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Comunicação Síncrona e Assíncrona: entendendo a diferença6 min read

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

O trabalho remoto, que já era uma tendência antes da pandemia, tornou-se uma realidade nesse período dentro de muitas empresas, trazendo à tona conceitos como o de comunicação síncrona e assíncrona

A compreensão das características relacionadas a cada um desses dois tipos de comunicação possibilita o melhor aproveitamento das vantagens de ambas.

Isso porque o trabalho remoto tende a continuar vantajoso para empresas dos mais diversos segmentos mesmo após a pandemia.     

Passado o período de urgência em que esse tipo de trabalho precisou ser implementado, é hora de investir em estratégias de planejamento para extrair dele os melhores resultados possíveis. 

Um dos grandes desafios do modelo de trabalho remoto é o controle adequado do tempo e da produtividade das equipes. 

A organização do trabalho sem a presença física dos líderes, altera a dinâmica dos processos, as interações e a definição dos prazos. 

Isso pode levar à sobrecarga de informações ou à perda de dados relevantes para o desenvolvimento das atividades, tanto por parte dos gestores quanto dos colaboradores. 

Sendo assim, surge a necessidade de desenvolvimento de novas habilidades, por exemplo, de gestão do tempo e de utilização de novas ferramentas e técnicas. 

Nesse contexto, os processos comunicacionais precisam ser estruturados no sentido de favorecer a velocidade das atividades, a produtividade e a tomada de decisões assertivas. 

É nesse sentido que se torna fundamental a compreensão dos conceitos de comunicação síncrona e assíncrona e das vantagens e desvantagens de cada uma delas.

E é sobre isso que iremos falar nos próximos tópicos. Continue a leitura!

Diferença entre comunicação síncrona e assíncrona

Para entender como a sua empresa pode aplicar a comunicação síncrona e assíncrona da maneira mais vantajosa possível, vamos começar explicando os conceitos. 

A comunicação síncrona é aquela que ocorre em tempo real, ou seja, a pessoa que quer comunicar envia a mensagem e, em seguida, o receptor envia a resposta. 

As comunicações que ocorrem nas reuniões, são exemplos de comunicação síncrona, assim como toda conversa desenvolvida presencialmente. 

Porém, a comunicação síncrona também pode ocorrer de forma remota. Não é necessário que as pessoas envolvidas estejam em um mesmo ambiente físico.

As ligações telefônicas e as reuniões virtuais são os principais exemplos de comunicação síncrona remota. 

Esse tipo de comunicação pode ser utilizado em situações diversas, como quando é necessário tratar de assuntos urgentes ou criar conexão entre a equipe

Já a comunicação assíncrona é a mais utilizada quando o modelo de trabalho é o home office. Trata-se de um tipo de comunicação sem conexão de espaço e de tempo.

Ou seja, a ideia de assincronicidade pressupõe o envio da mensagem pelo comunicador e a emissão da resposta de acordo com a disponibilidade do receptor ou com um acordo pré-estabelecido. 

Portanto, a comunicação assíncrona não ocorre simultaneamente. Ela pode até envolver, por exemplo, a troca de e-mails entre pessoas que estão dentro de uma mesma empresa, mas sempre é mediada por uma ferramenta de comunicação

Esse é o tipo de comunicação mais utilizado quando a empresa opta pelo trabalho remoto e funciona bem para a organização das demandas recorrentes.

Você pode utilizá-la, por exemplo, para combinar prazos, explicar tarefas a serem executadas e desenvolver cronogramas. 

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Comunicação síncrona: vantagens e desvantagens

Como é possível perceber, há situações mais propícias para a utilização de cada uma das duas modalidades de comunicação aqui tratadas. 

A partir da análise das vantagens e desvantagens de cada uma delas, você pode estabelecer qual é o mais adequado para as situações comunicacionais do seu negócio.

Vamos ver, então, as principais vantagens da comunicação síncrona:

  • Interações mais profundas entre os diferentes componentes das equipes e entre as equipes e os gestores, independentemente dos contatos serem presenciais ou mediados;
  • A exposição de argumentos e o brainstorming funcionam mais eficientemente nos debates ao vivo e as discussões tornam-se mais proveitosas; 
  • Como o fluxo não é interrompido até que se chegue a um acordo ou conclusão, a produtividade tende a aumentar.

Mas também há desvantagens envolvidas nesse modelo comunicacional, como por exemplo:

  • O desvio de foco pode ocorrer quando é necessário interromper o fluxo de uma atividade urgente ou de grande relevância para participar de uma reunião;
  • O trabalho remoto permite às empresas a contratação de colaboradores capacitados independentemente de sua localização física. Porém pode haver uma dificuldade no estabelecimento dos horários para as reuniões por conta dos fusos horários variados;
  • Problemas técnicos podem atrasar o andamento dos projetos. Quando uma reunião por streaming é interrompida porque a tecnologia falhou, se o problema demorar a ser resolvido, ela precisará ser reprogramada. 

Comunicação assíncrona: vantagens e desvantagens

Vejamos agora os prós e os contras da comunicação assíncrona, começando pelos prós: 

  • Quando não há uma pressão para o envio de respostas imediatas diante do recebimento de uma mensagem, ganha-se em em flexibilidade, concentração e qualidade das respostas elaboradas;
  • A empresa pode integrar colaboradores espalhados ao redor do mundo e os fusos horários diferentes não representarão grandes problemas;
  • A qualidade das interações e, consequentemente, os resultados dos projetos tendem a melhorar;
  • A gestão do conhecimento e a troca de informações são facilitadas;
  • As rotinas dos colaboradores tornam-se mais flexíveis e eles ganham em qualidade de vida.

Por outro lado, as desvantagens da comunicação assíncrona são as seguintes:

  • Dificuldade de identificação das ações que precisam ser colocadas em prática imediatamente, o que pode representar uma queda na produtividade;
  • Necessidade de elaboração de mensagens mais detalhadas para que as informações não se percam e os planos sejam cumpridos;
  • Sensação de isolamento e dificuldade de lidar com situações que necessitam de um retorno imediato. 

Qual é o modelo ideal?

Como foi possível inferir ao longo dos tópicos acima, os modelos de comunicação síncrona e assíncrona podem ser utilizados de acordo com o tipo de demanda.

O ideal é que a sua comunicação interna se baseie em um misto dos dois modelos, pois tudo depende do contexto.

Em alguns casos, a comunicação síncrona é mais favorável para que o interlocutor compreenda inteiramente a mensagem que está sendo emitida.

Em outras situações, porém, pode haver um foco na necessidade de registro ou de um planejamento minucioso do conteúdo da mensagem, o que sugere uma comunicação assíncrona. 

O importante é que considerando todas as situações comunicacionais da sua empresa, o resultado seja sempre uma comunicação assertiva

Para garantir que haja assertividade em qualquer comunicação síncrona e assíncrona nas rotinas do seu negócio, acesse também nosso artigo sobre comunicação assertiva. Boa leitura!

Gamificação para Atendimento

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