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Metodologia OKR: o que é, benefícios e exemplos6 min read

Se sua empresa não sabe como definir metas, engajar os colaboradores para alcançar os objetivos e, principalmente, mensurá-los, chegou a hora de conhecer a metodologia OKR para mudar esse cenário.

O planejamento é o ponto de partida para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, todos sabem que programar e planejar ações e estratégias são indispensáveis para ter sucesso no meio corporativo. 

Infelizmente, é um fato que muitos negócios não se preocupam o quanto deveriam com esses aspectos, muitas vezes ainda baseando todo o direcionamento da empresa apenas na busca de lucro e receita. 

Essa visão, no entanto, impede que o maior objetivo de qualquer negócio se concretize: o crescimento da organização

Afinal, só é possível chegar a novas e mais altas posições quando há metas claras e mensuráveis, além de um planejamento que visa sua expansão.

É pensando nisso que a metodologia OKR vem cada vez mais sendo inserida em diversas empresas, uma vez que ela permite a criação de uma gestão mais eficiente baseada em metas e objetivos reais de curto prazo

A seguir, veja o que é essa metodologia, quais seus principais benefícios e como implementá-la em seu negócio.

O que é metodologia OKR?

OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results, o que no português significa “objetivos e resultados chave”. 

A metodologia busca proporcionar uma melhor gestão para definir metas e desenvolver alinhamentos da empresa, tudo isso a partir de resultados viáveis.

Criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, a metodologia ficou mesmo conhecida quando foi implementada pelo Google a partir de 1999. 

O OKR pode ser utilizado por diversos negócios independentemente do seu porte.

A principal diferença entre essa metodologia e os métodos tradicionais de gestão é sua versatilidade, além de os OKRs serem, em geral, definidos, avaliados e reavaliados muitas vezes em um período trimestral. 

Quais os benefícios da metodologia OKR?

Agora que você sabe o que é o OKR, deve estar se perguntando quais os principais benefícios do uso da metodologia em sua empresa, certo? 

A seguir,  confira a nossa lista com as maiores vantagens dessa metodologia.

Aplicativo Gamificação

Maior foco e disciplina nas equipes

Quando as metas são melhor planejadas e distribuídas, consequentemente existe uma redução em termos de números, mas um aumento no foco e esforço das equipes diante de um melhor planejamento da empresa. 

Otimização do tempo para definição de metas

Como a metodologia OKR é muito prática, outra vantagem é a economia de tempo na hora de definir metas e traçar os próximos objetivos da empresa. 

Facilidade em lidar com imprevistos

A partir da definição de metas com prazos mais curtos é possível também realizar ajustes e adaptações mais rápidas quando necessário. 

Mais liberdade e autonomia para o colaborador

O uso de OKRs trabalha também com o senso de autonomia e responsabilidade por parte das equipes. Afinal, cada um se torna responsável por seus próprios objetivos no setor a partir de critérios que são transparentes e claros para toda a organização.

Definição de metas mais escaláveis

Com a cultura de criação de objetivos mais flexíveis é possível também se ter definições de metas mais desafiadoras e de alto retorno para o negócio.

Mas, afinal, como funciona a metodologia OKR?

O próprio nome do método é bem objetivo ao explicá-lo, basicamente: criar objetivos (objectives) que possam ser mensurados (key results).  

Para que a metodologia tenha os resultados desejáveis, no entanto, é fundamental que sejam estabelecidas metas e objetivos claros, de curto prazo de duração. Por isso, geralmente a mensuração acontece com uma periodicidade trimestral. 

É importante deixar claro não apenas a meta que será alcançada, o objetivo, mas também de que forma se chegará a ela e como será medida

Nesse caso, o resultado chave é justamente de que forma esse objetivo será medido, criando assim uma meta real e não apenas um achismo sem pretensão. 

Os objetivos, portanto, são definições marcantes daquilo que sua empresa deseja realizar.  Eles precisam ser diretos, curtos e muito inspiradores. 

É fundamental que o objetivo seja capaz de envolver e motivar a equipe de colaboradores. 

Já os resultados chave (também muito conhecidos apenas como key results) são as métricas que possibilitam que você mensure o desenvolvimento destes objetivos previamente definidos. 

Para cada um deles, o ideal é que se estabeleça um grupo de três a cinco resultados mais centralizados. 

É imprescindível que os key results sejam quantitativos e mensuráveis, logo, pense também em números na hora de definir essas métricas!

Como implementar a metodologia OKR em 6 passos?

Apesar de muito simples e prática, é importante que, ao incorporar a metodologia OKR nas organizações, seja realizado um processo de estruturação fundamentado a partir de alguns passos principais. Confira quais são eles!

1. Trabalhe com objetivos específicos

Quanto mais direto e objetivo for a definição do que a empresa almeja alcançar, mais os colaboradores se sentirão alinhados e motivados para a realização dessas metas.

2. Crie metas ambiciosas, mas alcançáveis

Ainda no tópico de metas, é fundamental que elas sejam capazes de inspirar e despertar na equipe a vontade de alcançá-las. Na metodologia OKR a motivação é a engrenagem principal para melhores índices de desempenho

3. Determine prazos curtos

Um ponto importante dos OKRs é justamente a agilidade com que as metas são tratadas, ou seja, você deve trabalhar com o senso de urgência incentivando a rapidez na entrega.

4. Promova a transparência nas informações

Outro pilar da metodologia OKR é a transparência na definição de objetivos e metas, assim como no compartilhamento de resultados com a equipe. 

Uma vez que a técnica visa muito a motivação e desempenho dos colaboradores, é importante que eles estejam inteirados das informações.

Nova call to action

5. Mensure constantemente os resultados

Faça uso de dados regularmente, além de incluir a cultura de feedback na rotina das equipes. Esse tipo de atitude aumenta o engajamento dos colaboradores e permite avaliações com poucos intervalos.

6. Mantenha o foco

O esforço coletivo deve ser reconhecido, mas também é preciso levar em consideração que o que determina o sucesso são os resultados atingidos a partir das métricas estabelecidas. Por isso, ter foco nas metas é muito importante!

Quer conhecer outra importante ferramenta de gerenciamento corporativo? Então leia o artigo “Receita Previsível: entendendo o conceito e aplicando” e conte com mais essa estratégia para alavancar os resultados do seu negócio. 

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