Dashboard para TI: um grande aliado para o seu time6 min read

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O dashboard para TI é uma ferramenta que possibilita a visualização de dados com uma visão consolidada e em tempo real sobre métricas e indicadores-chave relacionados às atividades e operações de uma equipe.

Ele funciona como um guia que auxilia as equipes de TI a orientarem suas ações de acordo com as indicações e tendências apontadas pelos dados.

Trata-se de uma interface gráfica que apresenta as informações mais essenciais de forma clara e concisa, possibilitando uma compreensão rápida do status e da saúde dos sistemas e serviços.

Ou seja, o dashboard potencializa a eficiência das rotinas tanto da equipe de TI quanto dos gestores ao mostrar uma espécie de fotografia dos dados em tempo real.

Este é o seu principal diferencial em relação aos relatórios, que também podem ser muito úteis nas rotinas empresariais, mas são emitidos em intervalos determinados de tempo e não contam com a dinamicidade do acompanhamento em vários momentos ao longo de um mesmo dia.

Se você ainda não utiliza o dashboard para TI como um aliado do seu negócio, é hora de entender melhor como ele pode beneficiar o trabalho da sua equipe.

Continue a leitura.

Quais são as informações exibidas em um dashboard para TI?

O dashboard para TI é personalizável e pode ser adaptado para atender às suas necessidades específicas, abrangendo uma ampla variedade de informações, começando pela disponibilidade e desempenho de determinado serviço.

Assim, você pode acompanhar as atividades dos seus servidores, redes, aplicativos, entre outras possibilidades, monitorando a saúde geral dos sistemas e identificando rapidamente eventuais problemas.

Também podem ser monitorados diferentes indicadores e métricas, relacionados tanto aos tíquetes quanto ao desempenho da equipe. 

Você pode ter um panorama constante, por exemplo, do quantitativo de tíquetes abertos, em andamento e resolvidos ao longo do dia, além do tempo de resposta, da carga de trabalho da equipe e dos diversos indicadores relacionados à produtividade.

Outros indicadores que podem ser priorizados no dashboard são os ligados à segurança da informação, requisito essencial nas atividades empresariais considerando o avanço do cibercrime.

Também é possível acompanhar os status de diferentes projetos, o cumprimento dos acordos de nível de serviço e diferentes aspectos relacionados às finanças do negócio. Você pode incluir, por exemplo, análises do ROI e dos custos operacionais de TI.

Os dashboards podem ser acessados por toda a equipe de TI, gerentes e outros stakeholders relevantes, permitindo uma visão compartilhada do desempenho e dos indicadores-chave em um único local. 

Com essas informações à disposição, a equipe de TI pode tomar decisões mais informadas, otimizar recursos, identificar áreas de melhoria e agir rapidamente para resolver problemas e garantir a excelência operacional dos serviços de TI.

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Quais são os benefícios de um dashboard para TI?

O dashboard para TI oferece diversos benefícios para as equipes e a empresa como um todo. Vemos em seguida quais são os principais benefícios.

  • Visibilidade em tempo real: sem dúvida esta é a vantagem que mais se destaca em razão da possibilidade de agir para solucionar problemas pontuais e momentâneos que não costumam ser perceptíveis nos relatórios emitidos segundo intervalos determinados de tempo. Com o dashboard você consegue saber como está o andamento da operação naquele exato momento;
  • Documentação de situações pontuais: o dashboard reflete o momento atual, mostrando determinadas situações que poderiam ser ignoradas em uma análise mais abrangente, mas podem ser muito relevantes em determinados contextos;
  • Acompanhamento dos SLAs: com o acompanhamento em tempo real dos indicadores relacionados aos SLAs, é possível, por exemplo, tomar decisões rápidas assim que algum deles começa a ser descumprido;
  • Identificação proativa de problemas e incidentes: com a visualização dos indicadores em tempo real, é possível identificar rapidamente anomalias, tendências e padrões que podem indicar problemas ou desvios de desempenho;
  • Melhoria da alocação de recursos e distribuição de tarefas: pode ser que em determinado período do dia, um componente da sua equipe esteja ficando sobrecarregado, o que não é visível na análise de sua jornada como um todo. O dashboard permite a compreensão desse tipo de situação para que a gestão promova uma melhor delegação de tarefas;
  • Tomada de decisões mais ágil: o dashboard permite a utilização de dados atualizados para tomar uma decisão embasada a qualquer momento, o que possibilita a resolução rápida de problemas;
  • Estímulo à transparência: o acesso compartilhado ao dashboard promove a transparência dentro da organização e responsabiliza as equipes pelos resultados apresentados, que também pode melhorar o engajamento;
  • Facilidade de comparação: o dashboards permite a comparação de dados ao longo do tempo ou entre diferentes unidades de negócio, facilitando a identificação de áreas de destaque e oportunidades de melhoria.

Conheça os dashboard da Desk Manager 

Mais do que os tradicionais relatórios, o dashboard para TI tem sido um grande diferencial oferecido pelas melhores plataformas ligadas ao Help Desk e à implementação de estratégias como o CSC, o ITSM e o ESM.

A Desk Manager conta com um dashboard customizável capaz de revolucionar as suas operações e não apenas as ligadas ao atendimento.

O recurso não se restringe a um dashboard de chamados. Na verdade, você pode criar dashboards para todos os aplicativos e funcionalidades que contam com a possibilidade de emitir relatórios.

Ou seja, a Desk Manager possibilita que você acompanhe o que está acontecendo em diferentes partes da sua operação em tempo real.

Você pode visualizar as colunas incluídas no seu relatório, como já funciona hoje no SlideShow e na Visualização em Gráfico do Relatório.

Também é possível filtrar os dados clicando em cada item do relatório para obter uma visão detalhada de um aspecto específico.

Portanto, o recurso de dashboard para TI da Desk Manager é capaz de atender às suas mais diversas demandas de acompanhamento de dados.

Considere as informações mais críticas ou relevantes em diferentes áreas das suas operações e crie dashboards adicionais personalizados com a plataforma da Desk Manager.

Você identificou variáveis cujos resultados ao longo do dia podem ajudar diretamente na sua tomada de decisões, não bastando um relatório periódico? É hora de recorrer ao dashboard.

Os clientes da Desk Manager desfrutam deste e de diversos outros recursos que tornam a plataforma uma das melhores opções para manter uma empresa competitiva, lucrativa e com clientes satisfeitos e fiéis. Para saber mais sobre o dashboard da Desk Manager e conhecer todas as suas funcionalidades e aplicativos, acesse nossa página institucional. Até o próximo artigo!

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