Checkout Transparente: como usar no seu negócio

O checkout transparente é um dos aspectos mais importantes quando falamos em e-commerces, no entanto, nem toda loja virtual utiliza o recurso e conhece o assunto. 

Importante para a decisão de fechar a compra, esse tipo de checkout é usado ao final da jornada de compra do cliente, no momento de realizar o pagamento. 

Essa é uma das etapas mais relevantes no ciclo de vendas de uma empresa, e o uso do checkout transparente oferece uma série de vantagens para o negócio — desde a agilidade até uma maior confiança com a compra pelo consumidor final. 

Quer conhecer mais sobre o checkout transparente e como ele pode aumentar as suas conversões? Então, continue a leitura e descubra! 

Afinal, o que é checkout transparente?

A palavra “checkout” em tradução para o português significa “saída”. No universo do e-commerce, essa palavra passou a definir o passo final de uma compra online.

Em geral, o checkout de uma loja online começa logo no carrinho, quando o usuário coloca os itens desejados ali, faz seu cadastro pessoal, inclui um endereço de entrega e, por fim, realiza o pagamento. 

E o que é o checkout transparente? Nada mais do que permitir que o cliente faça todo esse processo, cada uma das etapas, diretamente no próprio e-commerce, sem ser redirecionado para outros sites no momento de finalizar a compra.

Certamente você já passou pela experiência de fazer uma compra virtual e, na hora de pagar, acabar caindo em um site terceiro para informar os dados do seu cartão ou emitir um boleto, por exemplo.

Isso é chamado checkout padrão, onde, ao caminhar para o pagamento, o usuário é transferido para um site externo de um intermediador para concluir o pedido. 

O uso do checkout “tradicional”, apesar de ainda ser muito usado, não é o mais indicado. Afinal, entre tantos casos de golpes atualmente, pode causar desconfiança no usuário pelo fato de continuar a compra em outro site. 

Além disso, marcas que não investem em um checkout de pagamento transparente podem ter um número de carrinhos abandonados muito maior, pois, além da questão da confiabilidade, o processo extenso pode levar à desistência da compra. 

Por que é tão importante inserir o checkout transparente?

Pode parecer irrelevante, mas o momento do checkout é um dos pilares mais relevantes e responsáveis pelo aumento ou diminuição da taxa de conversão de qualquer loja virtual.

Isso significa que dar uma atenção especial para esse processo pode render para a empresa bons resultados de vendas. Além de melhorar consideravelmente a percepção dos consumidores quanto a sua empresa.

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Portanto, se o abandono de carrinho é uma situação recorrente em seu e-commerce, talvez seja hora de investir em um checkout transparente, pois, em muitos casos, a falta de praticidade e transparência pode fazer com que o cliente desista.

O ideal é que esse processo seja o mais fácil possível para que o cliente possa finalizar a sua compra sem empecilhos e de forma mais ágil. 

Assim, não acontece uma quebra de fluxo de atendimento e compra, ou seja, não irá existir uma mudança no processo, permitindo que o cliente continue no mesmo site em que escolheu os produtos ou serviços desde o começo.

3 vantagens do checkout transparente para o seu negócio

Tornar a etapa de realização do pagamento mais prática e ágil é uma das principais vantagens do checkout transparente, mas existem outros benefícios da implantação desse recurso na sua empresa. Confira a seguir!

Melhora a credibilidade da marca

Passar confiança para o consumidor é um dos pontos fundamentais que uma empresa precisa ter para prosperar. 

A falta de segurança também é um fator importante que pode levar a desistência de uma compra. Por isso, um site que oferece selos, certificados e o checkout transparente aumenta sua credibilidade, além de deixar o cliente mais confortável durante toda a jornada de compra.

Nesse sentido, o checkout transparente melhora a credibilidade da marca porque evita abertura de outras abas para a transação final, além de sempre exibir um resumo do pedido de forma simples e objetiva.

Aumenta a qualidade da experiência de compra

Desenvolver métodos para melhorar a experiência do cliente é uma ação muito importante para diferenciar a sua empresa e, claro, gerar mais vendas. 

Um passo importante para isso é entregar para o consumidor um fluxo de compra intuitivo, seguro e rápido. 

O checkout transparente facilita esse processo ao otimizar as etapas, o que torna o pagamento mais simples e eficiente.

Aumenta as taxas de conversão

Ao oferecer uma boa experiência de compra pautada principalmente pela agilidade e segurança, a tendência é que os índices de desistência da compra e abandono de carrinhos diminuam, o que, consequentemente, gera um aumento nas taxas de conversão da sua empresa. 

Dessa forma, o uso do checkout transparente contribui diretamente para a potencialização das vendas e até mesmo para a fidelização dos consumidores

Aplicativo Projetos

Como implementar um checkout transparente? 

O checkout transparente é implementado em um e-commerce via API de checkout que é disponibilizado por empresas de pagamento virtual, como PagSeguro, Mercado Pago e tantas outras.

A API (Application Programming Interface) é uma solução tecnológica que visa determinar a interface de um sistema virtual e, com isso, define uma série de integrações no e-commerce. 

Outro ponto importante do recurso de checkout transparente é o aprimoramento da comunicação da empresa a partir dessa funcionalidade. 

Isso acontece devido a otimização de toda a jornada de compra que não consiste apenas no ato do pedido em si, mas também do relacionamento com o cliente em potencial. 

Pensando nisso, a tecnologia da API pode também ser usada para intensificar esse vínculo com o usuário a partir da instalação de chatbot na página de checkout. A ferrementa pode funcionar como um FAQ, um suporte para solucionar possíveis dúvidas sobre a etapa de compras. 

Investir em recursos que melhorem a jornada de compra do cliente é sem dúvida um dos passos principais para se ter uma loja virtual com boas taxas de vendas. 

Também é importante focar no aperfeiçoamento do contato com o consumidor, focando na experiência do cliente. 

Para isso, é preciso trabalhar com técnicas e estratégias eficientes de atendimento ao consumidor em todos os níveis, desde a primeira interação até o pós-venda, em busca da sua fidelização. 

Quer saber como fortalecer o relacionamento e melhorar a experiência do seu cliente em cada uma dessas fases? Então, aproveite para conhecer mais sobre atendimento omnichannel em nosso conteúdo completo. Confira!

Por Fabio Teles em 22/12/2021