Por Fabio Teles em 12/07/2021

Gestão de Qualidade: como manter os processos otimizados

Help Desk para Gestão de Atendimento

Se você nunca ouviu falar em gestão de qualidade, pode estar deixando passar muitas oportunidades de fidelizar seus clientes.

Quando você fala em qualidade, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Durabilidade? Segundo o dicionário, qualidade significa “excelência”.

Ao aplicarmos esse conceito no universo corporativo, especialmente na compra e venda de produtos e serviços, a qualidade pode ser entendida como uma solução de excelência. Ou seja, demonstra que ambos são bons e atendem às necessidades e expectativas do cliente.

Uma forma de conseguir chegar a esse resultado, por meio da gestão de qualidade, é adotando um conjunto de estratégias para melhorar os processos. O objetivo, claro, é dirigi-los e controlá-los para obter melhorias constantes e conquistar a satisfação dos clientes.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas práticas de gestão de qualidade para você aplicar em sua empresa econquistar resultados surpreendentes.

6 passos para realizar uma boa gestão de qualidade

Tão importante quanto saber o que é gestão de qualidade, é entender como colocá-la em prática de forma eficiente, para garantir de fato a qualidade de processos, serviços e produtos.

Por isso, vamos apresentar agora alguns passos fundamentais para implementar e manter uma boa gestão de qualidade da sua empresa. Quer saber quais são eles? Então, veja a seguir.

1. Faça o mapeamento dos processos da empresa

Um passo indispensável para estabelecer um sistema de gestão de qualidade,  é conhecer profundamente os processos da sua empresa.

Afinal, não há como melhorar algo que não sabemos como funciona, certo?

Desse modo, se sua empresa ainda não realiza essa gestão, ou até faz, mas precisa otimizar esse ponto, inicie com o mapeamento dos processos.

Veja quais são eles, identifique os principais, entenda como se conectam e busque possíveis conflitos que precisam ser analisados e trabalhados.

Apenas um estudo detalhado do fluxo da empresa será capaz de destacar os gargalos e aspectos mais importantes, para começar a aplicar a gestão de qualidades e processos.

2. Escolha as metodologias certas

Atualmente, não faltam metodologias e ferramentas de gestão da qualidade para utilizar em uma empresa.

Algumas delas, já muito conhecidas no meio corporativo, podem ser o ponto de partida para identificar o que deve ser feito e a urgência de cada demanda.

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Desse modo, você pode analisar sua empresa de vários ângulos e com diversos enfoques, para se ter uma ideia clara do que deve ser realizado e, enfim, chegar ao patamar de qualidade máxima.

Algumas das metodologias que você pode utilizar são:

  • Análise SWOT: ferramenta para análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa;
  • Ciclo PDCA: metodologia que auxilia a elaboração, execução, monitoramento e aprimoramento contínuo de processos;
  • 5W2H: ferramenta para detectar problemas e planejar ações resolutivas;
  • Diagrama de Pareto: ferramenta para identificar problemas frequentes que devem ser sanados o mais rápido possível.

Além dessas, também existem outras ferramentas de gestão de qualidade que sua empresa tem como opção para utilizar, seja individualmente ou em conjunto.

Pode ser uma metodologia ou um programa tecnológico, não importa, o objetivo é utilizar o que atende às necessidades da sua empresa para identificar pontos de melhoria para chegar à excelência.

3. Faça um planejamento de mudanças

Depois de ter os processos identificados e os problemas também, é momento de partir para as melhorias. Afinal, a gestão de qualidade é sobre aperfeiçoar e otimizar processos.

No entanto, é impossível solucionar ao mesmo tempo tudo o que for percebido, tanto por uma questão de logística, quanto pelas transformações bruscas que podem causar mais problemas.

Dessa forma, defina os processos, produtos e serviços com mais impacto no seu negócio e faça um planejamento de mudanças para eles e os outros pontos identificados.

Pode ser que seu negócio tenha muitos processos ou uma esteira de produtos muito grande, então selecione aqueles que estão diretamente associados ao desempenho da empresa e trabalhe neles.

Ao realizar uma transformação por vez, você pode entender a resposta dos colaboradores e clientes frente às mudanças.

4. Acompanhe métricas e resultados

Falando em resposta, ao implementar ou otimizar a gestão de qualidade da sua empresa, é fundamental que você acompanhe de perto os resultados conquistados.

Afinal, pode ser que o avanço não aconteça de primeira ou que haja outras formas melhores de fazer aquilo, mas você só descobrirá se medir o impacto que cada ação teve em seu negócio.

Desse modo, ao iniciar o processo de melhoria contínua, tenha parâmetros e métricas de desempenho como base, e utilize-os sempre que uma mudança acontecer nos processos mapeados. Assim torna-se possível entender se aquela foi uma boa otimização.

5. Envolva os colaboradores na gestão de qualidade

Independentemente do porte da sua empresa ou do tamanho do quadro de colaboradores, uma gestão de qualidade só acontece de verdade quando as pessoas envolvidas nos processos, serviços ou produtos estão focados em melhoria contínua.

Isso significa, portanto, que o engajamento do time é a chave para o sucesso de um sistema de gestão de qualidade.

E como isso pode ser feito?

Para começar, invista em uma comunicação assertiva e clara, pois esse tipo de abordagem pode evitar refações e melhorar a qualidade do serviço do colaborador.

Outro ponto fundamental é oferecer treinamentos e investir na profissionalização constante da equipe.

Afinal, se a gestão de processos tem como objetivo otimizar e melhorar todos os setores e departamentos da sua empresa, desenvolver as pessoas que estão direta ou indiretamente ligadas à ela é essencial.

6. Escute o que o cliente tem a dizer

Um dos princípios da gestão de qualidade é manter o cliente no foco do negócio.

Por isso, ouvir o que o cliente tem a dizer sobre as melhorias implementadas e, por que não, a respeito da empresa e de seus produtos/serviços, é tão importante quanto o processo de planejamento e realização de mudanças. Uma forma de fazer isso, é através das pesquisas de satisfação.

Afinal, entre todas as vantagens que a gestão de qualidade proporciona, a satisfação dos clientes é a maior de todas.

Lembra do significado de qualidade trazido na introdução deste conteúdo? Quando a gestão é bem realizada, superar as expectativas dos consumidores não é difícil.

Dessa forma, para chegar a esse patamar, observar e conseguir entender o que o cliente tem a dizer é essencial para conquistar a tão sonhada fidelização.

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Gestão de qualidade e gestão de processos: entenda essa relação

Agora que você sabe o que é gestão de qualidade e como realizar uma boa gestão, chegou a hora de aprender um pouco mais sobre a gestão de processos, um dos aspectos mais importantes para uma empresa atingir a excelência em seus produtos e serviços.

Portanto, se você não sabe como fazer ou se precisa otimizar os processos da sua empresa, veja nosso conteúdo especial sobre o assunto e entenda a importância de realizar esse gerenciamento.

Por Fabio Teles em 12/07/2021