...

Acesso remoto: conheça hoje os 10 benefícios dessa tecnologia11 min read

Você, provavelmente, já presenciou situações, ou pelo menos ouviu falar, em que computadores foram acessados à distância para resolução de algum problema. Essa não é uma prática de hacker, é o acesso remoto.

O acesso remoto é uma tecnologia que tem sido amplamente disseminada entre as empresas, principalmente pelo ramo de Tecnologia da Informação.

Os benefícios do acesso remoto fazem com que essa tecnologia seja adotada não somente em momentos específicos, mas como modelo de trabalho dentro das organizações.

Você conhece o acesso remoto? Sabe quais são os benefícios que essa tecnologia pode trazer para a sua empresa?

Continue a leitura, se informe sobre o assunto e não perca a oportunidade de começar a implementar o acesso remoto na sua empresa o mais rápido possível.

O que é acesso remoto?

O acesso remoto é uma tecnologia que permite que um servidor seja acessado por um computador que não está presente fisicamente no mesmo ambiente, não sendo conectado, portanto, à rede.

Dessa forma, é possível se conectar a um computador, desde que ele esteja ligado, não importa onde você esteja. Dentro do suporte técnico, o acesso remoto se mostra, hoje em dia, como essencial para o desenvolvimento de um serviço de qualidade.

Isso porque essa tecnologia te possibilita executar diversas tarefas e prestar o suporte necessário ao usuário final mesmo com a distância física.

O acesso remoto, na prática, é a tecnologia que possibilita que e-mails e outros arquivos corporativos sejam acessados fora do local trabalho, assim como o compartilhamento de tela.

Aprenda como o acesso remoto funciona

O acesso remoto, como comentamos, é uma conexão à distância. Para que essa conexão seja possível, se faz necessário alguns elementos imprescindíveis.

De modo geral, para que o acesso remoto aconteça, utiliza-se uma Rede Privada Virtual, cuja sigla correspondente em inglês é VPN.

A VPN pode ser entendida como um “túnel” dentro da internet que é responsável por estabelecer uma conexão direta entre o computador utilizado e o servidor de destino.

Assim, informações importantes podem ser acessadas com a segurança devida possibilitando o acesso a dados sem interferência de administradores de outras redes.

Para realizar a criação de uma VPN, é necessário fazê-lo através de softwares. A utilização do acesso remoto tem sido tão crescente nas empresas atuais que programas para VPN possuem versões para Android e IOS.

Com o programa para criação da VPN, basta, através de um número, acessar a máquina desejada.

Dentro do ambiente corporativo, as utilidades do acesso remoto são diversas. Logo a seguir discutiremos sobre as principais para que você tenha conhecimento dos benefícios dessa tecnologia.

Os benefícios do acesso remoto

A realização de um trabalho remoto irá possibilitar um suporte técnico ágil e eficaz para a sua empresa.

Contudo, esse é apenas uma das características desse modelo de trabalho que beneficia a sua empresa. Existem outras diversas que irão contribuir para potencializar os resultados do seu negócio.

Confira logo a seguir quais são esses benefícios.

Mobilidade

A mobilidade é um dos principais, e primeiros, fatores a serem destacados ao falarmos sobre acesso remoto.

Com essa tecnologia é possível acessar determinado computador a quilômetros de distância. Não é necessário estar presente fisicamente no mesmo local que o equipamento de destino e, dessa forma, é possível contar com alta mobilidade geográfica na utilização do acesso remoto.

Redução de custos

De maneira geral, os custos envolvidos na sua operação serão reduzidos significamente.

Antes, sem o acesso remoto, era necessário o deslocamento que desprendia o uso de recursos para que acontecesse.

Com o uso dessa tecnologia, esse deslocamento não é mais necessário. Assim, economiza-se financeiramente, visto que não há mais necessidade de arcar com os custos de deslocamento dos seus analistas de suporte, por exemplo.

Otimização de tempo

Como já comentamos, o acesso remoto possibilitará que um suporte técnico ágil e eficaz seja prestado.

Como o deslocamento dos colaboradores não é mais necessário, a economia feita não é apenas financeira, mas também de tempo.

É muito mais fácil prestar um suporte remoto do que ter que se deslocar até o usuário final para que tal suporte ocorra.

Assim, os seus analistas de suporte podem prestar mais atendimentos em um mesmo dia sempre que necessário.

Produtividade

Como consequência de todos os benefícios que já citamos acima, a produtividade da sua equipe é elevada.

É possível, através do acesso remoto, trabalhar com todo o seu aparato de costume (sua máquina, seus arquivos e dispositivos) sem sair do mesmo ambiente.

A economia de recursos e tempo advindas do uso do acesso remoto fazem com que a equipe, como um todo, se torne mais produtiva.

Há mais tempo, e melhores condições, para executar mais e com uma qualidade ainda maior.

Flexibilidade

Além dos benefícios que já destacamos até o momento, podemos falar da flexibilidade que o acesso remoto traz ao trabalho desenvolvido.

Nesse sentido, destacamos não apenas a flexibilidade que o analista de suporte, ou qualquer outro colaborador, poderá ter para realizar o seu trabalho, mas também a flexibilidade que ele terá para conciliar o seu trabalho com o cliente.

É possível, por meio do acesso remoto, trabalhar de maneira alinhada com a disponibilidade de horários que o cliente possui.

Assim, o serviço prestado será realizado em um momento em que o cliente tem a possibilidade de se envolver mais com o que está acontecendo.

Como consequência, o analista ou técnico de suporte irá criar uma aproximação com o cliente que ocasionará em uma satisfação com o serviço muito maior.

Motivação da equipe

O conjunto de todos os benefícios do acesso remoto não poderia resultar em outra coisa: motivação dos colaboradores.

Com o acesso remoto, os analistas de suporte terão mais liberdade para executar o trabalho da maneira que preferem.

Assim, a satisfação com o próprio trabalho será garantida e, como consequência, resultados cada vez maiores serão atingidos com o trabalho de toda a equipe.

Melhores métricas

O acesso remoto, como já vimos, traz mais dinamicidade ao trabalho dentro de qualquer empresa.

Dessa forma, um dos principais benefícios desse tipo de serviço é a melhoria das métricas do seu suporte.

O que acontece é que o acesso remoto possibilita, por exemplo, diagnósticos rápidos e eficazes de maneira a facilitar a resolução de problemas.

As soluções aplicadas poderão reduzir o tempo de gerenciamento e de execução dos casos, diminuindo a frustração de usuários e clientes.

O acesso remoto, ao possibilitar a realização apenas de procedimentos necessários, evita que técnicos inexperientes sejam enviados até os usuários.

Sendo assim, as métricas do seu suporte indicarão processos e resultados cada vez melhores. Tudo devido à utilização e prática do acesso remoto como modelo de trabalho.

Maior segurança

Muitas pessoas se sentem inseguras com o acesso remoto; acreditam que, ao utilizar essa forma de trabalho, suas informações e dados importantes estarão desprotegidos.

Contudo, o que acontece com o acesso remoto é justamente ao contrário.

O acesso remoto, como mencionamos no início do nosso artigo de hoje, é feito através de uma VPN.

A VPN, Rede Privada Virtual em português, conta com recursos, da mesma forma que em uma rede convencional, que irão barrar qualquer ataque de agentes danosos ao computador.

Nesse sentido, os protocolos de segurança utilizados em uma VPN garantem igual proteção aos seus dados, e à movimentação dos mesmos, como em uma rede convencional.

Por esse motivo, não há necessidade de desconfiar da segurança do acesso remoto. Se esse era um motivo que o fazia ficar em dúvida a respeito do uso do acesso remoto, não há necessidade de se apegar à essa questão. O acesso remoto traz até mesmo maior segurança, visto que a conexão estabelecida entre as máquinas é completamente privada.

Uso de diferentes dispositivos

Outro benefício que o acesso remoto possibilita à sua empresa é o uso de diferentes dispositivos.

Não há necessidade de usar, sempre, o computador como dispositivo para acesso de outro computador.

Caso seja preciso, é possível realizar o acesso remoto através, até mesmo, de tablets e smartphones.

O acesso remoto possibilita que colaboradores tenham acesso a documentos e arquivos importantes sem mesmo estarem dentro da empresa.

Essa possibilidade traz ainda mais autonomia aos colaboradores dentro da empresa, que possuem acesso facilitado aos documentos que precisam para realizar as suas tarefas.

Assim, todo o trabalho desempenhado pode ser dinamizado diante do uso dessa ferramenta do acesso remoto.

Como benefício teremos, mais uma vez, o aumento da satisfação e disposição dos colaboradores em realizarem as suas atividades e, também, aumento da produtividade dentro do ambiente de trabalho.

Satisfação do cliente

Como já deixamos claro em outros momentos, o acesso remoto irá, sem dúvidas, influenciar positivamente na satisfação do cliente.

Através do trabalho ágil realizado, os clientes da sua empresa terão seus problemas solucionados com prontidão e praticidade.

O controle de uma máquina à distância faz com que o trabalho seja realizado quase que no mesmo momento em que é solicitado.

Dessa forma, o cliente, ou usuário de TI, não precisa esperar para que o técnico de suporte se desloque até o seu local para realizar o atendimento.

O atendimento, e todo o processo, é então automatizado, gerando benefícios que agregam valor ao serviço que é prestado.

Diante desse cenário, a satisfação do cliente é garantida.

Esse, com certeza, é um dos grandes motivos que fazem o acesso remoto ser uma prática que deve ser implementada na sua empresa o quanto antes.

Otimização dos processos

Por último, queremos destacar a otimização dos processos possibilitada por meio do acesso remoto.

Por exemplo, quando a equipe trabalha com o acesso remoto, não há necessidade de fazer cópias de documentos, visto que todo o processo é realizado em tempo real.

Como consequência pode-se observar o seguinte:

  • Redução das preocupações da equipe;
  • Maior efetividade no trabalho diário;
  • Garantia da integridade dos arquivos;
  • Menor quantidade de erros devido à falta de atualizações dos documentos;
  • Maior integração da equipe.

O acesso remoto é uma implementação relativamente simples de ser feita que traz grandes benefícios para a empresa que adere a tal modelo de trabalho.

O trabalho e atendimento à distância pode ser exatamente o que falta para a sua empresa alavancar e ter resultados cada vez melhores.

A liberdade que o acesso remoto possibilita é satisfatória e auxilia na construção de um ambiente em que as pessoas se sentem à vontade para trabalhar.

Contudo, precisamos ressaltar que o acesso remoto não exclui a obrigatoriedade de um bom atendimento.

A relação entre esses dois elementos é mútua; se existe acesso remoto, é preciso existir um bom atendimento.

O usuário final, muitas vezes leigo em questões tecnológicas, precisa se sentir seguro com o serviço prestado, ainda mais sendo feito à distância.

É necessário que, durante o atendimento, a sua equipe de TI repasse confiança e credibilidade para os usuários.

Nesse sentido, o atendimento de excelência é inegável.

A equipe de TI, ou seja, os analistas que forem prestar o suporte técnico para o usuário de TI precisam ter em mente que o atendimento remoto é tão, senão mais, importante quanto o atendimento presencial.

Por esse motivo, a sua equipe precisa ser capacitada tecnicamente, para que o suporte seja realizado de maneira eficaz, mas não podemos esquecer da capacitação em atendimento.

Os analistas de suporte precisam oferecer um atendimento de qualidade que transmita segurança aos usuários de TI e clientes da sua empresa.

Nesse sentido, é dever da empresa prestar essa capacitação em atendimento, mas como em indicadores, se o atendimento não for acompanhado, não for gerenciado, não adiantará de nada.

Assim, destacamos então a importância de capacitar a sua equipe e também de gerenciá-la rumo a um atendimento cada vez melhor.

Aproveite todos os benefícios que o acesso remoto pode trazer à sua empresa e busque maneiras de aprimorar o atendimento prestado a cada dia. A Desk Manager possui um conteúdo disponibilizado gratuitamente para te auxiliar no processo de gerenciamento de equipes de atendimento. Não deixe de conferir! Basta clicar aqui.

CTA-DM-1-5

Compartilhe

Posts relacionados

Seu processo de vendas está desorganizado e suas receitas futuras são imprevisíveis?..

No cenário competitivo da atualidade, a inovação se tornou essencial para o..

Entender como prospectar clientes de maneira eficaz permite identificar oportunidades, estabelecer contato..

Entenda ainda hoje o que é LTV e como calcular essa métrica..
Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.