Por Bruno Sancar em 26/01/2022

Copywriting: o que é e como utilizar na sua empresa

Se você nunca ouviu falar em copywriting, pode estar deixando dinheiro na mesa. Afinal, quando falamos em vendas e marketing, não há nada mais poderoso do que saber se comunicar com o cliente

Principalmente quando o objetivo é fazer o cliente se interessar por sua marca e consumir os seus produtos, é indispensável saber como se conectar com ele. 

E nessa tarefa, o copywriting pode ser uma estratégia interessante. Afinal, se seu objetivo é fazer o público desejar seus serviços, nada melhor do que usar a persuasão a seu favor.

Por isso, se você não sabe o que é copywriting e como aplicar essa estratégia na comunicação da sua empresa, chegou a hora de aprender.

Continue a leitura e descubra nossas melhores dicas! 

Afinal, o que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que ajuda a atrair pessoas e convencê-las a realizar uma ação.

Um copy (como é carinhosamente chamado) pode ser usado no site da sua empresa, em um e-mail marketing, nas publicações das redes sociais, na divulgação de um novo produto, entre outros.

Essa técnica trabalha com a escolha de palavras estratégicas, somadas aos gatilhos mentais, para estimular o público a fazer o que o copywriter deseja.

Assim, o objetivo do copy pode ser desde uma conversão em venda ao simples ato de assinar uma newsletter. 

Independentemente do que se deseja, o grande segredo do copywriting é saber como impactar emocionalmente o leitor, gerar conexão, para conseguir o que se espera. 

Para isso, um bom copy deve mostrar os benefícios daquele ato. Por exemplo: 

  • O que o cliente ganha ao fornecer suas informações pessoais?
  • O que ele pode aprender ao baixar um e-book?
  • Qual o poder de transformação do seu produto? 

Além disso, o copy precisa levar o cliente a tomar a ação o mais rápido possível, eliminando qualquer objeção que ele possa ter que dificulte a conversão. 

Aplicativo Projetos

Técnicas de copywriting: 4 dicas para escrever bons textos 

Vamos agora a 4 dicas de copywriting para que você possa aprender a escrever um texto persuasivo.

1.  Entenda o que seu público deseja

Existem muitas técnicas de copywriting que podem te ajudar a escrever bons textos.

No entanto, para colocar qualquer uma delas em prática, é preciso se atentar ao primeiro passo: conhecer seu público e suas dores.

Isso porque só sabendo o que seu cliente precisa, você será capaz de “tocar na ferida” com seu copy, ou seja, saber como tocar o consumidor, gerar conexão com ele, fazê-lo se identificar com o seu produto ou serviço.

Por isso, antes de sentar para escrever o copy, certifique-se de que você conhece seu cliente, sabe quais seus desejos e, principalmente, seus receios. 

Apenas dessa forma você conseguirá criar um texto que realmente irá gerar conexão com o leitor. E é essa conexão que tornará a conversão mais simples.

2. Foque nas vantagens do seu serviço/produto 

Para usar o copywriting a seu favor, é preciso conhecer bem o que se está anunciando. Afinal, por mais que existam diversas técnicas que ajudem a criar um texto persuasivo, se você não sabe tudo sobre o produto, não conseguirá criar um bom conteúdo.

No final, o segredo para escrever um bom copy é justamente mostrar o que o consumidor tem a ganhar com o produto. 

Você, enquanto copywriter, deve saber a transformação que o serviço irá gerar na vida do consumidor e se apegar a isso ao escrever. 

Por isso, não caia no erro de falar sobre especificações, pois isso sozinho não irá convencer. 

Foque nos benefícios que cada produto ou serviço pode trazer, e isso ajudará a tornar o conteúdo mais persuasivo. 

3. Crie frases instigantes 

Mais importante do que se preocupar com o tamanho de um copy, é criar um texto que instigue, que prenda a atenção.

Isso pode ser feito com uma simples frase ou com um texto longo. Afinal, como vimos, as técnicas de copywriting podem ser aplicadas nos mais diversos canais. 

No final, você deve se lembrar que o objetivo de criar um copy é tornar a conversão mais rápida, fazendo com que a tomada de decisão seja quase instantânea.

Ou seja, o objetivo é que, ao chegar à página de trial do seu site, ele não saia sem fazer um cadastro.

Para isso, você precisa criar um copy instigante, intencional, persuasivo. Algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa, são: 

  • Focar em fazer um bom título, se ele não impactar, certamente o cliente não irá continuar a leitura;
  • Escolher palavras estratégicas que gerem conexão com o público (se sua persona é mais conservadora, por exemplo, um texto repleto de gírias modernas pode não fazer tanto sentido);
  • Fazer perguntas para tornar o copy mais provocativo.

4. Aposte nos gatilhos mentais 

Por último, mas fundamental para textos persuasivos, especialmente copywriting para vendas, são os gatilhos mentais, um recurso que, se bem utilizado, pode desencadear emoções e reações do consumidor.

São diversos gatilhos que você pode utilizar em seu copy para atrair mais atenção e gerar conexão com o leitor, e dá até para combinar mais de um. Alguns deles são:

  • Autoridade;
  • Antecipação;
  • Urgência;
  • Prova social;
  • Escassez.

Ao escrever seu conteúdo, você saberá qual gatilho melhor se encaixa na ideia que deseja passar — e o que irá mais facilmente tocar o seu cliente.

O objetivo de qualquer um deles é tornar a conversão mais rápida, quebrando objeções que, sabemos, sempre aparecem durante o processo de venda. 

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Vale lembrar, no entanto, que o uso de gatilhos pede bom senso: não minta para o cliente. Se você tem um bom estoque do produto, não utilize o gatilho de escassez  informando que há apenas 1 unidade do seu produto. 

Utilizar de forma errada esse recurso pode trazer muitos prejuízos, como manchar sua imagem perante seu público e diminuir a percepção de autoridade que eles possam ter da sua empresa. 

Agora você já sabe o que é copywriting e algumas das principais técnicas para utilizar em seus textos, certo? Colocando-as em prática, você irá atrair muito mais clientes. E, claro, com tantas pessoas novas que irão chegar, é indispensável saber mais sobre fidelização para conseguir mantê-los em sua base, certo?

A seguir, leia o nosso conteúdo “O guia da fidelização de clientes: tudo o que você precisa saber“ e saiba mais sobre esse assunto!

Por Bruno Sancar em 26/01/2022