Golden Circle: entenda o círculo dourado de Simon Sinek

O golden circle ou círculo dourado de Simon Sinek é um conceito focado na criação e desenvolvimento de valor para uma nova ideia, campanha ou negócio

O objetivo é que o projeto em questão seja desenvolvido com sucesso por meio de uma metodologia simples e de grande impacto positivo, chamada de método gold.

Na prática do mundo corporativo, o círculo de ouro torna as empresas mais inspiradoras, o que impulsiona seu sucesso no mercado com base na confiança e no engajamento dos clientes.

Então, se você é um gestor ou empreendedor e quer ver o seu negócio prosperando, o método golden circle pode te ajudar a se diferenciar dos seus concorrentes. 

Nos próximos tópicos, você vai entender o que é golden circle, suas esferas e como ele pode ser aplicado no atendimento ao cliente.

Continue a leitura. 

Golden circle: o que é?

Antes de entender o que é golden circle, vamos explicar quem é o criador dessa metodologia.

Simon Sinek é um especialista em liderança, palestrante motivacional e escritor inglês reconhecido internacionalmente quando o assunto é inspiração de líderes. 

Sua formação une o direito e a antropologia cultural, áreas de estudo aprofundadas durante sua passagem pela Universidade de Londres e pela Universidade de Brandeis. 

Ele é visto como uma referência por empreendedores que desejam criar negócios de grande impacto e inspirar a comunidade onde se inserem.

E o conceito mais popular entre suas ideias é justamente o de golden circle, que também é conhecido por outras denominações, como círculo dourado, círculo de ouro, método gold e marketing circle. 

Sinek tem alguns livros publicados em que explica a fundo o conceito além de explorá-lo em suas palestras mundo afora.

De modo geral, podemos dizer que o golden circle é uma metodologia que auxilia empresas e pessoas a encontrarem seu propósito e gerarem impacto

A base desta metodologia são três perguntas: “Por quê?”, “Como?” e “O quê?, que devem ser feitas nesta ordem.  

O objetivo é criar valor para a ideia, projeto, negócio ou marca e engajar o público-alvo a partir de uma causa que inspire as pessoas.

Assim, o golden circle pode ser aplicado tanto à criação de uma empresa quanto à elaboração de uma campanha de marketing ou, ainda, no aprimoramento do seu atendimento ao cliente

A lógica seguida pelos adeptos do círculo dourado é a de que as empresas devem agir, pensar e comunicar de dentro para fora.

Nesse sentido, as três questões apontadas acima são colocadas como camadas, como em um alvo de um jogo de dardos

Partindo do centro em direção às extremidades, na camada central fica a pergunta “por quê?”, na camada intermediária fica a pergunta “como” e na camada externa fica a questão “o que?”

Ou seja, você primeiro precisa saber por que precisa ou deseja criar uma empresa, campanha ou ideia.

Depois disso, é hora de pensar em como colocar esse plano em prática. E, por último, será necessário saber o que será criado a partir do propósito inicial. 

Para Sinek, somente assim é possível se destacar em relação à concorrência e atrair clientes realmente interessados em sua solução.

Falaremos mais sobre as três camadas do golden circle no tópico seguinte. 

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As três esferas do círculo dourado

O método golden circle se compara, do ponto de vista científico, ao funcionamento de diferentes partes do cérebro humano. 

Assim, as três esferas do círculo dourado podem ser correlacionadas com o neocórtex e o cérebro límbico. 

A metodologia gera muitas dúvidas porque propõe a criação do negócio a partir do “por quê” e não do “o que” vai ser oferecido a determinado público-alvo

Mas é justamente esse diferencial que pode potencializar o desenvolvimento e o destaque do negócio em relação à concorrência. 

Pode-se pensar, a princípio, em um golden circle pessoal, já que a motivação para o desenvolvimento do negócio ou campanha não é somente o de ganhar dinheiro, do ponto de vista empresarial.

A motivação vem do engajamento a algo em que o idealizador da ideia acredita. Os lucros são uma consequência positiva desse esforço e não a motivação. 

A partir dessa conclusão, surgiu o método golden circle de Simon Sinek com suas três esferas de trabalho, sobre as quais falaremos em seguida.

1ª Esfera: Por quê?

Neste primeiro momento, é preciso definir o porquê da criação da empresa, campanha ou ação, ou seja, é hora de definir o propósito da iniciativa. 

Ao encontrar a resposta para esta pergunta, o gestor ou empreendedor já começa a pensar no caminho que vai trilhar

O propósito bem definido é o ponto de partida para o engajamento das pessoas e o sucesso de um projeto. 

2ª Esfera: Como?

Já na segunda esfera do círculo dourado, o empreendedor precisa definir como os objetivos do projeto serão atingidos.

Isso significa que é neste momento que são determinadas as atitudes a serem colocadas em prática para alcançar as metas predeterminadas. 

Então, a pergunta “como?” deve se desdobrar em estratégias a serem adotadas especificamente para atingir cada objetivo. Ou seja, ao final desta etapa, você terá um plano de ação.

Também é nesta etapa que são incluídos os valores e as crenças que direcionam o projeto. São justamente eles que farão você se destacar em relação aos seus concorrentes. 

3ª Esfera: O que?

Somente nesta terceira esfera do golden circle é que se define, no caso da criação de um negócio, o que você vai fazer ou vender

Neste momento, é preciso definir todas as características e informações sobre o produto ou serviço a ser oferecido.

Se as duas etapas anteriores tiverem sido feitas de forma satisfatória, esta última esfera será a mais simples de definir. 

Porém, a simplicidade não significa que ela seja menos importante. Pelo contrário, é essencial, sobretudo se você precisa expandir suas operações ou diversificar seu produto, serviço ou atendimento

Relevância do golden circle no atendimento ao cliente

O método golden circle pode oferecer excelentes resultados quando aplicado no atendimento ao cliente.

Quando se entende a lógica de que primeiro é importante ter um propósito para depois pensar nas estratégias e no que será ofertado, percebe-se também que o círculo dourado tem tudo a ver com a manutenção do foco dos negócios no cliente.

Ou seja, o propósito da empresa será sempre o de resolver determinada dor, demanda ou problema do seu público-alvo.

Aplicativo Projetos

Nesse sentido, para o profissional de atendimento é muito importante compreender a lógica do método gold. 

Um bom exemplo disso é quando o consultor de determinada marca busca primeiro conhecer as expectativas do cliente para depois oferecer a ele o produto mais adequado

Não adianta verbalizar uma lista decorada com os atributos técnicos do produto. É preciso falar do benefício que ele vai gerar para o cliente. 

Além disso, a aplicação do golden circle também é extremamente eficaz quando o objetivo é o engajamento da equipe de atendimento.

Quando cada componente do time está devidamente informado sobre o motivo de cada ação que deve ser realizada, o empenho é muito maior.

Assim, você pode usar o círculo dourado para entender a proposta de valor do seu serviço ou produto e utilizar esse propósito como um fator emocional, enfatizando seu real benefício. Depois disso, é só explorar esse benefício na solução das dores trazidas pelo seu cliente. 

Agora que você compreendeu o que é golden circle e suas três esferas, para melhor aplicá-lo, leia também nosso artigo sobre como encantar o cliente utilizando o método Disney. Boa leitura!

Por Rafael Fialho Teixeira em 11/03/2022