Se você ainda não utiliza o ChatGPT nas rotinas do seu negócio, este pode ser o momento ideal para recorrer a esta promissora ferramenta de inteligência artificial para otimizar diversas tarefas, inclusive as relacionadas ao atendimento ao cliente.
Porém, não basta começar a utilizar o recurso de forma intuitiva. Lembre-se de que o ChatGPT é um chatbot com deep learning e, por isso, é preciso adotar algumas boas práticas para que ele realmente seja útil e seguro para a sua empresa.
Para começar é importante ter em mente que os comandos devem ser suficientemente claros e utilizados de forma estratégica.
Mas essa clareza não tem a ver com uma suposta simplicidade das sentenças para a obtenção de respostas precisas.
Pelo contrário, você vai precisar elaborar comandos mais longos e detalhados para obter um resultado específico, direcionado e personalizado.
Quando você elabora comandos generalistas, sem a devida intencionalidade, a ferramenta se torna bastante previsível e os resultados não são satisfatórios.
Além disso, é importante tomar outros cuidados como, por exemplo, os referentes aos direitos autorais e à segurança das suas informações.
Tendo sempre em mente que a ferramenta utiliza recursos de deep learning, você conseguirá direcionar sua implementação com base em boas práticas.
Nos tópicos seguintes, vamos falar sobre algumas dessas boas práticas que vão te ajudar a obter o máximo proveito do ChatGPT.
Continue a leitura!
Boas práticas na utilização do ChatGPT
Uma tarefa em que o ChatGPT é muito utilizado é a elaboração dos roteiros ou organogramas da comunicação com o cliente via chatbot com deep learning.
Mas ele também pode ser utilizado com diversas outras funções, como, por exemplo, a criação de tópicos para um treinamento da equipe de atendimento e a elaboração de respostas para perguntas frequentes.
Em todos os casos, é preciso ter em mente que você está lidando com uma ferramenta online que tem a web como banco de dados.
É neste pressuposto que você deve basear a adoção de boas práticas para o ChatGPT, a respeito das quais falaremos em seguida.
Seja cauteloso com os dados que compartilha
As boas práticas relacionadas à implementação de um chatbot com deep learning não estão relacionadas apenas com a obtenção dos melhores resultados no menor tempo possível.
Pode ser que você aprenda a utilizar bons comandos tendo respostas bastante direcionadas, mas acabe prejudicando a segurança dos dados da sua empresa.
Um chatbot com deep learning utiliza todos os dados informados para contextualizar respostas a comandos futuros. Isso significa que, sem os devidos cuidados, os seus dados sensíveis podem acabar sendo disponibilizados para outros usuários que acessem o ChatGPT.
Portanto, tome muito cuidado com as informações que você compartilha na plataforma, pois ela não vai somente buscar dados para responder às suas solicitações.
A ferramenta também pode considerar que os seus dados são relevantes para responder aos comandos de outros usuários e isso pode colocar toda a sua estratégia de cibersegurança em risco.
Confirme a veracidade e a precisão das informações
A credibilidade da sua empresa depende da veracidade das informações associadas a ela, sobretudo no que se refere a dados quantitativos, que devem ser precisos.
Por isso, uma das boas práticas para o ChatGPT é a validação da veracidade e da precisão das informações que estão sendo disponibilizadas em bases de conhecimento.
Tenha em mente que o banco de dados do ChatGPT é a web, onde é possível encontrar informações verídicas e seguras, mas também muita desinformação.
Sendo assim, é muito importante garantir que os dados ligados à sua empresa sejam verdadeiros e comprováveis.
Faça testes com as perguntas feitas pelos usuários
Fazer testes de respostas com as perguntas lançadas pelos usuários é uma ação simples que integra a lista de boas práticas para o ChatGPT.
O chatbot com deep learning pode te ajudar na criação de bases de conhecimento com respostas mais assertivas.
Quanto maior a precisão das respostas, melhor. Não basta que elas sejam verossímeis. Elas precisam solucionar a demanda do usuário.
Por isso, é importante fazer esses testes, direcionando os comandos para que a sua base de conhecimento torne-se cada vez mais enriquecida.
Crie palavras-chave estratégicas
Uma importante vantagem do chatbot com deep learning é a possibilidade de direcionar as respostas a partir de solicitações não apenas claras, mas também estratégicas.
É claro que isso tem a ver com a escolha certa das palavras. Um mesmo comando pode ser expresso de diferentes formas, obtendo respostas variadas, de acordo com a base de conhecimento utilizada.
Dessa forma, você pode formular palavras-chave interessantes, utilizando termos que estejam presentes nas perguntas dos usuários.
Assim, você faz com que a escolha da base de conhecimento seja mais assertiva para a criação das respostas.
Proporcione uma experiência interessante ao usuário
Não há dúvida de que a comunicação automatizada com o cliente vem sendo amplamente utilizada por empresas de todos os segmentos.
Porém, essa experiência com frequência ainda é muito frustrante para o usuário por conta da imprecisão das respostas, mesmo quando a empresa utiliza o chatbot com deep learning.
Isso ocorre por conta da ausência de boas práticas na utilização do ChatGPT, o que torna a experiência do cliente enfadonha e totalmente negativa.
Para evitar esta situação, você pode criar uma experiência interessante junto ao chatbot da Desk Manager, para não frustrar seus clientes e cooperar para a melhoria dos níveis de satisfação dos mesmos.
Crie FAQs com perguntas direcionadas
A criação de FAQs com perguntas direcionadas para a obtenção de respostas pertinentes é mais uma entre as boas práticas para o ChatGPT.
Você deve interagir com a ferramenta sendo bastante específico para que ele obtenha as respostas adequadas para as questões propostas com frequência pelos seus clientes e leads.
Como a ferramenta fornece novas informações considerando não só as bases de dados de que já dispõe, mas também as interações anteriores, as especificidades do seu negócio devem ser consideradas desde que você as informe.
Sendo assim, é possível treinar o ChatGPT com os tipos de perguntas e respostas que você deseja que ele entregue a seus usuários.
Insira uma pergunta a respeito da satisfação com a resposta da IA
Ao elaborar as rotas das interações com seus clientes via chatbot com deep learning, você pode inserir uma pergunta relacionada ao nível de satisfação com as respostas obtidas.
Isso pode ser feito ao final de cada interação e vai te ajudar a compreender se sua estratégia está sendo bem-sucedida.
Quase sempre será possível detectar algum ponto de melhoria e não existem boas práticas sem a movimentação de esforços na promoção de melhorias constantes.
Como a tecnologia avança constantemente e o comportamento do consumidor passa por diversas mudanças, é importante criar esse termômetro para a análise dos feedbacks.
Explique como as perguntas devem ser feitas
É importante ser muito específico na explicação sobre como as perguntas devem ser feitas nas interações com o usuário.
Isso envolve não apenas a precisão e o direcionamento de acordo com o tipo de interação, mas também a escolha adequada da linguagem, de acordo com o posicionamento da empresa.
Quanto melhores forem as condições para a interpretação da demanda pelo ChatGPT, mais satisfatórias serão as respostas.
Para cumprir esta missão, você pode contar com todo o poder de automação dos chatbots customizáveis da Desk Manager.
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