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ITSM e Segurança da Informação: como proteger seu sistema8 min read

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A contratação de uma solução ITSM pode ser um divisor de águas quando se pensa na proteção de dados e sistemas nos serviços de TI, ou seja, ele tem muito a contribuir com a segurança da informação.

É claro que o ITSM não é um substituto para um programa robusto e abrangente de segurança cibernética. Você certamente vai precisar investir nesta área.

A segurança da informação é um campo em constante evolução que precisa de especialização para que a empresa consiga lidar com eventuais incidentes. 

Mas não há dúvidas de que o ITSM pode ser um componente importante na melhoria da cibersegurança de uma organização. 

Ao implementar boas práticas de ITSM, as empresas podem fortalecer seus processos e controles relacionados à segurança da informação.

Isso significa que um bom sistema ITSM pode ser um componente de uma estratégia mais ampla de segurança digital, que vai envolver profissionais e especialistas da área.

Nesse sentido, a colaboração entre equipes de ITSM e especialistas em segurança pode ajudar a fortalecer ainda mais as medidas de proteção cibernética.

Ao implementar processos e controles adequados, gerenciar incidentes e problemas de segurança, controlar acessos e privilégios, promover a conscientização e o treinamento, e monitorar e auditar a infraestrutura de TI, o ITSM contribui para fortalecer a postura de segurança cibernética de uma organização.

Nos próximos tópicos, vamos discorrer sobre algumas das principais maneiras pelas quais o ITSM pode ajudar na melhoria da segurança da informação em uma empresa.

Você ainda não tinha pensado nisso? Provavelmente os dois assuntos te interessam enquanto gestor: o bom gerenciamento dos serviços de TI e a segurança da informação.

Então continue a leitura para saber como o primeiro pode beneficiar a segunda. 

Como o ITSM ajuda na melhoria da segurança da informação?

Como vimos, as soluções ITSM não têm como propósito principal a promoção da segurança da informação.

Sua função é a de promover uma abordagem bem estruturada para o gerenciamento de serviços de TI em consonância com os objetivos e necessidades da empresa.

Mas, considerando que o ITSM se concentra no projeto, na entrega e na melhoria constante dos serviços de TI, a segurança da informação é um requisito necessário para que esta meta seja cumprida.

Sendo assim, ao implementar um sistema de ITSM, você não deve abrir mão dos investimentos em cibersegurança, mas sem dúvida estará contribuindo para a sua promoção.

O ITSM pode fornecer processos que colaboram ativamente para fortalecer a segurança da informação, como veremos em seguida.

Nos próximos tópicos, você confere as principais maneiras pelas quais uma boa solução ITSM vai ajudar a manter seus dados e sistemas protegidos.

Gestão de incidentes de segurança

O ITSM inclui processos para a gestão de incidentes, que também podem ser aplicados a incidentes de segurança da informação

Ao contratar esse tipo de solução, você passa a contar com um processo formalizado para relatar, registrar, investigar e responder a incidentes de segurança.

Isso vai ajudar a garantir uma resposta rápida e eficiente a ameaças em potencial, tornando a sua estratégia de segurança da informação mais completa e abrangente.

Gestão de mudanças controladas

A partir da implementação de processos de gerenciamento de mudanças, o ITSM ajuda a controlar e avaliar cada mudança nos sistemas e infraestruturas de TI. 

Isso significa, por exemplo, a possibilidade de uma avaliação dos impactos de segurança das mudanças propostas e a identificação de riscos potenciais.

Esse tipo de análise e descoberta vai criar as condições necessárias para a adoção de medidas de mitigação dos riscos mais preocupantes.

Gestão de problemas e análise de causa raiz

Você já deve ter inferido que o ITSM também envolve a gestão de problemas, incluindo a análise de causa raiz para identificar as causas fundamentais de incidentes e problemas recorrentes. 

Essas variáveis têm uma grande relevância para a cibersegurança, pois ajudam a identificar falhas no sistema, vulnerabilidades ou erros humanos que podem ser explorados por atores mal-intencionados.

Ou seja, mais uma vez temos uma demonstração clara da contribuição do ITSM para a promoção da segurança da informação.

Gestão de acesso e controle de privilégios

As soluções ITSM podem incluir processos que ajudem no gerenciamento de acessos dos usuários e no controle dos privilégios de acesso aos sistemas e dados

Isso está ligado à implementação de políticas de controle de acesso, autenticação forte e a revisão regular dos privilégios concedidos para minimizar riscos de violação de segurança.

Fica claro que a segurança da informação é um requisito essencial para que se promova um bom gerenciamento de serviços de TI.

Sendo assim, é inviável que as duas coisas sejam trabalhadas de forma isolada, e é por isso que o ITSM, em sua essência, já coopera diretamente com a segurança da informação.

Gestão de fornecedores e terceiros

Muitas empresas têm seus serviços de TI atrelados a fornecedores e parceiros terceirizados, o que pode parecer um empecilho para a gestão.

Mas o ITSM pode englobar processos para a avaliação de riscos de segurança desses fornecedores, bem como o estabelecimento de acordos contratuais e requisitos de segurança para garantir que eles sigam as melhores práticas de segurança.

Ou seja, independentemente da terceirização, o ITSM pode ser empregado em favor da proteção dos seus dados e sistemas.

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Treinamento e conscientização

O ITSM pode te ajudar a manter sua equipe consciente e engajada a partir da implementação de programas de treinamento em segurança da informação para todos os colaboradores.

Isso pode incluir, por exemplo, a educação sobre boas práticas de segurança, o reconhecimento de ameaças e as medidas de prevenção. 

É importante destacar que, tanto os aspectos técnicos quanto a conscientização e o treinamento são fundamentais para fortalecer a segurança cibernética em uma organização.

Monitoramento e auditoria

As ferramentas ITSM também podem incluir funcionalidades e processos ligados ao monitoramento e à auditoria da infraestrutura de TI da sua empresa.

Isso vai ajudar na identificação de atividades suspeitas, violações de segurança e ações potencialmente inseguras que estiverem sendo repetidas por algum componente da equipe.

A partir das informações obtidas com o monitoramento, você poderá identificar e responder rapidamente aos possíveis incidentes de segurança da informação.

Ganha destaque também a garantia da conformidade com as políticas de segurança pré-estabelecidas e com outras regras que a empresa deve seguir.

Gestão de riscos

Além da gestão de incidentes de segurança, a gestão de riscos é um processo fundamental para que a empresa evite as consequências de um ataque cibernético ou de um vazamento de dados de grandes proporções.

E o ITSM também pode incluir processos para identificar, avaliar e gerenciar os riscos de segurança da informação. 

Isso envolve a realização de avaliações de risco, a implementação de medidas de mitigação de risco e a definição de planos de contingência para lidar com possíveis incidentes de segurança.

Políticas e procedimentos de segurança

Sua empresa ainda não conta com uma política de segurança da informação formatada e consolidada? O ITSM pode ajudar.

Ele pode ser empregado para ajudar na definição e documentação dos procedimentos de segurança mais adequados para o seu negócio. 

Dessa forma, ele vai ajudar a estabelecer diretrizes claras sobre o uso aceitável dos seus ativos de TI, proteção de dados, gerenciamento de senhas, criptografia, entre outros aspectos.

Gestão de ativos de TI

Como citamos acima o uso adequado dos ativos de TI, é importante destacar também a contribuição do ITSM para a sua gestão. 

A partir do gerenciamento eficiente desses ativos a segurança da informação é favorecida, por exemplo, com a identificação e classificação dos ativos, o monitoramento de seu status de segurança, a implementação de controles adequados e a garantia de que os ativos sejam devidamente protegidos contra ameaças internas e externas.

Os aspectos citados acima são apenas algumas das formas pelas quais o ITSM coopera com a segurança da informação. 

A implementação eficaz de processos e de uma ferramenta eficiente de ITSM contribui para uma abordagem holística da segurança da informação dentro da empresa.

Uma ferramenta segura como a Desk Manager ajuda a proteger os ativos, minimizar riscos e garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e sistemas.

A Desk Manager é uma das ferramentas mais completas do mercado, que, além do Help Desk e Service Desk, pode ser empregada no seu gerenciamento de serviços de TI.

Ela conta com recursos como os controle de chamados, inventários, SLA, CMDB e controle de ponto, sendo a tecnologia ideal para a implementação de um ITSM equilibrado e promissor. Saiba mais sobre suas funcionalidades e contribuições para a segurança da informação acessando o artigo “Gerenciamento de serviços de TI: o Desk Manager como sua solução em ITSM”.

Até o próximo conteúdo.

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