Por Célio Fabiano em 16/04/2021

10 benefícios do WhatsApp Business

O WhatsApp comercial já não é uma novidade e ganhou ainda mais adeptos durante a pandemia. Mesmo assim, muitos gestores não exploram a fundo os recursos desse aplicativo e não conhecem todos os benefícios do WhatsApp Business.

Se nós perguntarmos para que serve o WhatsApp Business, sua resposta provavelmente estará associada ao fechamento de vendas em um momento em que não é possível receber os clientes em um estabelecimento físico.

Esse raciocínio não está errado, mas o potencial do aplicativo de mensagens é muito maior e não deve se restringir às respostas padronizadas dadas ao cliente em potencial.

São muitos os benefícios do WhatsApp Business, quando ele é pensado como parte da estratégia de marketing e vendas.

Já falamos aqui no blog sobre a grande presença do WhatsApp no cotidiano das pessoas e como as empresas podem se aproximar de seus clientes por meio dessa ferramenta.

Mas é exatamente por ser um aplicativo muito utilizado, que os benefícios do WhatsApp Business deixam de ser explorados em diversas ocasiões.

Isso ocorre porque não se pensa nesse recurso como uma estratégia de marketing, e sim como aquele meio informal de comunicação que todo mundo usa.

Mas, para começar, o WhatsApp Business conta com recursos que vão além do aplicativo comum. Então, é claro que você deve explorá-los.

Além disso, com os clientes você conversa sobre as soluções oferecidas pela sua empresa e não sobre assuntos aleatórios, como ocorre com as mensagens enviadas a familiares e amigos.

Ou seja, a comunicação é muito mais focada no contexto dos negócios, e é por isso que você precisa saber bem como usar o WhatsApp Business.

Nos próximos tópicos, vamos enumerar os principais benefícios do WhatsApp Business, para que você possa explorá-los a fundo e aplicá-los com eficácia nos negócios.

Benefícios do WhatsApp Business

Veja abaixo a lista de benefícios do WhatsApp Business que podem e devem ser aproveitados, para ampliar o contato e a fidelização dos seus clientes.

Canal exclusivo de comunicação

Se você ainda não tem condições de oferecer um atendimento omnichannel, centralizar os atendimentos no WhatsApp Business pode ser a melhor solução.

O aplicativo permite uma comunicação variada, com o envio de mensagens escritas, áudios, imagens, vídeos e ligações, e você pode selecionar a melhor opção de acordo com a sua estratégia.

Assim, você consegue desenvolver um atendimento exclusivo e de maneira centralizada, o que vai facilitar a organização dos contatos.

Aplicativo Chat

Centralização de informações importantes

Colocando o WhatsApp Business como seu canal oficial de comunicação com os clientes, você centraliza um conjunto de informações precisas e completas que eles precisam ter sobre o seu negócio.

Assim, o cliente que entra em contato com a sua empresa pelo WhatsApp não precisa procurar informações adicionais em outro canal.

Ali mesmo, ele pode pesquisar em seu catálogo de produtos ou serviços, descobrir sua localização e seus prazos de entrega, e o que mais for relevante.

Perfil comercial

Como citamos na introdução do texto, entre os benefícios do WhatsApp Business estão os recursos adicionais em relação ao aplicativo comum.

Um desses recursos é o perfil comercial, que também existe em diversas redes sociais.

Quando você tem uma conta de negócios no WhatsApp, é possível incluir informações como o seu site, e-mail e endereço.

E tudo isso já fica visível para o cliente quando ele adiciona seu contato ou é direcionado para uma conversa com a sua empresa.

Mensagens automáticas

Outro dos grandes benefícios do WhatsApp Business, é a possibilidade de criar mensagens automáticas. Você pode utilizá-las para dar as boas vindas, informar uma ausência ou o horário de atendimento.

Essa é uma oportunidade de começar a qualificar o lead, porque devido ao imediatismo característico do aplicativo, a pessoa que entra em contato espera uma resposta sem muita demora.

As mensagens automáticas dão ao cliente um norte, através do qual ele passa a saber informações introdutórias sobre a interação e também o horário em que será atendido.

Respostas rápidas

O WhatsApp Business permite a criação de modelos de respostas e a associação deles a um atalho.

Os atalhos sempre vêm depois de uma barra (“/”), e toda vez que você digitá-los dentro de uma conversa a mensagem completa associada aparecerá.

Você pode utilizar, por exemplo, o atalho “/agradecimento” e associá-lo a uma mensagem de agradecimento pelo contato ou pela compra.

Você pode criar um link que direcione o cliente para uma conversa com você via WhatsApp e colocá-lo em seu site e em suas páginas nas redes sociais.

Isso funciona muito melhor do que adicionar apenas o número do WhatsApp, pois faz o cliente ganhar tempo ao conseguir falar com você com apenas um clique.

Além disso, você pode programar uma mensagem automática de boas vindas para ser enviada a todos que entrarem em contato por meio do link.

Análises estatísticas

O WhatsApp Business tem um menu de estatísticas, que possibilita o acompanhamento de quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas.

Com esse recurso, você consegue avaliar o desempenho da sua comunicação com os clientes e promover melhorias.

Exibição dos seus produtos

O WhatsApp Business também conta com um espaço para a exibição dos seus produtos ou serviços, facilitando a comunicação com o cliente.

O catálogo poupa o seu tempo, porque você não precisa ficar procurando fotos para enviar ou consultar o preço dos produtos em uma tabela toda vez que algum cliente perguntar.

O recurso funciona como uma vitrine virtual em que você inclui a imagem e o preço dos itens, para que o cliente conheça melhor a sua marca.

Etiquetas para a organização das conversas

As etiquetas são um diferencial muito importante do aplicativo, porque facilitam a sua organização interna.

Com elas, você pode agrupar os clientes em diferentes categorias, agilizando seu atendimento e proporcionando uma comunicação mais assertiva.

Dessa forma, quando for entrar em contato com o cliente, você já saberá como se dirigir a ele, que tipo de conteúdo e abordagem ele deseja e por quais produtos ele se interessa.

Integração com a Desk Manager

Se você pensa em utilizar um software de atendimento ao cliente, é bom que ele tenha integração com aplicativos de comunicação. Isso vai poupar muitas horas de trabalho.

E o melhor é unir o que há de melhor na área do help desk, com o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos seus clientes em potencial.

Sendo assim, a associação da Desk Manager com o WhatsApp Business vai deixar sua comunicação com os clientes muito mais fluida e organizada. Você pode, inclusive, testar o software gratuitamente por 15 dias.

Se depois de conhecer os benefícios do WhatsApp Business você quiser saber mais sobre como se comunicar com o seu público-alvo através desse aplicativo, recomendamos a leitura do artigo Como vender pelo WhatsApp. Até a próxima!

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

Por Célio Fabiano em 16/04/2021