vantagens desse tipo de trabalho, o que é necessário para fazer dar certo e como manter o foco em tempos de pandemia.

O trabalho remoto é uma das tendências que têm sido mais difundidas no meio corporativo brasileiro.

Diversas empresas estão abrangendo essa modalidade de trabalho, fazendo com que a mesma seja uma prática cada vez mais usual.

No momento atual, em que se vive a pandemia de Covid-19, a tendência tem se intensificado no que diz respeito ao trabalho remoto, uma vez que as empresas passaram a se preocupar em cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que se refere ao isolamento social como principal ferramenta de combate à doença.

Algumas áreas do mercado encontraram mais facilidade para desempenhar o trabalho remoto; seus benefícios serão vistos mais claramente.

Mas isso não significa que essa modalidade de emprego seja restrita à um ramo específico do mercado.

A adaptação das atividades corporativas e a gestão de mudanças que têm sido vistas nas últimas semanas são impressionantes: para não deixarem de atender a seus clientes, muitas empresas de diversas áreas passaram a colocar seus colaboradores no regime de trabalho remoto, mesmo aqueles que costumavam trabalhar diretamente no atendimento ao público.

Talvez não será possível que todos os colaboradores de uma empresa desempenhem suas tarefas à distância. Contudo, certamente, um setor ou determinados profissionais podem ser direcionados ao trabalho remoto.

Com a pandemia, as decisões precisaram ser tomadas em tempo recorde pelas empresas para evitar o contágio do novo coronavírus e, ao mesmo tempo, não colocar os negócios em risco.

Mas, mesmo antes da pandemia, até os gestores mais conservadores já se pegavam espantados com os benefícios que o trabalho remoto pode trazer para uma organização.

O que os altos índices de contágio do vírus fizeram foram acelerar um processo que já vinha tomando forma: o investimento amplo no trabalho remoto.

Se a previsão de especialistas estiver correta, após o período de isolamento recomendado pela OMS, muitas empresas que tomaram decisões às pressas relacionadas ao trabalho remoto continuarão adotando esse recurso.

É claro que haverá um planejamento maior, algumas adaptações e investimentos para garantir a produtividade dos colaboradores, mas é impossível afirmar que a empresa que conheceu os benefícios do trabalho remoto não queira continuar desfrutando deles a longo prazo.

Diante da popularização dessa modalidade de trabalho, se faz necessário repensar as relações dentro da sua empresa e, ainda, buscar se informar a respeito das novidades do mercado.

Afinal, uma boa gestão interna é responsável por resultados cada vez melhores e colaboradores satisfeitos e empenhados em suas atividades. Para saber mais sobre trabalho remoto, continue lendo este artigo!

O que é o trabalho remoto?

De maneira direta, o trabalho remoto significa trabalho à distância. Isso quer dizer que o trabalho pode ser desempenhado de qualquer lugar.

É possível você estar em uma viagem para outro país e continuar trabalhando para a empresa na qual é colaborador.

Ou, até mesmo, você morar em um lugar e trabalhar para uma empresa em outra cidade, estado ou país.

Muitas vagas de trabalho já têm sido anunciadas assim. Não é necessário que os profissionais residam na mesma localidade onde fica a sede da empresa para pleitearem a vaga.

Nas últimas semanas, muitas pessoas precisaram se familiarizar com o trabalho remoto e, apesar das razões lamentáveis relacionadas à prevenção contra uma doença, os resultados têm sido satisfatórios.

Existem outros aspectos que diferenciam o trabalho remoto de outras modalidades de trabalho. Nós iremos pensar um pouco mais sobre eles ao falarmos sobre os benefícios do trabalho remoto.

Nos tópicos seguintes, vamos falar sobre as vantagens do trabalho remoto, o que necessário para realizá-lo e algumas dicas para você manter a eficiência se estiver trabalhando em casa por conta da atual pandemia.

5 vantagens do trabalho remoto

O trabalho remoto traz diversas vantagens para o cotidiano da empresa e de seus colaboradores.

Continue a leitura a seguir para que saiba quais são essas vantagens apresentadas pelo trabalho remoto.

Trabalho à distância

A primeira, e mais clara, vantagem do trabalho remoto é a possibilidade de realizá-lo à distância.

A possibilidade de realizar o seu trabalho de, praticamente, qualquer lugar é atrativa aos colaboradores que almejam trabalhar dessa forma.

Como já mencionado, é possível trabalhar a quilômetros de distância da sede física da empresa. Pode-se realizar o seu trabalho em casa, em um café, em um parque ou qualquer outro lugar no qual você se sinta à vontade.

No trabalho remoto, você define onde será o seu escritório.

Como não há necessidade de se locomover até a empresa para a qual trabalha, há menor risco de acidentes e menor enfrentamento com o estresse do trânsito, por exemplo.

O tempo de deslocamento também é reduzido ou eliminado, no caso de o trabalho ser feito na própria residência do colaborador. Dessa forma, o tempo que era antes despendido no deslocamento pode, agora, ser redirecionado para produção.

Em tempos de pandemia, a diminuição da utilização do transporte público, um dos locais mais propícios ao contágio do vírus, é uma ótima razão para o investimento no trabalho remoto.

Mas, independentemente da situação atual no que se refere aos cuidados com a saúde coletiva, a economia de tempo é um fator muito relevante quando se pensa nos minutos ou horas perdidos no trânsito tanto na ida quanto no retorno do trabalho.

Isso sem falar na queda da produtividade decorrente do estresse causado pelos congestionamentos cada vez mais comuns não só em grandes cidades.

Flexibilidade

Até mesmo em consequência da primeira vantagem que destacamos, a flexibilidade é garantida. Seja em relação ao local de trabalho ou à carga horária exercida.

O que mais difere o trabalho remoto de outras modalidades de trabalho, além, obviamente, da distância permitida, é a forma como a carga horária se organiza.

O colaborador que realiza trabalho remoto deve apresentar as mesmas capacidades que qualquer outro, mas tem a possibilidade de construir a sua carga horária com mais flexibilidade.

Usualmente, o trabalho remoto preza pela entrega de resultados. Dessa forma, muitas vezes, desde que o trabalho seja entregue de acordo com o esperado, não há necessidade de especificar uma hora do dia para o mesmo seja feito.

A flexibilidade do local de trabalho, bem como da carga horária, são os maiores responsáveis por aumentar, significativamente, a satisfação dos colaboradores com os seus trabalhos.

E é claro que a maior satisfação dos colaboradores está diretamente relacionada à sua produtividade.

Assim, o foco nos resultados — e não no cumprimento de horários — aliado ao trabalho remoto é uma opção que merece a atenção dos gestores.

Qualidade de vida

O conjunto do trabalho remoto possibilita uma qualidade de vida muito maior para quem adere a essa modalidade de trabalho.

Sono, alimentação, exercícios físicos, capacitações. Tudo isso é melhorado significativamente quando o trabalho remoto é executado.

É mais fácil se alimentar melhor sem a correria do dia a dia com o deslocamento para o trabalho, horário curto direcionado para a alimentação entre outros.

Como o dia do colaborador fica mais tranquilo, sua noite também será. Com uma melhor noite de sono, o seu próximo dia será melhor da mesma forma. É um ciclo benéfico que garante mais qualidade de vida.

Ainda com o horário flexível, você, como adepto ao trabalhador remoto, pode buscar mais capacitação para desempenhar seu trabalho com mais conhecimento e excelência.

No momento atual, ainda que o trabalho remoto não permita a realização de todas as atividades que seriam desenvolvidas presencialmente, o tempo que resta pode ser dedicado à capacitação.

Seguindo a tendência da educação a distância, muitos cursos on-line têm sido ofertados e o setor ganhou ainda mais força em tempos de pandemia.

Então, basta selecionar os cursos relacionados à sua área de atuação e começar a estudar, pois capacitação e atualização também estão relacionadas à sua qualidade de vida.

Produtividade

Como consequência de todas as vantagens proporcionadas pelo trabalho remoto, a produtividade dos colaboradores aumenta.

O desempenho será muito melhor. Não há necessidade de ter dúvidas quanto a isso, como já dissemos no tópico sobre flexibilidade.

A liberdade e a autonomia proporcionadas pelo trabalho remoto fazem com que haja maior disposição em realizar o trabalho.

Como a carga horária é flexível e o trabalho é realizado à distância, a supervisão do trabalho é reduzida. O que mais importa é o resultado apresentado, a tarefa realizada e a confiança estabelecida na relação entre colaborador e empresa.

O conjunto desses fatores faz com que haja maior autonomia e, como consequência, maior produtividade.

Isso porque o colaborador se sente mais seguro e alimenta sua autoconfiança sem a pressão da supervisão constante.

Sem falar no aumento da autonomia para a escolha dos métodos de realização de cada atividade e no consequente sentimento de responsabilidade e reconhecimento do colaborador quando ele faz escolhas acertadas.

Esse resultado de maior produção é benéfico tanto para colaboradores quanto para a empresa. O gestor consegue delegar tarefas com maior facilidade e o colaborador consegue cumpri-las com relativa autonomia.

DMS - Infográfico - Indicadores de Produtividade

Redução de custos

Esse último benefício que queremos destacar hoje é interessante, principalmente, para a empresa que disponibiliza essa forma de trabalho para seus colaboradores.

A redução dos custos operacionais no trabalho remoto é um dos fatores que mais chama a atenção de gestores.

A contratação dos colaboradores é diferenciada, os encargos diminuem de maneira significativa e existe a dispensa total de alguns custos, como vale transporte e vale alimentação.

Se os tópicos anteriores não te convenceram sobre a possibilidade de adotar o trabalho remoto em sua empresa, a redução de custos vai fazer você repensar o assunto.

Em tempos de mercado acirrado e mudanças constantes, a contenção de custos é um objetivo unânime entre os gestores. E é melhor ainda quando ela vem acompanhada de outros benefícios.

O trabalho remoto existe em consequência da transformação digital e mudanças que vivemos advindas do desenvolvimento de tecnologias.

Ainda que seus benefícios sejam diversos e atrativos, é necessário se atentar a alguns fatores.

O que é necessário para realizar um trabalho remoto?

O trabalho remoto tem, em sua essência, benefícios imprescindíveis para as novas relações de trabalho que estão se constituindo na nossa sociedade ocidental.

Entretanto, vale destacar alguns elementos que precisam existir para que o trabalho remoto seja realizado da melhor forma. São eles:

  • Faz-se necessário o uso de dispositivos eletrônicos, como computador, tablet ou smartphone;
  • É preciso uma conexão de Internet muito boa;
  • Ferramentas para gerenciamento da equipe e dos colaboradores devem ser utilizados;
  • Reuniões periódicas não devem ser ignoradas, por isso utilize aplicativos de chats e hangouts para tal. Você conhece o whereby? Ótima indicação para você organizar esses encontros online;
  • É preciso também que seja realizado um armazenamento online de tudo o que é feito;
  • No trabalho remoto, a avaliação dos colaboradores é necessária da mesma forma.

No tópico a seguir, vamos dar dicas de como fazer o trabalho remoto sem perder a produtividade, principalmente em tempos de pandemia.

Como trabalhar em casa sem perder a produtividade em tempos de pandemia

Ainda que o trabalho remoto seja uma tendência e que muitos gestores estejam estudando ou tentando implantar esse recurso há algum tempo, sua adoção após o início da pandemia do coronavírus pegou muita gente de surpresa.

O trabalho remoto é, claramente, muito benéfico para os trabalhadores, mas toda mudança requer um período de adaptação e tem suas dificuldades iniciais.

Como o atual aumento do trabalho remoto está diretamente relacionado à pandemia e não foi algo melhor planejado, boa parte dos colaboradores ainda está se familiarizando com a nova realidade.

Além disso, há os danos emocionais causados pelo confinamento e pela preocupação com a situação da saúde comunitária, que podem tirar o foco de muitas pessoas.

Por essas razões, vamos enumerar em seguida algumas dicas que podem te ajudar nessa adaptação:

  • Dedique um espaço específico da sua casa para o trabalho. Assim ficará mais fácil focar nos seus objetivos. O trabalho remoto te permite trabalhar em casa com a mesma eficiência, mas isso não significa que você tenha que trabalhar em seu sofá ou na cama. Deixe bem delimitados os espaços de descanso e lazer e o espaço do trabalho e tente respeitá-los;
  • Crie uma rotina. Ainda que a flexibilidade seja um grande trunfo do trabalho remoto, ela não é sinônimo de adeus à rotina. Pelo contrário, no trabalho remoto é você quem cria a rotina, mas ela tem que existir. Do contrário, você vai acabar postergando algumas tarefas;
  • Mantenha a estrutura física adequada ao seu trabalho. É claro que as adaptações feitas às pressas por conta da pandemia exigiram algum improviso. Mas o ideal é que aos poucos você identifique quais são os recursos necessários para um trabalho eficiente. Isso inclui não só um computador, mas também objetos como cadeira e estação de trabalho adequados, entre tantas outras coisas específicas em cada área de atuação;
  • Combine com as pessoas que moram na mesma casa que você como proceder nos momentos em que você está trabalhando. Isso é importante para que você não seja interrompido;
  • Deixe bem definidos os momentos de descanso ou intervalos e respeite-os. Muitas pessoas, por se sentirem mais confortáveis no trabalho remoto, tendem a esquecer a necessidade dos intervalos. Não faça isso ou sua produtividade cairá;
  • Tenha sempre um plano B, caso haja algum imprevisto relacionado às condições de que você necessita para realizar um bom trabalho remoto;
  • Nada de trabalhar de pijama. Vista-se adequadamente para exercer suas atividades profissionais. Acredite, essa preocupação vai impactar diretamente em sua produtividade;
  • Faça uma lista com suas tarefas e defina o tempo necessário para desenvolver cada uma delas. Assim, você consegue evitar as distrações;
  • Não deixe os noticiários te distraírem. É normal que, por conta da pandemia, você queira obter notícias atualizadas com frequência. Mas limitando sua fonte de informações a um noticiário diário você fará muito bem à sua saúde emocional e ao seu desempenho no trabalho.

Considerações finais

O trabalho remoto, como já mencionado, tem sido uma tendência nas empresas brasileiras. Por essa razão, é importante ter o conhecimento de como essa modalidade de trabalho funciona e os benefícios que ela traz.

Para você se aprofundar no assunto, após a leitura dos tópicos que abordaram o trabalho remoto, recomendamos também o nosso artigo sobre home office, que traz outras dicas para quem quer ou precisa trabalhar em casa. Boa leitura!

Conheça o Desk Manager - Gestão de CMDB

Por Rafael Fialho Teixeira em 09/04/2020