Por Bruno Sancar em 15/12/2021

SMS Marketing: como utilizar na sua estratégia

Você sabe como funciona o SMS Marketing? Já pensou em utilizar esse canal em sua empresa? 

Pare para pensar quantas horas por dia você fica com o celular em mãos. Certamente, você não é o único: cada vez mais, o smartphone se torna indispensável para a rotina da maioria das pessoas.

Exatamente por esse motivo, somado às diversas funcionalidades que oferece, é cada vez mais difícil encontrar alguém que não esteja conectado. 

Nesse cenário, as redes sociais são líderes quando o assunto é retenção de usuários. E, por essa razão, a maioria das marcas prefere investir nesses canais como a principal estratégia de comunicação. 

O que pode ser uma surpresa para muitas pessoas, no entanto, é que o SMS, atualmente ignorado por várias empresas, pode ser um canal estratégico, útil e muito versátil, possibilitando seu uso nas mais diversas ações de comunicação.  

Neste artigo você vai entender mais sobre marketing via SMS e como implementá-lo de maneira eficiente nas estratégias do seu negócio. Boa leitura!

Afinal, o que é SMS Marketing?

O SMS, sigla para Short Message Service, é um canal criado nos anos 90 para facilitar o envio de mensagens curtas de forma rápida pelo celular. 

Com o avanço da web e principalmente das redes sociais, a ferramenta acabou perdendo espaço para aplicativos, mas ainda hoje consegue ser muito eficiente para estratégias de marketing corporativo, principalmente pela sua excelente taxa de cobertura.

O SMS Marketing se baseia no uso das mensagens de texto para informar e divulgar determinados produtos e serviços para os clientes.

Assim, é possível realizar disparos simultâneos de diversas mensagens para apresentar ofertas e novidades da empresa. 

Claro, essa comunicação também pode ser realizada por outros meios. No entanto, o SMS possui suas vantagens. Entre as principais, podemos elencar a notificação (o que pode ser ocultado em aplicativos) e a possibilidade de manter contato com o cliente sem depender de uma conexão web.

Quais as vantagens de usar o SMS Marketing?

O SMS como ferramenta de marketing tem múltiplas vantagens. Entre elas, o fato de atingir muitas pessoas ao mesmo tempo, aumentando as chances de entrada da mensagem, é uma das mais benéficas.

Além disso, usar as mensagens de texto é uma das estratégias mais econômicas e de melhor taxa de abertura, já que a pessoa é notificada a cada novo recebimento.

O SMS pode, também, auxiliar no direcionamento das pessoas para outros canais da marca. Isso é muito útil para manter o relacionamento com o cliente em vários meios diferentes. 

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

Abaixo, veja outras vantagens de investir nessa estratégia: 

Eficiência na entrega

Como já mencionamos, o SMS tem uma taxa de abertura muito grande, e esse valor pode chegar a 98%. 

Isso acontece porque é alto o número de pessoas com telefones móveis, ou seja, aptas para receberem as mensagens.

Também é importante lembrar outro fator que conta muito a favor do canal: a velocidade com que o conteúdo chega ao destinatário, que só leva cerca de 90 segundos. 

Essas informações nos mostram o potencial de impacto que o serviço pode oferecer para uma estratégia eficiente.

Alta probabilidade de conversão e vendas

Como consequência da boa taxa de entrega, as chances de conversão e vendas com o SMS são muito maiores

Por isso, o canal é muito usado para ações que oferecem, por exemplo, descontos ou condições especiais para determinados produtos e serviços. 

Facilidade para usar o serviço de mensagens

Outro ponto interessante do marketing por SMS é a sua praticidade. 

Na hora de ativá-lo não é preciso fazer isso diretamente a partir de um outro celular. Os envios são feitos com uma plataforma de SMS marketing específica e de manuseio simples. 

Isso significa que esses envios podem ser feitos em grande quantidade de forma automatizada e até mesmo personalizada

Como usar o SMS Marketing na sua empresa?

É fundamental ter um conhecimento adequado sobre o canal para conseguir definir as melhores maneiras de implementá-lo no seu negócio e gerar bons resultados. A seguir, veja nossas principais dicas.

Tenha o seu público alvo bem definido

O passo mais básico dessa implementação é conhecer para quem a campanha está sendo feita. 

Conhecer a persona do seu negócio é essencial porque é a partir dessa informação que você irá definir uma abordagem para aquele grupo em específico que a marca quer atingir.

Saiba deixar a comunicação o mais objetiva possível

Lembre-se que o SMS, assim como o Twitter anos atrás, conta com, no máximo, 140 caracteres

Manter uma comunicação objetiva é necessária para aumentar ainda mais as chances de conversão e até mesmo fidelidade a longo prazo. 

Com pouco espaço para trabalhar a mensagem, é indispensável investir em um bom copy para criar uma mensagem atrativa e que chame atenção dos clientes. 

Registre sua empresa como remetente na mensagem

Antes de fazer os disparos das mensagens de SMS, observe se o nome da sua empresa consta no espaço de quem enviou os torpedos. 

Isso faz com que a ação tenha mais credibilidade, além de aproximar mais a empresa do público alvo. Experimente inserir o nome da sua marca também no conteúdo da mensagem para reforçar sua imagem na cabeça do leitor.

E-book o Guia completo do Pós-Vendas

É preciso ter no conteúdo algo que direcione as pessoas para o canal desejado pela empresa. No caso do SMS Marketing, insira links para que o público clique e seja levado para o próximo passo desejado. 

Acompanhe seus resultados das ações

Não adianta realizar a campanha e não monitorar os índices obtidos com ela. Analisar  o retorno é essencial até mesmo para servir como base para outras ideias de estratégias que utilizam o SMS. 

Além de tudo isso, experimente implementar diferentes estratégias para impactar seu cliente! É possível usar o SMS Marketing para divulgar ofertas, exibir cupons, apresentar lançamentos, convidar para eventos do negócio, realizar pesquisa de satisfação do cliente e muito mais! 

As oportunidades são infinitas, o que só comprova que o SMS Marketing pode ser um tesouro para a comunicação de uma empresa, atuando em todas as etapas de vendas (desde a prospecção até o importante pós venda).

Essa última fase da jornada do cliente, em específico, é fundamental para estabelecer o relacionamento e trabalhar a fidelização do consumidor. 

Não sabe como fazer? Então, leia o artigo “Pós-vendas: o que é e como utilizá-lo para fidelizar clientes e saiba como aumentar a retenção de clientes em sua empresa. 

Por Bruno Sancar em 15/12/2021