Se a sua empresa está em busca de melhores resultados, então está na hora de começar a investir em automação.
Apontada pelo SEBRAE como uma boa prática de gestão, a automação empresarial oferece uma série de benefícios à sua empresa, com impactos diretos na produtividade da sua equipe, na sua taxa de conversão de vendas e, é claro, na gestão financeira da sua empresa.
Quer saber o que é automação empresarial e como ela pode ajudar a sua empresa? Então vem com a gente!
Vamos começar pelo começo:
Afinal, o que é a automação empresarial?
Como o próprio nome "automação" já indica, trata-se de tornar "automáticos" ou mecanizados determinados processos da sua empresa, através do emprego de softwares especializados em automação empresarial.
Isso é possível porque esse modelo de software trabalha de forma inteligente, conectando e integrando os dados de diversos departamentos da sua empresa.
Dessa forma, tarefas mais simples e rotineiras como o controle de estoques e a emissão de orçamentos a potenciais clientes podem ser feitas de forma basicamente autônoma pelo sistema, sempre com base nos parâmetros e configurações estabelecidos pela sua equipe.
No caso dos estoques, por exemplo, o software de automação empresarial é capaz de "entender" a venda realizada em seu PDV e automaticamente atualizar o status de volume de itens de cada produto em estoque.
Dessa forma, a sua gestão pode trabalhar sempre com números atualizados em tempo real, e evitar complicações no fechamento da venda e entrega do produto.
Ainda é possível ir além: o software de automação empresarial pode ser configurado de forma a entrar em contato com fornecedores preestabelecidos e agendar a reposição de itens quando um determinado patamar mínimo de cada item em estoque for alcançado. Assim, a sua empresa evita desabastecimento por falha humana no controle de estoques.
No caso dos orçamentos, o seu software de automação empresarial pode ser configurado de forma a gerar esse documento de forma muito mais simples. Basta cadastrar previamente os itens ou serviços oferecidos pela sua empresa, com um breve descritivo, o valor unitário e outras informações que julgar relevante incluir na proposta comercial enviada ao cliente.
Pronto! Com um par de cliques, a sua equipe economiza um tempo precioso, que poderá ser empregado em outras funções que necessitem do olhar humano.
Quais processos podem ser automatizados?
Há uma infinidade de procedimentos internos que podem ser otimizados pelo recurso à automação empresarial. A seguir você confere alguns deles:
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Automação do atendimento: quando se trata de resolver um problema ou insatisfação reportado pelo cliente, agilidade é peça fundamental para garantir a manutenção do relacionamento com esse consumidor e a preservação da sua marca! Daí a importância dos softwares de automação no atendimento ao cliente: eles tornam a sua empresa mais acessível, reduzem o seu tempo de resposta e agilizando a solução para o cliente.
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Um bom exemplo é o próprio Desk Manager, no qual é possível gerenciar os chamados abertos definindo prioridades, distribuir tarefas para a equipe acompanhando a qualidade e a satisfação do cliente com o atendimento recebido, se comunicar diretamente com o cliente por chat e muito, muito mais – tudo com a facilidade e rapidez que a sua empresa precisa!
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Automação comercial: o foco de uma solução de automação comercial é descomplicar os processos internos da sua empresa na hora de converter e finalizar uma venda. Isso inclui todos os procedimentos relacionados à gestão de estoques, à emissão de orçamentos, à conversão da venda em si, à emissão de boletos e NF-es. Para além da agilidade na resposta ao cliente, o que aumenta as chances de conversão, os softwares de automação comercial garantem ainda que os dados utilizados para gestão financeira da sua empresa estarão não apenas corretos, mas 100% atualizados. A emissão de relatórios gerenciais é outra funcionalidade de destaque, facilitando o processo decisório na sua empresa.
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Automação da gestão do cliente: mais conhecidos como CRMs, os softwares de automação com foco na gestão do relacionamento com o cliente permitem acompanhar cada etapa da interação do seu lead ou potencial consumidor com a marca. O software vai ajudar a identificar padrões de consumo e interação, automatizando o contato por e-mail e potencializando as suas possibilidades de conversão.
Quais os benefícios da automação para a sua empresa?
Para começar, o recurso à automação empresarial permite reduzir a incidência de erros na gestão causados pelo célebre "fator humano," além de padronizar os procedimentos de ação da sua equipe, sendo assim um fator determinante para um aumento na qualidade da sua operação.
Além disso, um maior controle sobre todos os dados fundamentais da empresa é possível com o recurso a esse tipo de software: as finanças da empresa são muito mais claramente controladas, os estoques são acompanhados com firmeza e todas as interações com os clientes são muito mais rápidas e diretas.
A automação ajuda ainda a sua equipe a direcionar melhor o tempo gasto na empresa: o foco deixa de ser a burocracia e a papelada, e passa a ser aquilo que realmente importa na hora de manter a sua empresa a pleno vapor — o cliente.
Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios da automação empresarial, conta para gente qual a sua maior dificuldade em automatizar seu negócio!