Se você, enquanto gestor, já conhece a importância do marketing para a saúde do seu negócio, mas, ao mesmo tempo, não dispõe de muitos recursos financeiros para investir nesta área, o WhatsApp marketing pode ser seu grande aliado.
Em tempos de crise, os dois grandes diferenciais do aplicativo são ser gratuito e ter um grande potencial para chegar ao público-alvo das organizações.
Tudo que você precisa é conhecer os seus clientes em potencial, seguir algumas boas práticas, ter um smartphone disponível e acesso à internet.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados em todo o mundo e, por ser adotado como principal ferramenta de comunicação por todos os tipos de público, foi se consolidando como um canal de comunicação também para as empresas.
Isso sem falar em seu papel significativo quando o objetivo é proporcionar ao cliente uma experiência omnichannel.
Dentro desse contexto, é possível utilizar o WhatsApp como um recurso de marketing, e não só para enviar ao cliente mensagens com informações sobre novidades ou promoções.
Por outro lado, devido ao fácil acesso, muitas empresas acabam utilizando o WhatsApp sem os cuidados necessários para garantir sua eficácia.
Nos tópicos seguintes, além de explicarmos o que é o WhatsApp marketing, vamos dar algumas dicas de boas práticas na utilização desta ferramenta e de como implementar seu uso para a divulgação e venda dos seus produtos ou serviços.
O que é WhatsApp marketing?
A ideia de utilizar o WhatsApp como ferramenta de marketing surgiu devido ao grande número de usuários do aplicativo.
O alcance da ferramenta é tão grande que podemos dizer que, seja quem for o seu cliente ou o seu público-alvo, é muito provável que ele seja um usuário do WhatsApp.
E é claro que as empresas precisam dispor das ferramentas usadas pelos seus clientes, disponibilizando canais com os quais os clientes estejam familiarizados.
Se seu cliente é um usuário rotineiro deste aplicativo, é muito provável que você consiga falar diretamente com ele por meio do mesmo.
Ou seja, aí está uma grande oportunidade de negócio. Com o WhatsApp marketing as empresas podem vender, se comunicar e estabelecer um relacionamento com os clientes.
Mas é preciso que essa comunicação seja assertiva para que você não acabe atrapalhando o dia a dia do seu possível cliente.
No tópico seguinte, vamos enumerar uma lista de boas práticas para você não errar ao utilizar o WhatsApp como ferramenta de marketing.
Boas práticas para utilização do WhatsApp marketing
Tenha em mente que, ao utilizar o WhatsApp marketing, você deve encontrar o equilíbrio entre a informalidade característica do aplicativo e o posicionamento adequado para sua empresa de acordo com a imagem que você deseja transmitir.
Veja a seguir algumas dicas de boas práticas que vão te ajudar a fugir dos erros.
Mantenha o foco nos desejos do cliente
O objetivo da utilização do WhatsApp para falar com o cliente é propor a solução para alguma necessidade ou desejo dele.
Clientes em potencial gostam da facilidade do atendimento via WhatsApp mas acabam insatisfeitos quando são bombardeados com inúmeras mensagens, fotos e vídeos que só fazem exaltar a sua empresa.
Mensagens sem nenhum potencial de efeito prático para o cliente devem ser evitadas. Portanto, cuidado com o “narcisismo empresarial”.
Não seja invasivo
Não faça do WhatsApp marketing a versão on-line daquele vendedor ou profissional de telemarketing insistente que quer vender a todo custo e não presta atenção às falas do cliente.
Cuidado com o excesso de conteúdos enviados. Você não precisa enviar todo o seu catálogo de serviços repetidamente ao cliente.
Envie conteúdos que sejam interessantes para ele e somente em momentos estratégicos ou o número de sua empresa correrá grandes riscos de ser bloqueado. E nem preciso falar que para que você não envie mensagens sem a permissão dele, né?
Responda a todas as mensagens
O pior erro quando sua empresa adota e divulga o WhatsApp como um canal de atendimento é responder somente às mensagens que você considera que resultarão em vendas imediatas.
É preciso ser atencioso com todas as pessoas que entrarem em contato, mesmo que você precise dar uma resposta negativa.
Se o cliente está perguntando por um produto que está em falta ou se ele quer tirar uma dúvida sobre a qual você não tem certeza, nada disso é desculpa para deixá-lo sem resposta. Muito menos se a mensagem for uma crítica à empresa.
Responda a todas as mensagens que receber procurando ser o mais claro e atencioso possível.
Com uma mensagem ignorada sua empresa corre o risco de ser vista como “aquela que não responde aos clientes”.
Envie os conteúdos em horários adequados
Você pode utilizar o WhatsApp para conversar com pessoas próximas em horários muito variados, mas, quando estiver representando a empresa, o horário comercial é sagrado.
Essa regra é boa tanto para você quanto para o cliente: ele não sente que seu tempo de descanso está sendo invadido e você estabelece horários adequados de atendimento.
Se você envia mensagens em horários inadequados subentende-se que caso receba mensagens à noite ou no fim de semana você vai respondê-las.
Então, o horário comercial é a solução perfeita, porque o cliente já fica sabendo que será atendido naquele período e você não corre o risco de ser o chato que atrapalha o descanso dele.
Utilize uma conta de WhatsApp comercial
Não misture sua estratégia de marketing online com suas mensagens pessoais. O WhatsApp comercial também é gratuito e oferece diferenciais que podem ajudar no reconhecimento de sua empresa.
Além disso, com o crescimento dos negócios você pode precisar de ajuda para realizar os atendimentos e as ações de marketing via WhatsApp e isso será muito complicado se o número que todos os clientes tiverem for o seu contato pessoal.
Planejar é preciso
O planejamento é necessário em todos os segmentos dos negócios e na área do marketing não é diferente.
No caso do WhatsApp marketing, comece pensando como você deseja que seja o posicionamento da marca na plataforma.
Em seguida, defina os conteúdos que serão enviados. Pense na produção de conteúdos que gerem valor para o cliente.
Defina também o período ideal do dia para o envio das mensagens e o horário de atendimento.
Por fim, pense nas oportunidades em que você vai enviar as mensagens, como, por exemplo, em caso de novidades e promoções, além dos sorteios, que podem gerar muito engajamento.
Implementando o WhatsApp marketing na sua empresa
Ainda que o planejamento estratégico seja fundamental para obter bons resultados com o uso do marketing via Whatsapp, este não é um recurso que demanda tempo para sua implantação.
Seguindo as dicas de boas práticas e tendo uma estratégia traçada, você já pode começar a utilizar a ferramenta.
A seguir, vamos enumerar alguns dos melhores usos do aplicativo para você começar a colocar seus planos em prática.
- Envio de promoções e novidades: É uma das estratégias mais utilizadas. Para não ser invasivo, crie mecanismos em que o próprio cliente possa fazer um cadastro informando que deseja receber as mensagens.
- Fechamento de vendas: Muito atrelada à estratégia anterior. É natural que o cliente receba as informações sobre promoções e queira fechar negócio. Por que não fazê-lo pelo próprio aplicativo?
- Prestação de serviços: Se você é um prestador de serviços, pode pensar em consultorias via WhatsApp, com a possibilidade de tirar dúvidas ou até oferecer um atendimento mais completo com hora marcada.
- Identificação e posicionamento da empresa: Utilize a logomarca da empresa na foto de perfil e aproveite os recursos do WhatsApp comercial para divulgar seus produtos, colocar o link para o seu site e a localização da sua sede.
- Estreitamento do relacionamento com o cliente: Aproveite a informalidade do Whatsapp para prestar um atendimento de excelência e personalizado. Isso é fundamental para a fidelização.
- Envio de conteúdos de valor: Envie notícias e outros conteúdos que estejam ligados ao seu segmento de negócios e que podem ser interessantes para o cliente.
- Compartilhamento de conteúdo viral na medida certa: Produza conteúdos criativos e envie aos clientes. Isso pode gerar impacto e engajamento. Mas não exagere, pois os virais podem perder o potencial quando enviados com muita frequência.
- Envio de links: Além de evitar que o smartphone do cliente fique lotado com o envio de muitos conteúdos que precisam ser baixados, você gera tráfego para o seu site.
- Criação de grupos: Quando, além da interação com a empresa, é possível que os próprios clientes se ajudem mutuamente, os grupos de WhatsApp podem ser uma boa ideia.
- Geração de engajamento: Planeje sorteios e concursos que chamem a atenção dos clientes e estimulem sua participação.
- Pesquisas de opinião e satisfação: Pergunte aos clientes se eles estão satisfeitos com o atendimento da sua empresa, quais melhorias eles sugerem e receba críticas e sugestões.
Considerações finais
Deu para perceber as muitas possibilidades que você pode explorar utilizando o WhatsApp em suas estratégias de marketing.
Basta prestar atenção às boas práticas e às oportunidades que forem surgindo, já que a área do marketing é muito fluida e pode ser atrelada a outros segmentos.
Agora que você conhece o potencial do WhatsApp marketing, deve manter-se atualizado e se aprofundando também em outras tendências estratégicas da área, como a gamificação no atendimento. Se esse é um assunto do seu interesse, baixe nosso e-book e saiba mais.