Normalmente, a maior preocupação dos altos executivos da empresa é com a área financeira. Entende-se que haja esta prioridade em termos de gestão estratégica, no entanto, deve-se esclarecer que ela não pode alienar as outras. Ou seja, para que uma empresa funcione bem e cresça ao longo dos anos é imprescindível que todos os setores sejam cuidadosamente planejados e que estes planos sejam revisados periodicamente.
Um dos setores da empresa que pode dar muitas dores de cabeça caso não seja bem estruturado é o de recursos humanos. Você, empresário ou gestor de empresa deve saber que todo recurso é esgotável e limitado, sendo assim, a sua utilização precisa ser otimizada a fim de reservar bons resultados. Isto quer dizer que as pessoas precisam ser valorizadas para que possam entregar um bom desempenho e estar comprometidas com o alcance dos objetivos organizacionais.
A questão aqui é encontrar formas de motivar o seu pessoal e deixá-los felizes por trabalhar na organização. Você pode pensar que hoje em dia, esta é uma tarefa bem complexa, visto a grande quantidade de empresas que há no mercado. Contudo, se observar mais atentamente perceberá que “quantidade não é qualidade” e que ter um cuidado a mais com os funcionários traz excelentes resultados para a organização.
Uma parceria que dá certo
Contar com colaboradores felizes e engajados é um grande passo para quem pretende manter uma clientela fixa e também aumentar a rentabilidade da empresa, isto porque, o bom ambiente e convivência destes funcionários influenciam diretamente a maneira como o atendimento ao cliente é realizado. O clima organizacional positivo, leve e sem brigas, permite que as pessoas possam desenvolver de forma plena as suas habilidades, assim, os funcionários que tenham contato com os consumidores oferecerão um atendimento mais efetivo e cordial.
Em termos de atendimento, todas as etapas de venda de produtos ou serviços precisam contar com pessoas dedicadas e motivadas. Muitas vezes esta motivação é dada por recompensas pecuniárias. Embora, obviamente esta não seja a única forma de recompensar e motivar as pessoas por conta de um serviço bem prestado, ela é fundamental para que as pessoas percebam claramente o valor do seu trabalho. Além desta maneira de motivar os colaboradores, você poderá estimular uma boa atuação por meio de folgas adicionais, brindes para o “funcionário do mês”, enfim, associe o seu conhecimento em gestão de pessoas à criatividade.
É claro que uma boa relação e uma convivência pacífica entre os funcionários e os gestores gera cumplicidade, uma vez que os colaboradores percebem que estão amparados e seguros no seu cargo.
Você gestor, se deseja passar segurança aos seus funcionários, o que também causa a felicidade e agrega qualidade de vida, precisa conversar claramente com eles, expressando quão importante é manter uma relação de confiança e realizar o trabalho com empenho e dedicação.
Desenvolva as capacidades do seu funcionário
Se você deseja manter seus funcionários felizes para que eles entreguem um atendimento excepcional, precisa considerar a realização de treinamentos. Muitas vezes, os funcionários querem oferecer todo o seu potencial, só que não possuem as ferramentas necessárias para potencializar os resultados. Esta melhora no desempenho geralmente está atrelada à cursos de aperfeiçoamento, treinamentos, workshops, enfim, atividades que ofereçam novos aprendizados.
Um treinamento eficaz colabora no desenvolvimento de um atendimento pré e pós venda muito mais efetivo, rende bons frutos econômicos, já que as pessoas sentem-se mais motivadas à adquirir os produtos ou serviços e permite que os seus colaboradores conheçam mais acerca do negócio.
Além dos treinamentos e cursos rápidos, algo a ser considerado é a necessidade de uma ferramenta que permita reunir todos os dados passados nas capacitações em um sistema, assim, as informações ficam à disposição das pessoas. Uma opção que está conquistando cada vez mais empresas e gestores é a Desk Manager, uma ferramenta completa que é especializada na gestão do atendimento.
Como a Desk Manager pode contribuir na felicidade dos meus funcionários?
A Desk Manager oferece a Base de Conhecimento. Este recurso permite o cadastro dos procedimentos da rotina de trabalho, deixando o seu dia-a-dia menos complicado. Além disso, você pode restringir o número de pessoas que tem acesso à base, desta forma, as informações continuarão seguras.
Esta ferramenta é completa, ela também é uma ótima alternativa para deixar os seus funcionários felizes, uma vez que disponibiliza uma série de funções como organizar o atendimento de campo dos analistas, cria senhas de forma automática evitando esperas, possibilita o upload de cadastros de clientes, entre outras diversas vantagens que conferem à ferramenta a condição de ser a mais eficiente do mercado.
Invista na Desk Manager e descubra um recurso fantástico para motivar a produção. Descomplique suas tarefas e as dos seus funcionários!