Desk Manager integrado ao WhatsApp: conheça as vantagens

Help Desk para Gestão de Atendimento

Se antes os clientes tinham que ligar para as empresas, hoje muitos preferem fazer tudo de forma virtual. E foi pensando nesse comportamento que a Desk Manager passou a oferecer a integração com o WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no Brasil.

Com diversas funcionalidades importantes, o WhatsApp, especialmente em sua versão para contas comerciais, pode ser uma ferramenta muito importante para aprimorar o atendimento ao cliente da sua empresa.

Para os clientes do Desk Manager, a integração com o WhatsApp Business já é uma realidade, e os nossos usuários já podem utilizar o recurso direto na plataforma.

Abaixo, veja as informações sobre essa vantagem que pode ser um super diferencial para otimizar a rotina de trabalho das equipes de atendimento, comercial, administrativo e suporte da sua empresa.

Agora o Desk Manager possui integração com WhatsApp

Mais de 2 bilhões de usuários no mundo e 120 milhões no Brasil utilizam o aplicativo de mensagens online.

Hoje, segundo dados da pesquisa Panorama Mobile Time da Opinion Box, o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones no País, sendo que 93% dos cadastrados usam todos os dias.

Dessa forma, com tantas pessoas ativas diariamente, se sua empresa ainda não disponibiliza o canal como uma possibilidade de atendimento aos clientes, é bem possível que esteja deixando dinheiro na mesa.

Afinal, diferentemente de outros meios de comunicação, quando o consumidor se mostra aberto à comunicação via aplicativo de mensagem, ele opta por um contato mais ágil, direto e certeiro — pontos que podem estar diretamente ligados à satisfação do cliente.

Por isso, os clientes Desk Manager podem aproveitar a integração com o WhatsApp para não apenas oferecer atendimentos mais rápidos, mas garantir o registro de todos os chamados e solicitações.

Legal, não é? Então, veja agora quais são as vantagens que a plataforma de integração do WhatsApp pode proporcionar para sua empresa.

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

Vantagens da integração com o WhatsApp Business

Quais são as vantagens da integração entre o Desk Manager e o WhatsApp? A partir da necessidade de diversos clientes sobre terem acesso a mais recursos do sistema nos atendimentos realizados pelo WhatsApp, criamos a lista de conversa.

Dentro do “Aplicativo Chamado”, nasceu um módulo para responder aos clientes que usam o WhatsApp como canal de comunicação com seus solicitantes.

Além de enviar mensagens, também é possível recebê-las de forma distribuída para os grupos de atendimento que desejar e operadores disponíveis no momento.

Um recurso incrível para melhor atender seus clientes de forma rápida, dinâmica e segura. A partir de necessidades abordadas por nossos clientes, ele veio para melhor controlar seus atendimentos por meio do canal mais popular do mundo.

Abaixo, veja as inúmeras possibilidades que você pode utilizar a partir da integração com o WhatsApp:

O solicitante pode iniciar a conversa

Entre as vantagens da integração do Desk Manager com o WhatsApp, está a funcionalidade que permite ao solicitante entrar em contato com a operação, por meio do número de atendimento que está vinculado ao aplicativo comercial da empresa.

Assim, ao iniciar o contato, o cliente poderá selecionar o grupo de atendimento (outro benefício da integração) ao qual ele deseja ser direcionado.

Se houver uma fila, ele será informado e deverá aguardar. Caso ela não exista, um colaborador fará o atendimento direto.

Quando esse contato entre o solicitante e a empresa acontece, automaticamente o Desk registra um chamado no histórico do cliente.

A empresa pode chamar o cliente no WhatsApp

Assim como o cliente pode entrar em contato, também é possível que a equipe inicie a conversa com o solicitante. Essa comunicação pode ser realizada tanto com clientes já cadastrados na base como com novos números.

Nesse segundo caso, o Desk Manager automaticamente fará o registro do solicitante para que a equipe não precise se preocupar com essa questão ao final do atendimento.

Esse contato, assim como os recebidos, também é documentado de forma automática no histórico do cliente na plataforma.

Uso de recursos midiáticos nas conversas

Algumas características diretamente relacionadas às mensagens instantâneas, como emojis, links, áudios e imagens, também podem ser utilizadas na integração com o WhatsApp.

Portanto, por mais que o uso do aplicativo aconteça na plataforma Desk Manager, você continua com a possibilidade de utilizar recursos midiáticos durante o atendimento ao cliente, se assim a empresa desejar.

Acompanhamento das conversas por gestores

Outro recurso da integração entre o Desk Manager e o WhatsApp, é a possibilidade de ter as conversas acompanhadas e gerenciadas por administradores, gerentes e gestores.

Assim, além de acompanhar o que está sendo discutido, é possível também transferir o atendimento, caso seja necessário, devido a uma falta ou ausência de operador.

Abertura de chamados filhos

Além das conversas serem registradas automaticamente no histórico do cliente como um novo contato com a empresa, também é possível adicionar o conteúdo do WhatsApp como um “chamado filho” de um “chamado principal” que já estava aberto, facilitando o rastreamento das demandas.

Criação e gerenciamento de grupos de atendimento

Com a integração com o WhatsApp, é possível que a empresa estabeleça grupos de atendimento de acordo com os departamentos disponíveis na empresa e com quais os clientes podem entrar em contato.

Também é possível que a empresa retire essa opção, caso não tenha diferentes grupos para atendimento ao cliente.

Transferência de conversas entre departamentos

Por meio da integração, também é possível direcionar o cliente para a fila correta, de acordo com o grupo de atendimento que ele deseja conversar, caso haja atendentes online disponíveis.

Respostas automáticas

Outra vantagem do atendimento por WhatsApp via Desk Manager, é a possibilidade de definir frases prontas que podem ser utilizadas durante os atendimentos.

Essas frases podem ser enviadas a qualquer momento para o cliente, trazendo mais eficiência para o time.

Assim, basta que elas sejam cadastradas e, durante a conversa, o colaborador pode fazer a busca pela resposta mais adequada. Além disso, também é possível utilizar recursos para personalizar essas frases.

Métricas e informações sobre os atendimentos

Para finalizar a lista de benefícios da integração com o WhatsApp, temos as métricas e dados que são gerados após cada atendimento.

Dessa forma, é possível acompanhar algumas informações imprescindíveis, como o tempo de atendimento total e a duração do contato com o cliente de cada setor para o qual o chamado foi transferido.

Essas métricas, que são coletadas pelo Desk Manager, ficam armazenadas na plataforma de maneira clara, para que não haja interferência do tempo gasto para transferência, por exemplo. Assim, é possível calcular a produtividade de cada equipe sem intervenções.

Se você se interessou por mais essa novidade que trouxemos para os clientes do Desk Manager e quer entender como é feita a integração entre as plataformas, assista no vídeo com a demonstração na prática.

Como as integrações do Desk Manager podem facilitar o atendimento omnichannel?

Para começar, vamos contextualizar brevemente o que é o atendimento omnichannel. De origem latina, a palavra “omnichannel” significa “tudo”.

E quando trazemos esse termo para o conceito de atendimento ao cliente, o omnichannel se refere à integração de canais. Ou seja, unificar múltiplos canais para agilizar o atendimento e facilitar o contato entre o cliente e a empresa.

O conceito, no entanto, pode gerar uma certa dúvida, afinal, muitas organizações hoje já utilizam diferentes meios de comunicação para tratar com os consumidores.

Porém, a ideia do omnichannel é que esses canais trabalhem em conjunto de forma integrada, para que a empresa tenha total controle do histórico de contatos dos clientes, oferecendo uma experiência mais positiva.

No Desk Manager, o atendimento omnichannel é possível: o cliente pode entrar em contato com sua empresa via telefone, e-mail, chat, WhatsApp ou outras integrações disponíveis em nossa plataforma, e esses contatos são automaticamente registrados.

Assim, você pode ter o controle de todos os chamados e problemas, acompanhando em tempo real os atendimentos, contando também com relatórios e dados sobre a performance das equipes.

Aplicativo Chat

Outras integrações do Desk Manager

Se você gostou da integração entre o Desk Manager e o WhatsApp, também vai se beneficiar de outros recursos que estão incorporados à nossa plataforma.

Assim, seu time pode ter a garantia de um atendimento ao cliente mais otimizado e prático, com o registro de dados e informações direto do Desk Manager.

Além do WhatsApp, o Desk Manager também é integrado ao Slack, Keruak Software, Hosts Green, Power BI, Teams, entre muitos outros.

Ou seja, você pode utilizar soluções focadas em business intelligence, comunicação, setor financeiro e muito mais, direto do nosso software.

Gostou? Então, saiba mais sobre cada um desses recursos na nossa página de integrações. Assim, você pode ficar por dentro de todas as ferramentas integradas ao Desk Manager que você pode utilizar para melhorar o seu contato com o cliente.

Por Fabio Teles em 19/07/2021