Se você acompanha nosso blog e as notícias do mundo da tecnologia, já conhece o conceito de ChatGPT e sabe que a ferramenta da OpenAI teve suas primeiras versões disponibilizadas para o público a partir do fim de 2022.
A proposta é de que o recurso seja aprimorado continuamente e de forma acelerada. E o resultado dos esforços nesse sentido já deu origem ao ChatGPT 4.0, lançado recentemente.
A nova versão mantém as principais funcionalidades para as quais a ferramenta foi criada, como a automatização de rotinas e a realização de tarefas de classificação.
Além disso, as consultas à toda a Web em busca de respostas assertivas para comandos específicos continua sendo a principal habilidade do ChatGPT 4.0.
Porém, a ferramenta passou por uma evolução e, no caso das respostas com base nos dados disponíveis na Web, houve um significativo aumento da assertividade.
O ChatGPT 4.0 foi lançado em março de 2023 e, por enquanto, está sendo disponibilizado apenas para assinantes da versão paga da ferramenta, o ChatGPT Plus.
Se você está surpreso com a rápida evolução da ferramenta e deseja utilizá-la para otimizar tarefas em sua empresa, continue a leitura.
Nos próximos tópicos, vamos explicar quais são as principais diferenças do ChatGPT 4.0 em relação à versão anterior.
O ChatGPT 4.0 gera textos em mais idiomas
Este é um dos pontos de maior dedicação para os pesquisadores da OpenAI, pois o inglês continua sendo o idioma em que é possível obter maior precisão nas respostas do ChatGPT.
Porém, o ChatGPT 4.0 já apresenta uma evolução significativa no que diz respeito aos idiomas que consegue compreender.
A nova versão, além de gerar textos em mais de 100 línguas, consegue compreender com precisão até 26 idiomas.
A expectativa é que essa habilidade evolua cada vez mais, aumentando não apenas a quantidade de línguas compreendidas, mas a precisão das respostas em cada uma delas.
O ChatGPT 4.0 é ótimo nas respostas a questões de múltipla escolha
A precisão das respostas obtidas também é um ponto alto do ChatGPT 4.0, que consegue obter bons resultados em questões de múltipla escolha.
A OpenAI, como forma de teste e treinamento, solicitou tanto ao ChatGPT 3.0 quanto ao ChatGPT 4.0 que respondessem a um conjunto de questões de múltipla escolha chamado benchmark MMLU.
Esse grupo engloba um total de 14 mil questões divididas em 57 assuntos no idioma inglês, que, como vimos, é o mais compreensível e interpretável pelo ChatGPT.
O resultado foi que, enquanto o ChatGPT 3.0 obteve 70.1% de acertos, o ChatGPT 4.0 teve um desempenho de 85.5% no teste.
Outro teste feito pela empresa foi a avaliação do desempenho das duas versões mais recentes do ChatGPT na resposta a exames criados para humanos, englobando também diferentes assuntos.
Ao responderem às questões do SAT, um exame estadunidense similar ao Enem, o ChatGPT 4.0 obteve 90% de acertos e a versão anterior, 85%.
Já em outro exame utilizado para mensurar o desempenho dos estudantes do ensino médio em economia, o AP Macroeconomics, o ChatGPT 4.0 obteve nada menos que 100% de aproveitamento enquanto a versão anterior obteve apenas 30% de acertos.
O ChatGPT 4.0 não é facilmente enganado
A ideia de “enganar” a inteligência artificial é uma espécie de teste aplicado por diversos usuários que buscam desafiar as capacidades do ChatGPT.
Na versão 3.0, isso pode ser feito com certa facilidade quando, por exemplo, o usuário envia comandos que convencem o ChatGPT de que sua resposta está errada.
Outro procedimento que estava ocorrendo com frequência em versões anteriores é a utilização de diferentes artifícios para que o ChatGPT gerasse conteúdos não permitidos.
Na versão 4.0 esse tipo de “driblagem” do algoritmo tornou-se mais difícil, já que a tecnologia foi treinada com os próprios comandos maliciosos enviados pelos usuários.
O resultado é que, enquanto o ChatGPT 3.0 tinha uma eficiência de apenas 40% ao barrar conteúdos não permitidos, o ChatGPT 4.0 conta com uma eficiência de 82%.
O ChatGPT 4.0 é capaz de interpretar imagens
Este é um dos pontos de maior destaque da evolução do ChatGPT 4.0, pois a versão anterior era capaz de gerar e compreender apenas textos.
Na nova versão da ferramenta, é possível enviar imagens para que a inteligência artificial as processe e forneça informações em texto.
Embora o ChatGPT 4.0 ainda não seja capaz de gerar imagens próprias, a possibilidade de interpretar imagens enviadas a ele representa uma enorme evolução.
É possível, por exemplo, pedir que o chatbot descreva com detalhes o que está visível em uma imagem.
Outro teste aplicado com sucesso por usuários é a solicitação de possíveis produtos dos itens presentes na imagem como quando, por exemplo, o usuário envia a foto dos ingredientes que ele tem disponíveis e solicita receitas de alimentos que podem ser feitos com esses ingredientes.
O ChatGPT 4.0 tem uma memória maior
Uma das principais características do ChatGPT é o desenvolvimento de interações contextualizadas. Isso significa que, dentro de uma interação, a ferramenta é capaz de lembrar de respostas e comandos dados anteriormente.
Na versão 4.0 a quantidade de palavras que podem ser lembradas pela ferramenta é de até 64 mil palavras, enquanto a versão anterior lembrava apenas de 8 mil palavras.
Isso significa que o ChatGPT 4.0 é capaz de realizar diversas tarefas a partir do processamento de documentos e arquivos bem maiores.
Além disso, ele também é capaz de retomar eventos ou situações que foram citados muito anteriormente no chat.
O ChatGPT 4.0 processa mais palavras
Um dos pontos de melhoria mais citados por usuários das versões anteriores do ChatGPT era a limitação do número de palavras que a ferramenta conseguia processar a 3 mil.
Assim, arquivos maiores não poderiam ser computados pelo sistema. Mas esse problema foi sanado com o ChatGPT 4.0.
A nova versão da inteligência artificial é capaz de processar até 25 mil palavras, possibilitando que textos bem mais longos possam ser interpretados.
Isso facilita, por exemplo, a pesquisa de determinados dados dentro de documentos internos de uma empresa e a elaboração de resumos com as principais ideias contidas em um texto.
O ChatGPT 4.0 adota diferentes personalidades
O ChatGPT é capaz de adotar uma personalidade específica durante uma conversa, para se adequar melhor às necessidades dos usuários.
Isso significa que você pode, por exemplo, pedir ao ChatGPT que se comporte como um cliente com objeções à sua oferta ou como um especialista em determinado assunto.
Esse tipo de comando já era atendido na versão anterior, mas funcionava de maneira superficial apenas como sugestão de uma personalidade padrão a ser adotada.
Concluindo
Diante da constante evolução do ChatGPT há também uma ampliação das possibilidades de utilização da ferramenta em negócios dos mais diversos segmentos.
Ao adotar o ChatGPT 4.0 você integra sofisticação ao seu negócio, possibilitando um aprimoramento de tarefas constante, já que estamos falando de uma ferramenta inteligente.
Ele pode ser aplicado à elaboração de relatórios, interpretação de dados, agilização do atendimento ao cliente, pesquisas em diferentes contextos, entre tantas outras possibilidades. Se você quer contar com as ferramentas certas para otimizar seus processos e obter ótimos níveis de satisfação dos clientes, experimente a Desk Manager e utilize a plataforma de maneira eficiente para aproveitar todos os diferenciais do ChatGPT 4.0.