Por Fabio Teles em 23/02/2022

Roadmap: o que é, como utilizar e exemplos

Desenvolvimento de softwares, aplicativos, exigências e limitações tecnológicas, tudo isso faz parte da vida do profissional de TI. Com tantas demandas, saber o que é um roadmap pode facilitar o dia a dia. 

Como o nome sugere, o roadmap é um roteiro que ajudará a guiar o desenvolvimento de um projeto e tirá-lo do papel.

Mapeando cada etapa, processo, passo a passo e até os envolvidos na tarefa, essa ferramenta se mostra muito útil na gestão de projetos

Por isso, seu uso é muito indicado, sobretudo na área de TI, em que há novos projetos sendo desenvolvidos a todo tempo.

Se você nunca ouviu falar em roadmap, chegou a hora de entender como essa ferramenta pode ser útil para gerenciar projetos de tecnologia e outras áreas com mais eficiência. 

Afinal, o que é roadmap?

Roadmap é um roteiro de desenvolvimento de projetos. Ele é uma visão geral gráfica e de alto nível dos objetivos e entregas do projeto apresentados em uma linha do tempo.

Ao contrário do plano do projeto, no qual os detalhes são minuciosamente apontados, o roadmap deve ser simples e livre de detalhes — uma representação visual.

Isso torna o roadmap uma ferramenta útil para gerenciar as expectativas das partes interessadas, bem como para comunicar planos e coordenar recursos com outras equipes.

Imagine um fluxograma. O fluxograma é a representação gráfica de um processo, certo? Pois, então, o roadmap segue a mesma lógica, porém, ele busca representar o desenvolvimento de um projeto.

Trabalhar com um roadmap é garantir que os investimentos em tecnologia e infraestrutura atenderão aos objetivos de curto e longo prazo da organização.

As equipes de TI não são as únicas que utilizam roadmaps. Equipes de fabricação, marketing e consultoria também utilizam modelos de roadmap para realizar um planejamento estratégico.

Você pode fazer seu roadmap utilizando um modelo Kanban, um Diagrama de Gantt ou um até contratar um software específico.

Aplicativo Empresa

Como criar um roadmap? 

Como vimos, você pode fazer um roadmap utilizando alguma ferramenta de gestão de projetos ou utilizar um sistema próprio para isso. Desde que você consiga criar um fluxo gráfico visual, o meio utilizado não irá interferir no resultado.

O que conta mesmo ao fazer um roadmap é como você irá preenchê-lo. Para isso, você deve começar pensando no objetivo daquele projeto, produto ou solução que irá desenvolver.

Esse objetivo nada mais é do que o que você deseja ter criado ao final da linha do tempo do seu roadmap, após passar por cada etapa definida nele.

Vamos supor que sua empresa esteja desenvolvendo um software de Help Desk. O objetivo do seu projeto, então, é ter o sistema em funcionamento. 

O roadmap é o que irá apresentar cada etapa que deverá ser realizada para que o software seja concluído com sucesso. 

Com o produto/projeto definido, você precisará definir o prazo em que precisa do software pronto e, então, elencar as etapas que serão necessárias. 

Normalmente, o roteiro de um projeto inclui, além do objetivo, os recursos que serão utilizados, os stakeholders (ou seja, os colaboradores envolvidos no projeto), um plano de lançamento, fatores de riscos, métricas, relatórios de status, entre outros. 

Não necessariamente o roadmap contará com todas as etapas, mas o planejamento será feito de acordo com a necessidade. 

Tipos de roadmap 

O roadmap é muito utilizado na área de TI, mas seu uso não se limita aos projetos tecnológicos. 

Muito pelo contrário, hoje, a gestão em roteiro já é possível até mesmo em áreas como marketing, por exemplo. 

E tem mais: dá para usar a ferramenta para fazer a gestão estratégica geral de uma empresa. 

Abaixo, entenda um pouco sobre os tipos de roadmap que você pode utilizar. 

Roadmap de produto ou projeto

Esse roadmap é o que utilizamos para gerenciar o desenvolvimento de uma solução, seja ela um projeto ou um produto. 

Esse é o tipo usado por equipes de TI, mas também atende empresas de arquitetura, engenharia e qualquer outra que trabalhe com desenvolvimento de produtos ou serviços. 

Geralmente, esse roadmap é utilizado em associação com alguma metodologia ágil, como o Kanban, o Scrum ou o Diagrama de Gantt. 

Isso porque o roteiro é dividido em etapas que devem ser seguidas para que o resultado seja o esperado.

Em geral, durante o desenvolvimento de um produto ou solução, há etapas de teste entre as etapas definidas no roteiro. Elas existem para que o projeto seja testado e validado antes da fase de lançamento.

Roadmap de coaching

Já o roadmap de coaching ou de desenvolvimento pessoal, como também é chamado, é outro tipo de roteiro geralmente usado de forma individual, seja para gerir aspectos pessoais ou profissionais.

Basicamente, esse roadmap funciona como o citado acima: há um objetivo (conseguir uma promoção, mudar de área de atuação, fazer uma viagem, comprar um bem, etc), e você irá traçar as etapas e os prazos para conquistar esse resultado. 

Sua diferença para o roadmap de projeto/produto é que seu uso é pessoal, ou seja, não há um número grande de pessoas envolvidas, além de não existirem as etapas de teste. 

Roadmap estratégico 

Por fim, o roadmap estratégico é um roteiro, uma gestão visual feita não apenas para um projeto específico, mas para toda a empresa. Basicamente, é uma forma de fazer um planejamento estratégico de um negócio.

Esse roadmap pode ser feito com a frequência que você quiser, seja mensal, semestral, anual… E ele deve ter um objetivo atingível de acordo com os recursos que sua empresa tem, além de ter um prazo realista. 

Vamos supor que o objetivo da sua empresa seja adentrar outro mercado. Assim, vamos imaginar que sua marca de higiene pessoal agora também irá oferecer produtos de beleza. 

Dessa forma, você irá traçar as etapas que devem ser realizadas e os marcos alcançados durante o prazo traçado para que, ao final desse tempo, sua empresa já esteja conhecida também nesse novo nicho.

Esse exemplo é interessante para mostrar a versatilidade de uso da ferramenta roadmap: se sua empresa irá entrar em outro mercado, ela deverá elaborar produtos para isso, certo? 

Pois bem! Além do roadmap estratégico, sua empresa também pode usar o roadmap de produtos/serviços para desenvolver suas soluções no prazo necessário. 

O que precisa estar em um roadmap de TI?

Agora que explicamos o que é roadmap e como usá-lo, vamos te mostrar os principais componentes que um roteiro de projeto de tecnologia inclui.

Veja só:

  • Objetivos;
  • Novos recursos do sistema;
  • Planos de lançamento;
  • Marcos;
  • Recursos humanos;
  • Treinamento;
  • Fatores de risco;
  • Relatórios de status.

Vamos entender o que são cada um deles a seguir.

Objetivos

Os objetivos são conquistas de curto e longo prazos que a organização espera obter por meio da solução de tecnologia.

Especificamente, os objetivos se concentrarão nos recursos de negócios que são ativados pelo sistema de tecnologia, bem como no que será necessário para manter os sistemas no futuro.

Vendas Sistema de Help Desk

Novos recursos do sistema

Novos recursos do sistema são os recursos que serão fornecidos através dos sistemas de tecnologia aprimorada.

Por exemplo, adicionar o rastreamento de ativos do cliente a um sistema de CRM oferecerá uma visão melhor para várias unidades de negócios.

Planos de lançamento

Os planos de lançamento concentram-se em aprimorar os sistemas para suportar os novos recursos necessários para os negócios.

Os lançamentos são, geralmente, muito previsíveis, e são agendados com meses de antecedência. Eles também são comunicados amplamente em toda a organização.

Marcos

Os marcos são as principais conquistas alcançadas durante o processo de desenvolvimento de tecnologia.

Os marcos de rastreamento permitem que as partes interessadas, as pessoas que usam os sistemas, compreendam o progresso em direção à meta de longo prazo, em pontos ao longo do projeto.

Os marcos geralmente são estipulados para datas específicas e tratados como metas de desempenho para garantir que a organização esteja no caminho certo.

Recursos humanos

Os recursos humanos detalham a força de trabalho necessária para implementar e, o mais importante, manter os sistemas em ordem depois de lançados.

A equipe de TI deve planejar a implantação simultânea de novas funcionalidades, bem como atualizar os sistemas conforme necessário. Isso significa que haverá uma dependência permanente dos recursos humanos.

Treinamento

O treinamento explicita o tipo de orientação necessária para que a equipe interna e/ou os usuários reais do sistema consigam utilizá-lo.

O treinamento pode ser utilizado quando há um novo sistema que está sendo implementado pela primeira vez ou aprimoramentos em um sistema atual já em uso difundido.

Fatores de risco

Os fatores de risco representam barreiras internas e externas que podem impedir a organização de atingir as metas e os marcos observados no plano de tecnologia.

Estes podem incluir limitações da própria tecnologia, bem como condições de mercado mais amplas que representam uma dificuldade para a organização.

Relatórios de status

Os relatórios de status são uma parte importante e necessária do roteiro de tecnologia para manter todos informados.

Tais notificações são importantes porque outras pessoas podem depender daquela atualização específica para seguir com um planejamento.

Por exemplo, uma empresa que queira introduzir um novo plano de desconto para seu canal não poderá continuar até que os sistemas sejam aprimorados para lidar com essa nova estrutura de desconto.

Entendeu de verdade o que é roadmap e quais são os seus componentes? Espero que sim, pois agora vamos aos motivos pelos quais você deve trabalhar com roadmaps.

Por que utilizar um roadmap para os seus projetos?

O roadmap é um documento fundamental para qualquer negócio. Força o raciocínio profundo, explica para onde as equipes estão indo e ajuda todos a permanecerem no caminho certo.

Ele funciona como uma verdadeira bússola, alinhando as expectativas do cliente às limitações da empresa.

Esses roteiros reforçam que as equipes têm um propósito claro e um “norte verdadeiro” para o qual trabalhar. Isso alinha suas tarefas diárias com os objetivos de longo prazo dos seus projetos.

Além disso, ao ter um planejamento visual que possa ser compartilhado com todos os envolvidos, você facilita o compartilhamento de comentários úteis de seus clientes.

Isso quer dizer que você receberá feedbacks e poderá avaliar se os clientes estão de acordo com seus planos ou se eles preferem abordar outra coisa primeiro ou algo de outra forma.

Os clientes costumam adorar ver o roteiro de trabalho e muitas vezes isso é um ponto de partida para conversas realmente ótimas.

É também uma maneira interessante de mostrar aos clientes como você usa o feedback deles, à medida que adiciona novos recursos e iniciativas ao seu roadmap com base em suas solicitações e comentários.

Telegram

O roadmap pode ajudar na transformação digital da sua empresa!

Agora que você sabe o que é roadmap, os tipos que existem e como essa ferramenta pode ser útil no desenvolvimento de projetos, produtos e até mesmo em seu desenvolvimento pessoal, chegou a hora de começar a utilizá-la.

Sabemos que a transformação digital no meio corporativo já é uma realidade, no entanto, acompanhar as diversas mudanças e avanços pode ser desafiador

Principalmente para empresas de tecnologia, que precisam a todo tempo desenvolver soluções e melhorar produtos e serviços para se manter em alta, contar com metodologias de gestão de projetos é indispensável.

Nesse cenário, o roadmap, junto a outras metodologias ágeis, podem ser úteis para o seu negócio. 

Afinal, com elas, além de acompanhar mais de perto cada projeto saindo do papel, você consegue manter todos os envolvidos no mesmo nível, trabalhar com prazos mais assertivos e identificar possíveis erros antes que as soluções sejam lançadas no mercado.

Por isso, se você possui uma empresa de qualquer setor, principalmente, da área de tecnologia, mas ainda não está conseguindo acompanhar a transformação digital, o primeiro passo é entender o que é esse movimento que já está acontecendo.

Para isso, leia nosso artigo completo sobre o assunto “Transformação digital: guia completo sobre as mudanças“. Depois de entender tudo sobre o tema, você estará pronto para usar a ferramenta de roadmap ou qualquer outro tipo de gestão de projetos a seu favor. 

Por Fabio Teles em 23/02/2022