As redes sociais conquistaram um papel de grande relevância no cotidiano das pessoas e por isso não podem ser ignoradas no contexto empresarial. Sendo assim, surge o conceito de social points, que passa a compor as estratégias de marketing de negócios dos mais diversos portes e segmentos.
Na verdade, quando se pensa em marketing digital e também em vendas, os social points são essenciais, considerando as mudanças no comportamento do consumidor e em sua jornada de compras.
Os clientes da atualidade buscam comodidade, informações detalhadas sobre produtos e serviços e um contato direto com as empresas.
Além disso, eles valorizam a ideia de um relacionamento com as marcas, além das opiniões de outros clientes a partir de suas experiências de compra.
É claro que as redes sociais são um terreno fértil para esses propósitos e os empreendimentos precisam estar onde seu público-alvo se faz presente.
Com isso em mente, muitos negócios passaram a se beneficiar da ascensão das redes sociais, promovendo vendas através destes canais, que são chamadas de social selling.
Essa possibilidade pode ser utilizada de ponta a ponta no desenvolvimento das vendas ou como mais um canal de contato para a prospecção de clientes.
Esses pontos de contato nas redes sociais que têm a venda como objetivo final são chamados de social points e é sobre eles que vamos falar nos próximos tópicos.
Continue a leitura para saber o que são social points, por que eles são tão importantes e como transformar esses pontos de contato nas redes sociais em vendas concretas.
O que são social points?
Os social points podem ser pensados como pontos de contato sociais dos leads, sendo uma importante abordagem para a prospecção de clientes.
Alguns deles podem ser facilmente captados por meio de formulários e outros podem ser mais privados ou fechados, o que não significa que devam ser ignorados.
Empresas com modelos de negócios B2B, por exemplo, podem encontrar seus leads utilizando o Linkedin, enquanto empresas que vendem ao consumidor final podem utilizar o Instagram e o Facebook.
Logicamente esta não é uma regra, podendo cada rede social ser explorada de acordo com as características específicas e as estratégias de marketing digital da empresa em questão.
Em todos os casos, é importante oferecer aos seguidores conteúdos úteis e interessantes, estimulando a interação e o engajamento, para criar um relacionamento que leve à venda.
É a partir dessa aproximação que será possível criar um filtro dentro da base de seguidores na busca por oportunidades reais de venda.
Os conteúdos e a incentivos à interação vão levar à busca dos clientes em potencial por mais informações sobre seus produtos, serviços ou ofertas, ou seja, eles vão entrar em contato com a empresa e, nesse momento, é preciso contar com um serviço de atendimento rápido, eficaz e humanizado.
Sabe aquelas mensagens que ficam vários dias sem serem visualizadas? Elas não podem existir quando o seu objetivo é utilizar os social points para gerar vendas.
A partir das respostas a essas mensagens é que você vai colocar em prática uma estratégia efetiva de vendas.
Você pode, inclusive, integrar esse contato com o lead a outros canais de atendimento, criando uma aproximação maior com o objetivo de torná-lo um cliente.
É claro que a sua empresa vai precisar de uma autorização prévia para fazer um contato direto. É muito importante criar uma estratégia que não seja invasiva.
Por exemplo, não é recomendado enviar mensagens para pessoas que nunca tiveram um contato ou interação com a sua marca na rede social em questão.
As suas ações de marketing nas redes sociais devem ser pensadas juntamente com seu funil de vendas, como um complemento da jornada de compra.
Assim, podemos definir os social points como pontos de interação, como comentários, likes e mensagens privadas.
Simplesmente contar com um perfil da marca em uma rede social não significa colocar em prática um plano de marketing envolvendo os social points. A interação é a palavra-chave.
O objetivo deve ser fazer com que a marca entre no radar do prospect para viabilizar o início de um contato, somente se o consumidor considerar o espaço da rede social adequado para o estabelecimento de interações comerciais.
Quando a pessoa considera a rede social um espaço privado para a interação somente com os amigos, ela pode entender uma investida da empresa como um desrespeito a esse espaço.
Nesse caso, a empresa não vai obter os resultados esperados. Por isso é importante criar uma estratégia prévia para atrair os leads de modo que eles mesmos tomem a iniciativa da interação.
Como utilizar os social points para obter vendas concretas?
Uma das possibilidades de aproveitamento dos social points diz respeito à utilização do perfil ou página da empresa nas redes sociais como canal de vendas ponta a ponta, com todo o contato com o cliente — desde a busca por informações sobre o produto ou serviço até a entrega e o pós-venda — sendo totalmente realizado por este canal.
O mais comum, porém, é utilizar os perfis nas redes sociais para aprofundar a pesquisa sobre os prospects e criar engajamento em torno da marca.
Para isso, será preciso desenvolver uma estratégia adequada de conteúdo atrelada ao seu funil de vendas.
O mais indicado é que a empresa evite transformar seu perfil da rede social em uma vitrine simplesmente com fotos dos seus produtos. Essa estratégia hardsell pode ser pouco atraente.
Pense no consumidor que valoriza a humanização do atendimento e busca estabelecer um relacionamento de confiança com suas marcas preferidas.
Esse cliente espera um posicionamento da marca e deseja interagir com ela, expor suas expectativas. Desse desejo é que surgem os social points.
Sua empresa precisa escolher a linguagem adequada para utilizar nas redes sociais e produzir conteúdos que estejam de acordo com as tendências dos canais que você pretende utilizar.
Os conteúdos devem estar atrelados ao seu funil de vendas e ao seu segmento de atuação para que as interações sejam viabilizadas.
A partir das interações estabelecidas com os seus leads, é importante responder prontamente a mensagens e comentários.
Portanto, o seu atendimento precisa ser impecável, rápido e eficiente, para que os esforços em relação ao engajamento não sejam em vão.Para aprimorar sua estratégia de marketing digital envolvendo os social points, leia também o artigo sobre atendimento no Instagram. Até o próximo conteúdo.