Por Fabio Teles em 20/11/2023

Inteligência Artificial nas empresas: 7 possibilidades inovadoras

Nova call to action

A utilização de inteligência artificial nas empresas tem ganhado cada vez mais adeptos e gerado bons resultados quando os gestores conseguem ir além das aplicações mais básicas.

O cenário organizacional torna-se cada vez mais dinâmico e os dados com que as empresas precisam lidar são múltiplos e abrangentes.

Nesse sentido, a inteligência artificial é considerada uma tecnologia transformadora, pois remodela as operações de negócios e criam condições para a implementação de processos inovadores.

Se você já está familiarizado com ferramentas promissoras como ChatGPT, mas ainda não vislumbra como a inteligência artificial pode agregar valor ao seu negócio, este artigo vai te ajudar.

Ao longo dos próximos tópicos vamos destacar sete possibilidades inovadoras e impactantes de utilização da inteligência artificial nas empresas.

Você vai desvendar o potencial dos algoritmos avançados, da aprendizagem da máquina e do processamento de linguagem natural.

É provável que, ao se deparar com possibilidades que vão do atendimento preditivo ao diagnóstico médico assistido pela tecnologia, você tenha insights sobre aplicações específicas que vão revolucionar o seu negócio.

Então mantenha a mente aberta e confira abaixo algumas das aplicações em ascensão da inteligência artificial nas empresas.

7 formas de utilizar a inteligência artificial nas empresas

Selecionamos sete das possibilidades de utilização da inteligência artificial nas empresas que mais têm sido implementadas na atualidade, mas é interessante ter em mente que cada uma delas pode ser explorada de diferentes maneiras e adaptada a diferentes processos que vão além dos exemplos citados aqui.

Por isso, lembre-se sempre do contexto e das especificidades do seu negócio. Assim, você vai visualizar toda a transformação que a IA pode representar.

Vamos às sete possibilidades:

Atendimento preditivo ao cliente

O atendimento ao cliente foi um dos primeiros setores em que o potencial da inteligência artificial nas empresas começou a ser explorado.

Além da agilidade e eficiência do atendimento das demandas recebidas, a IA também potencializa a antecipação das necessidades dos clientes e o aprimoramento da experiência do usuário.

A implementação de recursos avançados como o aprendizado da máquina e o processamento de linguagem natural viabilizam o que vem sendo chamado de atendimento preditivo.

Nesse sentido, a IA pode, por exemplo, analisar o histórico de interações com o cliente, incluindo conversas anteriores, transações realizadas e preferências registradas, para antecipar novas demandas.

Ao identificar padrões e tendências, os algoritmos de aprendizado da máquina possibilitam uma melhor compreensão das expectativas do cliente.

Isso viabiliza a sugestão de produtos e serviços relevantes, as respostas rápidas e personalizadas, a redução do tempo de espera, o engajamento proativo e a fidelização do cliente.

Manutenção preditiva de equipamentos

Você certamente já ouviu falar em manutenção preditiva. A novidade é a aplicação da inteligência artificial nas empresas para antecipar falhas, prolongar a vida útil dos ativos e otimizar o planejamento de manutenções.

Através das análises preditivas dos dados relacionados a cada máquina ou equipamento, a IA pode tornar as operações mais econômicas e eficientes.

Com os sensores e dispositivos de IoT (internet of things ou internet das coisas), é possível coletar dados em tempo real a respeito do desempenho e das condições do ativo.

A IA também pode examinar dados históricos para identificar padrões e fazer correlações que levam à antecipação de falhas.

Assim, você passa a contar com modelos de previsão que viabilizam a redução dos custos de manutenção e do tempo de inatividade, além do aumento da vida útil dos equipamentos e da melhoria da segurança operacional.

Recrutamento de novos talentos

Assim como o atendimento ao cliente, a área de recursos humanos também é muito dinâmica e as estratégias de recrutamento são amplamente beneficiadas pela inteligência artificial nas empresas.

É possível, por exemplo, identificar candidatos ideais e agilizar o processo de seleção com o aprendizado da máquina e os algoritmos de recomendação. 

Que tal automatizar a análise de currículos com base em critérios preditivos? Assim, você detecta rapidamente a correspondência do perfil de um candidato com as necessidades da sua empresa.

Outra possibilidade de utilização da IA na área de recursos humanos diz respeito à avaliação do desempenho dos candidatos nas várias etapas do processo de recrutamento, com o refinamento das recomendações à medida em que novos dados são integrados.

Dessa forma você consegue identificar talentos ocultos que seriam subestimados pelos métodos tradicionais de seleção, além de melhorar as tomadas de decisões com base em dados.

Ou seja, você elimina os preconceitos inconscientes e garante a isonomia e a diversidade no ambiente de trabalho.

Otimização de cadeia de suprimentos

No que diz respeito à cadeia de suprimentos, a inteligência artificial nas empresas é capaz de reduzir custos e melhorar a eficiência em todo o processo logístico.

Os algoritmos de aprendizado da máquina são capazes de analisar dados históricos de vendas, padrões sazonais e outras variáveis para prever as demandas futuras com precisão.

Essa previsão vai viabilizar a otimização dos níveis de estoque, evitando tanto o excesso quanto a escassez de produtos e reduzindo os custos ligados ao armazenamento.

Você também pode recorrer aos algoritmos de roteamento inteligente para entender as condições da rede de distribuição e definir as rotas mais eficientes, considerando variáveis como o tráfego e as condições climáticas.

Os resultados serão uma entrega mais rápida e confiável e a rápida adaptação às necessidades de mudança.

Análise de dados financeiros

A utilização da inteligência artificial nas empresas para fazer análises avançadas de dados financeiros tem se tornado um diferencial estratégico para o sucesso dos negócios.

Essa aplicação facilita a interpretação e a otimização das operações financeiras de forma objetiva e precisa.

Como se trata de um departamento sensível e estratégico da empresa, a gestão financeira precisa ser muito eficiente e a tomada de decisões não pode ocasionar prejuízos.

Assim, o processamento de dados em grande escala viabiliza a análise de tendências de mercado, a previsão do desempenho financeiro, a detecção de anomalias e a automatização das tarefas financeiras.

Com a inteligência artificial você reduz os seus riscos financeiros, mantém a conformidade regulatória e detecta fraudes sem nenhuma dificuldade ou dúvida.

Ebook ESM

Personalização da experiência do cliente

Diante de um cenário mercadológico cada vez mais competitivo, proporcionar uma experiência de excelência ao cliente é uma estratégia importantíssima.

A inteligência artificial nas empresas possibilita a compreensão das preferências e dos consumidores, oferecendo interações personalizadas e antecipando demandas.

E isso é feito com muita precisão, já que a análise de grandes volumes de dados vai muito além das percepções superficiais, traçando um perfil detalhado de cada consumidor.

Com base nessa análise, a IA define segmentos personalizados de clientes com características semelhantes, viabilizando uma abordagem personalizada.

Além disso, o processamento de linguagem natural possibilita as respostas automáticas de forma contextual, proporcionando uma interação mais natural.

Diagnósticos de saúde assistidos por IA

A inteligência artificial nas empresas de saúde está agilizando os diagnósticos e tornando-os mais precisos e personalizados.

Com os algoritmos de aprendizado da máquina, é possível analisar rapidamente dados médicos, imagens e informações clínicas.

Assim, a identificação do tratamento adequado para cada paciente é mais clara e os profissionais da saúde têm suas dúvidas drasticamente reduzidas.

Os algoritmos de processamento de imagens avaliam radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas e outros exames, identificando padrões e anomalias.

Esses dados são integrados ao histórico médico dos pacientes e a outros dados de seus perfis, fornecendo sugestões pertinentes aos profissionais de saúde.

Assim, não se perde tempo em busca de um diagnóstico adequado e os tratamentos mais eficazes são selecionados.

Concluindo

As possibilidades apontadas acima são apenas algumas das muitas maneiras inovadoras de aderir à inteligência artificial nas empresas.

Ao explorar essas possibilidades, você pode colher benefícios de curto e de longo prazo em diversos setores do seu negócio.

E se você não sabe por onde começar, comece conhecendo a plataforma da Desk Manager, que além de diversas funcionalidades que vão otimizar a gestão da sua empresa como um todo, também oferece a integração com o ChatGPT.

Quer desfrutar de todos os benefícios proporcionados pela inteligência artificial nas empresas? Aprenda a utilizar o ChatGPT integrado à Desk Manager.

Nova call to action
Por Fabio Teles em 20/11/2023