Por Fabio Teles em 21/01/2022

Metodologia Ágil: como utilizar na sua gestão de projetos

Toda organização busca por eficiência, qualidade e agilidade quando o assunto é entrega de projetos, certo? E a metodologia ágil pode ser o caminho para conquistar esse resultado. 

Oferecendo uma visão micro de cada etapa que o projeto possui, essas metodologias ajudam a otimizar as entregas, além de torná-las mais efetivas.

Alguns métodos,  como o Scrum e o Kanban, já são bastante utilizados dentro das empresas.

Prova disso é o levantamento feito na pesquisa PMI’s Pulse of the Profession, que constatou que 73% das organizações globais utilizam alguma metodologia ágil para gerenciar projetos.

Além disso, já existem metodologias específicas para diferentes áreas, como é o caso do XP, uma metodologia ágil focada no desenvolvimento de softwares

Para acompanhar esse movimento, a Desk Manager desenvolveu um app de gestão de projetos que permite aplicar a metodologia ágil direto da nossa plataforma. Demais, não é?

Por isso, se você ainda não sabe como essas metodologias podem ajudar na organização e eficiência da sua equipe ou quer saber mais sobre o nosso app, continue a leitura! 

Afinal, o que é uma metodologia ágil?

Antes de falarmos sobre o app de gestão de projetos do Desk Manager, vamos entender melhor o que é uma metodologia ágil? 

A metodologia ágil é um conjunto de métodos e técnicas que ajudam a otimizar a finalização e entrega de projetos

O objetivo é, basicamente, pegar o projeto macro e dividi-lo em pequenas demandas, estipulando prazos, responsáveis, etc., para garantir mais agilidade e melhorar a qualidade final da entrega. 

Em outras palavras, podemos dizer que é uma forma de controlar tarefas, mantendo o projeto em que está atuando mais organizado. 

As metodologias ágeis podem ajudar qualquer empresa, independentemente do seu porte. Afinal, toda empresa possui processos e, para crescer, é preciso estruturá-los. 

Dessa forma, a gestão de projetos pode ser implementada em todo setor, desde o RH (para gerir ações de endomarketing) ao time de desenvolvimento propriamente dito. 

No final, o principal objetivo de gerir um projeto a partir de uma metodologia ágil é melhorar a organização e gerir de forma mais próxima e detalhada aquela demanda

Por isso, um método ágil pode ser útil até mesmo para utilizar em projetos pessoais, pois ajuda a delimitar prazos, controlar o volume de demandas e definir uma ordem de prioridade.

Metodologia tradicional x ágil: qual a diferença? 

Hoje, é possível usar tanto a metodologia ágil quanto a tradicional para gerenciar um projeto. 

A escolha entre os dois tipos de metodologia é que o torna um modelo mais indicado para determinada empresa do que outra. Mas, para saber qual escolher, é preciso entender a diferença entre elas. 

Aplicativo Projetos

A seguir, veja o que difere a metodologia ágil da tradicional: 

Velocidade do processo

Enquanto a metodologia tradicional atua como uma cascata, ou seja, com etapas pré-definidas que devem ser realizadas em sequência, a metodologia ágil é mais flexível.

Ou seja, enquanto no modelo tradicional é comum que uma equipe comece a fazer sua parte, na ágil vemos o projeto ser destrinchado em pequenas entregas, muitas delas independentes de outras, tornando o fluxo e o andamento do projeto mais rápido.

Participação do cliente no processo

Em um projeto gerido por uma metodologia tradicional, há apenas uma entrega: a do projeto final. Por isso, além de levar mais tempo, normalmente o cliente só tem acesso ao projeto quando já está finalizado. 

Já em uma metodologia ágil, como o objetivo é transformar um grande projeto em miniprojetos, o cliente pode participar de cada uma das entregas parciais, oferecendo feedbacks e acompanhando os resultados. Isso evita retrabalho.

Melhorias contínuas

Exatamente por trabalhar com pequenas entregas, a metodologia ágil permite o aprimoramento contínuo do projeto

Diferente do que acontece no modelo tradicional, em que não há tantas possibilidades de testes. 

O impacto no resultado da entrega são projetos mais completos e eficientes, alinhados com a expectativa do cliente.

Interessante, não é? Você também pode ver algumas dicas de como gerenciar projetos de forma mais simples e eficiente com Rafael Bernardes e Fábio Teles, do Desk Manager:

https://www.facebook.com/watch/live/?ref=external&v=312995589773905

Algumas metodologias que você pode utilizar no gerenciamento de seus projetos são:

  • Scrum;
  • Kanban;
  • Extreme Programming (XP);
  • Ciclo PDCA;
  • Lean.

Além das metodologias, você também pode contar com ferramentas de gestão, como o App Projetos do Desk Manager, para acompanhar o andamento de projetos. Abaixo, veja como nosso aplicativo funciona! 

Conheça o App Projetos do Desk Manager 

Como vimos, as metodologias ágeis podem ser muito úteis na gestão de projetos. Mas, além de escolher a que melhor irá se adequar a sua realidade (projeto, time, etc), também é necessário pensar em como colocá-la em prática. 

Para isso, existem ferramentas digitais e analógicas que podem ajudar. Uma delas é o App Projetos do Desk Manager, um recurso desenvolvido para auxiliar a gestão de projetos de nossos clientes. 

Utilizando recursos da metodologia do Kanban, com a estrutura em quadros e colunas, é possível gerenciar etapas e fases do projeto dentro do nosso software. 

Ao criar um projeto no aplicativo, você pode incluir diversas informações úteis que vão ajudar sua equipe a se inteirar .

Você pode colocar, por exemplo:

  • Nome do projeto;
  • Descrição (briefing);
  • Cliente;
  • Previsão de horas de desenvolvimento;
  • Profissionais envolvidos;
  • Etapas;
  • Entre outros.

Além disso, a gestão pelo app é totalmente personalizável. 

Você pode incluir quais e quantas colunas forem necessárias para manter a organização do projeto, definir o acesso dos colaboradores que irão atuar nas demandas e diferenciar as tarefas por cores (seja por área, colaborador ou prioridade, por exemplo). 

Dessa forma, gerenciar projetos pode ser muito mais simples, não é? 

Abaixo, você pode conferir o Webinar do Desk Manager sobre gestão de projetos e conhecer a interface do nosso app, além de descobrir todos os recursos e possibilidades que ele oferece: 

Como pudemos ver, são muitos ganhos que uma metodologia ágil pode trazer para a gestão de um projeto.

Por isso, se você quer se beneficiar desse tipo de gerenciamento, aproveite o período de teste gratuito do Desk Manager para ver, na prática, como o App Projetos funciona. Experimente e veja como nossa ferramenta pode ajudar você a otimizar processos, gerenciar equipes e acompanhar o andamento de projetos. 

Por Fabio Teles em 21/01/2022