Por Fabio Teles em 14/05/2021

WhatsApp Pay: tudo o que você precisa saber sobre essa novidade

Você já imaginou fazer ou receber um pagamento direto em uma conversa pelo WhatsApp? Pois saiba que com o WhatsApp Pay isso pode ser uma realidade.

A nova função do aplicativo de mensagens instantâneas está dando o que falar. O WhatsApp Pay, é um sistema de pagamento no app que funciona como uma carteira digital integrada ao seu banco. Você pode enviar ou receber dinheiro, sem precisar sair de uma conversa.

Se você ainda não sabe como o WhatsApp Pay opera, descubra as principais informações sobre a nova proposta do aplicativo seguindo esta leitura!

Afinal, o que é WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay ou WhatsApp Pagamentos, em português, é a nova funcionalidade do WhatsApp que permite realizar transferências de dinheiro dentro do aplicativo de mensagem.

Lançado no início de maio, o recurso está sendo liberado gradualmente para os usuários, e ainda promete melhorias e atualizações.

O grande objetivo do WhatsApp Pay é aumentar o tempo de uso do aplicativo, disponibilizando a função para que ninguém precise sair de uma conversa para fazer pagamentos.

Do ponto de vista empresarial, o recurso pode contribuir no aumento das vendas, já que otimizaria a jornada de compra do consumidor.

Mas as organizações ainda terão que esperar para aproveitar a ferramenta, já que o sistema de pagamento, até o momento, só está liberado para as pessoas físicas.

Como funciona o novo sistema de pagamento?

Até o momento, segundo as informações oficiais, o WhatsApp Pay não cobra taxas para o envio ou recebimento de recursos financeiros entre pessoas físicas.  Quanto à negociação para que o pagamento seja liberado para lojistas, já foi dado início ao processo junto ao Banco Central do Brasil.

A expectativa é que o recurso seja disponibilizado ainda este ano para os empreendedores. Porém, o WhatsApp ainda não afirmou se o serviço terá custos nesta modalidade.

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

Por enquanto, as informações existentes sobre o uso do WhatsApp Pay são:

  • Movimentação diária de até R$ 1.000 por usuário;
  • Limite diário de 20 transferências por usuário;
  • Limite mensal de R$ 5.000 para cada tipo de operação (recebimento ou envio);
  • Transações processadas pela Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros.

Além disso, o usuário precisa ter conta em banco para utilizar a nova função, pois só é possível fazer transferências através dos cartões de débito, pré-pagos ou múltiplos (para utilizar apenas a função débito), das bandeiras Visa e Mastercard.

Os bancos participantes do WhatsApp Pay são:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • Banco Bradesco;
  • Banco Itaú;
  • Banco Unibanco;
  • Banco Nubank;
  • Mercado Pago;
  • Next;
  • Sicredi.

Como habilitar o WhatsApp Pay em minha conta?

Como foi dito, a liberação do recurso será gradual entre os usuários do app de mensagens. Por isso, para começar a utilizar o WhatsApp Pay, é necessário que a função esteja disponível para o seu aparelho.

Verifique na loja de aplicativos do seu celular se há alguma atualização disponível. Se sim, basta seguir os seguintes passos para habilitá-la:

  1. Entre em “Configurações” no app e procure a opção “Pagamentos”;
  2. Abra sua conta no Facebook Pay, serviço de carteira digital do Facebook;
  3. Crie uma senha forte, de seis dígitos, e guarde-a. Ela será usada para permitir todas as transações pelo WhatsApp Pay;
  4. Preencha as informações pessoais solicitadas pelo app;
  5. Cadastre o seu cartão de débito, pré-pago ou múltiplo, para usar o recurso.

Após o cadastro, você precisa ficar atento ao procedimento de liberação do seu banco. Caso o uso do WhatsApp Pay seja autorizado pela operadora do seu cartão, o pagamento direto pelo app estará disponível.

Como realizar ou receber pagamentos pelo WhatsApp?

Com o WhatsApp Pay ativo para realizar pagamentos dentro do app, você deve seguir o mesmo processo usado para enviar anexos de fotos, documentos ou vídeos.

Em aparelhos com sistema operacional Android, clique no ícone “clipe de papel”. Já em iOs, acesse o símbolo “+” e escolha a opção “Pagamento”.

Depois, basta informar o valor que será enviado e escrever uma mensagem, caso seja necessário. Ao clicar em pagar, o WhatsApp irá solicitar a senha cadastrada no Facebook Pay.

O envio aparecerá na conversa como uma mensagem enviada, e o destinatário deve aceitar o pagamento para que o dinheiro caia em sua conta.

Como o WhatsApp Pay pode ajudar a aumentar as vendas da minha empresa?

Segundo a edição de 2020 da pesquisa Panorama Mobile Time, 99% dos celulares com operação no Brasil possuem o WhatsApp instalado.

Isso significa que o aplicativo faz parte do dia a dia de muitas pessoas que poderiam, facilmente, se tornar clientes em potencial da sua marca.

O uso do aplicativo em sua versão Business já é uma realidade para muitas empresas, que aproveitam a variante focada nas necessidades empresariais para alcançar mais consumidores, realizar atendimento e negociar vendas.

Entre os inúmeros benefícios, apenas a oportunidade de concluir uma venda dentro do app é o que falta para torná-lo um dos meios de comunicação empresarial de maior potencial.

Aplicativo Chat

O lançamento do WhatsApp Pay, porém, ainda não solucionou a questão. Realizar ou receber pagamentos pelo aplicativo ainda não são opções para os negócios.

Quando o recurso estiver disponível, conforme os planos do Facebook ainda durante este ano, a expectativa é que o WhatsApp Pay possa:

  • Otimizar a jornada de compra do consumidor;
  • Acelerar o processo de venda;
  • Facilitar negociações;
  • Aprimorar o suporte ao consumidor;
  • Melhorar a experiência do cliente.

Muitas são as vantagens, não é? Agora resta esperar que a funcionalidade esteja disponível também para pessoas jurídicas, facilitando o atendimento e, claro, as vendas e ganhos das empresas.

Agora que você entendeu o que é WhatsApp Pay e como funciona o novo sistema de pagamento que promete revolucionar a compra online, leia o nosso conteúdo sobre o WhatsApp Comercial e aprenda a utilizar a ferramenta, na prática.

Assim, quando a funcionalidade estiver liberada para as empresas, sua marca saberá exatamente o que fazer para potencializar as vendas por meio do app de mensagens.

Por Fabio Teles em 14/05/2021