Já parou para pensar que o atendimento remoto pode trazer vários benefícios para o seu negócio? Usando o acesso remoto, chat, telefone e SMS para atender os clientes onde quer que eles estejam, é possível ganhar tempo na resolução de problemas e garantir a satisfação do cliente/usuário em poucos minutos, gastando menos tempo do que no formato tradicional, como visitas presenciais.
Se você ainda não conhece os benefícios do acesso remoto, dê uma olhada nestas cinco razões pelas quais você deve começar a oferecer este tipo de atendimento aos seus clientes.
Principais vantagens do atendimento remoto
1 – Garanta eficiência
No ritmo das cidades brasileiras, os atendentes e profissionais de suporte técnico não conseguem se dirigir a todos os clientes presencialmente sem que com isso precisem ocupar tempo no trânsito, enfrentar engarrafamentos e comprometer a agenda.
Em vez de gastar de quinze a trinta minutos de carro, por que não estabelecer uma conferência online? Assim, a empresa garante mais atendimentos em menos tempo, o que facilita a vida do cliente e melhora sua satisfação.
2 – Tenha um melhor custo-benefício
Ao fazer o atendimento remoto, a equipe não estará gastando combustível nem desgastando os veículos – aliás, não é preciso nem ter uma frota de veículos. Isso também significa menos chances de acidentes durante os deslocamentos (por isso as taxas de seguro mais baratas, por exemplo).
O atendimento remoto também pode salvar o seu orçamento de variadas formas. Por exemplo, os atendentes podem trabalhar de casa, com isso não utilizam equipamentos corporativos, diminuindo custos fixos como energia e água.
3 – Atenda vários clientes ao mesmo tempo com Multi-talking
Atendentes conectados online por meio de um chat, podem atender vários clientes ao mesmo tempo. Imagine, se cada um dos atendimentos leva uma hora para ser resolvido, seis horas de trabalho podem render muitos atendimentos, o que não aconteceria na interação presencial.
4 – Adapte as horas de trabalho
O atendimento remoto também permite que a empresa organize escalas de trabalho home office, que seriam impossíveis, ou muito difíceis de serem conseguidas no modo convencional. Um profissional pode trabalhar de casa no horário noturno, o que talvez seria difícil que ele fizesse se precisasse ir até a empresa. Além disso, o suporte remoto também permite trabalhar após o horário.
5 – Proporcione rapidez nas respostas aos clientes
A diferença entre entrar em seu carro e discar um número de telefone ou atender a um chamado por chat é gigantesca. Isto é especialmente verdadeiro quando se está lidando com urgências ou resoluções imediatas. Os clientes certamente apreciam os contatos e as respostas rápidas e isso se reflete também na imagem da empresa.
Além disso, existem clientes que simplesmente não querem que o atendente vá até suas casas ou empresas. Fazendo o trabalho remoto, é possível evitar este incômodo.
Conclusão
É preciso considerar que o atendimento remoto requer uma boa solução de service desk para gestão do trabalho e uma conexão de rede sólida. Também é preciso treinar os atendentes e medir a satisfação dos clientes com este formato de comunicação com a empresa.
As pessoas estão mais móveis, utilizando dispositivos como smartphones e tablets com aplicações das mais variadas formas. Isso significa que, além de tudo que aqui foi listado, a empresa acrescenta um verniz de inovação à sua imagem quando incorpora a mobilidade nos atendimentos.
Sua estratégia de relacionamento com o cliente inclui atendimento remoto? Que tal começar a refletir sobre isto?