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Mensagens Automáticas Whatsapp Business: como configurar5 min read

Sua empresa já está no WhatsApp? Sabe como usar os recursos do app? Conhece a funcionalidade de mensagens automáticas do WhatsApp Business? 

Cerca de 76% dos brasileiros que possuem uma conta no aplicativo o utilizam para interagir com uma marca, seja para fazer uma compra, pedir por suporte ou tirar dúvidas. Dado constatado segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. 

Nesse cenário, se sua empresa ainda não utiliza uma conta corporativa no app, pode estar deixando de lado um dos canais de atendimento mais eficientes e buscados por clientes atualmente.

No entanto, mais importante do que estar presente, é saber como usar a ferramenta ao seu favor, fazendo com que o app otimize o atendimento ao cliente — e não dificultando o andamento do setor. 

Uma forma de fazer isso é usando as mensagens automáticas do Whatsapp Business. A seguir, veja as vantagens desse recurso e como configurá-lo. 

Como funcionam as mensagens automáticas no Whatsapp Business?

Certamente você já enviou mensagem via WhatsApp para alguma conta comercial e recebeu uma mensagem alguns segundos depois. 

Essa mensagem muitas vezes é uma saudação, outras, uma mensagem de ausência, que pode ser facilmente confundida com um atendente. 

Isso nada mais é do que um recurso disponível em contas corporativas, em que você pode deixar mensagens prontas pré-programadas para serem enviadas em determinado horário e/ou após receber uma mensagem. 

Hoje, as empresas que já utilizam as mensagens automáticas do WhatsApp Business aproveitam da funcionalidade para deixar recados prontos de boas-vindas ou ausência, facilitando o contato. 

No entanto, o que muitas empresas não sabem é que é possível usar esse recurso de forma ainda mais estratégica. A seguir, veja quais as vantagens do recurso para o atendimento ao cliente.

Como o recurso pode ajudar no atendimento ao cliente?

Como vimos, muitas pessoas que utilizam o aplicativo regularmente o veem como um canal de comunicação com as empresas. 

Especialmente quando a ideia é ter retorno rápido, já que originalmente o app é pensado para mensagens instantâneas

Apenas isso já é o suficiente para entender porque sua empresa precisa ter uma conta ativa. No entanto, você sabe quais são as vantagens que o app pode trazer ao atendimento ao cliente?

Veja algumas das principais:

Otimização do atendimento 

O recurso de mensagens automáticas do WhatsApp Business pode ser um facilitador no contato com o cliente. 

Afinal, certamente você já recebeu uma mensagem dessas em que, além de desejar boas-vindas, também pedia outras informações, como o número do pedido, seu nome ou sua solicitação

Pedir esses dados ajuda a otimizar o atendimento, pois, quando estiver online novamente, o atendente já terá as informações necessárias para solucionar a demanda do cliente

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

Agilidade no retorno

Como falamos, o WhatsApp é um meio de comunicação que foca na agilidade, exatamente por isso é chamado de aplicativo de mensagem instantânea.

Por isso, é natural que o cliente, ao enviar uma mensagem, espere receber o retorno o mais rápido possível. 

No entanto, pode ser que sua empresa não ofereça atendimento 24 horas, ou não esteja aberta aos finais de semana, e se o cliente não sabe disso, pode se frustrar por não ter retorno rápido.

Assim, as mensagens automáticas do WhatsApp Business podem ajudar, pois, por mais que não ofereça a resposta que o cliente deseja, nem seja possível resolver sua pendência no momento, ela não deixa de ser um retorno.

E pode, inclusive, ser usada para lembrar ao cliente os horários de atendimento e quando sua solicitação será respondida. 

Atendimento 24/7

Claro, falando em atendimento 24/7, as mensagens automáticas também podem ajudar nesse aspecto.

Principalmente se sua empresa também investe em chatbot, o que pode tornar o atendimento ao cliente via WhatsApp ainda melhor.

Assim, a depender da mensagem enviada pelo cliente, a inteligência artificial é capaz de oferecer a resposta que ele precisa no momento, mesmo que nenhum atendente esteja online e ativo.

Como configurar as mensagens automáticas no app? 

Agora que você sabe como funciona e quais os benefícios das mensagens automáticas do WhatsApp Business, deve estar se perguntando como habilitar o recurso para se beneficiar das suas vantagens. 

Abaixo, veja um passo a passo de como configurar esse recurso. 

  1. Vá em configurações e clique em “Ferramentas comerciais”.
  2. Na parte “Conversa”, você pode optar por  “Mensagem de saudação” ou “Mensagem de ausência”. Além disso, você também pode optar por “Respostas rápidas”, outro recurso que pode facilitar o atendimento ao cliente.
  3. Escreva a mensagem que deseja que os clientes recebam nesses momentos, após entrarem em contato. 
  4. Não deixe de ativar as opções “Enviar mensagem de saudação” e “Enviar mensagem de ausência”. Caso contrário, elas não serão enviadas.

Agora você já sabe como configurar uma resposta automática no Whatsapp, por isso, basta usar de forma estratégica. 

Não deixe de aproveitar o espaço para solicitar informações importantes sobre o seu cliente, sempre pensando em tornar o atendimento mais rápido e fácil.

Aplicativo Chat

E com os recursos da conta WhatsApp Business já configurados, agora é hora de dar um passo além. 

Afinal, o aplicativo pode ser muito interessante para suporte e atendimento, mas ele também pode ser um excelente canal para fazer um marketing — basta lembrar a quantidade de pessoas que se comunicam com empresas pelo app. 

Por isso, se você não sabe como fazer marketing pelo WhatsApp, nós queremos te ajudar para que você não deixe dinheiro na mesa, e ainda aproveite tudo o que essa ferramenta gratuita e de grande alcance pode oferecer.

Veja nosso conteúdo “WhatsApp marketing: como montar uma estratégia para sua empresa” e aprenda como usar, de forma ética, o app para divulgar, oferecer e vender os seus produtos e serviços. 

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