Precisando produzir ou atualizar as estratégias de marketing de sua empresa, mas não sabe qual caminho escolher? O inbound e outbound marketing podem ser uma excelente alternativa.
Sabemos que um bom marketing deve conter abordagens chamativas e criativas, além de falar de maneira clara e direta com os clientes em potencial de uma marca. Mas também é necessário ter objetivo e estratégia.
No entanto, são muitas as abordagens e estratégias que você pode usar, e muitas vezes pode ser difícil compreender cada uma delas e escolher o melhor caminho a se seguir.
Para resolver essa questão, hoje vamos falar um pouco mais sobre dois grandes e universais conceitos de marketing que vão ajudar a alavancar os resultados da sua empresa em suas campanhas e projetos.
A seguir, veja a diferença entre inbound e outbound marketing, as principais informações sobre cada um e como cada conceito pode ser aplicado nas mais diversas estratégias. Vamos lá!
O que é inbound e outbound marketing?
De forma resumida, podemos entender que o inbound é o marketing de atração, em que a empresa coloca estratégias em prática para atrair o cliente.
Já o outbound marketing acontece quando é a empresa que vai atrás do cliente, uma abordagem ativa que não espera pelo interesse genuíno do consumidor.
Assim, o outbound marketing pode ser compreendido como o modelo que busca alcançar os consumidores e o público de forma proativa para, depois, fazê-los se interessar por um produto.
Sua abordagem é geralmente mais agressiva e direta, pensada na expectativa de que algumas pessoas acabem se interessando pelo que está sendo oferecido.
Por outro lado, o inbound marketing se concentra na criação e na distribuição de conteúdos e peças publicitárias que irão atrair potenciais consumidores.
Ao contrário do outbound, o inbound geralmente possui uma abordagem mais sutil, focada no relacionamento com o cliente e trabalha com resultados a longo prazo.
Preparamos um quadro comparativo para diferenciar essas duas estratégias de marketing:
Inbound Marketing | Outbound Marketing |
Conteúdo digital com viés mais informativo e direcionado para públicos específicos, escrito pensando em ajudar o cliente a solucionar uma dor e resolver problemas. | Conteúdo pensado para chamar a atenção dos clientes, focado em prospecção ativa e venda. |
Conteúdos em formatos mais interativos, como posts em redes sociais, assim como em blogs e sites. | Conteúdos passivos que muitas vezes não permite grandes interações. |
Mensagens personalizadas para um público específico e estratégia abrangente em diversos canais. | Comunicação pensada para grandes massas, sem foco em personalização. |
Como quaisquer outras abordagens e métodos de marketing, o inbound e outbound marketing também apresentam seus prós e contras.
Por isso, é indispensável que você conheça em detalhes cada uma delas para entender não apenas as diferenças entre o inbound e o outbound, mas também identificar em qual momento cada uma é mais estratégica para o seu negócio.
Benefícios do inbound marketing
Por se tratar de uma estratégia mais moderna, por assim dizer, o inbound está relacionado diretamente com a prospecção de clientes de maneira mais orgânica possível.
Entre seus maiores benefícios, podemos citar:
Marketing não invasivo
Uma estratégia de inbound marketing segue uma linha mais sutil, totalmente voltada para o público alvo e focada não apenas na divulgação de serviços ou produtos, mas principalmente em oferecer conteúdos úteis para a audiência, além de possibilitar que o consumidor opine diretamente sobre o conteúdo.
Contempla todo o funil de vendas
Por se tratar de um conceito que tem a produção e distribuição de conteúdo como sua base, o inbound marketing é uma estratégia que permite a contemplação de todas as etapas do funil de vendas.
Assim, é possível criar materiais que falem exatamente com o lead que está em cada fase, com conteúdos personalizados e estratégicos para fazê-lo caminhar pelo funil até chegar a conversão.
Alcance orgânico
Como o pilar base do inbound marketing é a criação de conteúdo, essa estratégia é especialmente interessante quando falamos em alcance orgânico.
Afinal, desde que o conteúdo não exija atualizações e alterações, com uma única produção sua empresa pode continuar atraindo potenciais clientes.
Principalmente para empresas que trabalham com marketing de conteúdo e blogs, o inbound pode trazer resultados excelentes.
Desafios do inbound marketing
Apesar de todas essas vantagens, no entanto, o inbound marketing também pode ser desafiante em alguns pontos para muitas empresas.
Como falamos em produção de conteúdo, será necessário investir em recursos e profissionais para manter esse fluxo de conteúdo sempre alimentado, além de fazer revisões no que já foi produzido e ainda está disponível nas redes sociais ou blog da empresa.
Afinal, pode ser que as necessidades dos consumidores mudem ou até que as informações se tornem ultrapassadas, por isso, é preciso ficar atento.
Benefícios do outbound marketing
Apesar de ser visto por muitos como ultrapassado, o outbound também apresenta diversos prós quando se fala na prospecção de clientes.
Em contraponto do inbound, o outbound possui maiores chances de atingir de forma eficaz possíveis clientes que não estão tão interessados em consumir conteúdos mais densos e longos.
Por isso, investir em propaganda direta, por exemplo, pode ser muito interessante em muitos casos e trazer muitos ganhos.
Além disso, as estratégias de outbound permitem resultados imediatos, uma vez que um anúncio bem estruturado e planejado pode gerar no consumidor o gatilho da urgência, fazendo com que ele realize uma compra ou tome outra ação sem pensar muito a respeito.
Assim, o outbound não deve ser descartado sob hipótese nenhuma, pois ainda existe um grande público para ele.
Potencialize as estratégias da sua empresa com o inbound e outbound marketing
Agora que você sabe o que é inbound e outbound, é muito importante frisar que sua empresa não precisa escolher apenas um caminho para seguir.
Na realidade, se bem utilizados, os conceitos podem se complementar para trazer ainda mais resultados nas divulgações de produtos e serviços, e no reconhecimento de marca.
Para isso, além de entender como funciona cada conceito e entender como eles podem ser adaptados para a realidade do seu negócio, existe outro ponto que deve ser colocado em destaque: o cliente.
A verdade é que nenhuma estratégia, mesmo a mais utilizada ou importante, se não for feita pensando no que o consumidor ideal precisa, de nada valerá.
Desse modo, agora que você sabe tudo sobre inbound e outbound marketing, chegou a hora de conhecer outro conceito muito importante para qualquer empresa: o customer centric.
Afinal, não existe nada mais poderoso do que colocar o cliente no centro de todas as estratégias de um negócio, não é?
Então, aproveite para saber tudo sobre esse conceito com nosso conteúdo. Leia: “Customer Centric: o que é e como usar essa estratégia nas empresas?” e veja como oferecer um serviço totalmente centrado no consumidor pode trazer grandes resultados para sua empresa.