Ao recorrer a novas metodologias para aprimorar e dinamizar a execução dos seus projetos, provavelmente você vai se deparar com a expressão “product backlog”.
Esse conceito pode ser pensado como uma metodologia e representa um passo muito relevante para que a sua gestão de projetos seja bem-sucedida.
Mas para alcançar este resultado é preciso entender corretamente o que é product backlog e qual é a sua importância para o projeto como um todo.
Para começar, é importante saber que o product backlog desempenha um papel fundamental para que a organização do setor de desenvolvimento seja sempre mantida.
Nesse sentido, para aplicar o product backlog, é preciso compreender a importância da organização dentro da gestão de projetos.
Seus processos precisam ser bem definidos e constantemente aprimorados para que sua empresa alcance os resultados projetados.
Sendo assim, o product backlog vai direcionar o projeto para que ele evolua da forma correta.
Tem dúvidas sobre o tema? Não se preocupe. Neste artigo, vamos te ajudar. Nos próximos tópicos você vai compreender o que é product backlog, como ele funciona, qual é a sua importância e quais são suas etapas, além de alguns exemplos.
Continue a leitura e dê mais um passo rumo a uma gestão de projetos de excelência.
Scrum backlog
Antes de entender o que é product backlog, precisamos lembrar o que é scrum, já que o product backlog compõe uma metodologia mais complexa.
O scrum é um framework ou metodologia de gerenciamento de projetos voltada para a agilidade, que se baseia na implementação de um conjunto de etapas focadas na eficiência da equipe e na qualidade dos resultados ao longo de todos os processos.
O product backlog é uma dessas etapas — mais exatamente, a primeira etapa — e ocupa um papel de destaque dentro da metodologia scrum.
Se você está se perguntando em que consiste esta etapa tão importante da gestão de projetos que você ainda não está colocando em prática, ao ler o próximo tópico, você vai entendê-la melhor.
Product backlog: o que é?
A gestão de projetos é uma missão que você enquanto gestor precisa assumir, ainda que não aplique uma metodologia específica.
Muitas vezes, os gestores fazem isso de maneira intuitiva, já que algum planejamento precisa ser feito. No entanto, a falta de estratégia pode ser um grande empecilho para alcançar os resultados que você deseja.
Para entender o que é product backlog, comece visualizando como os seus projetos costumam ser iniciados.
É provável que você ou um componente da sua equipe se reúna com um cliente para compreender a demanda dele e começar a projetar um modelo de produto que atenda às necessidades especificadas.
O product backlog deve ser inserido justamente nesta etapa, que é essencial e precisa ser cumprida de forma direcionada para que todas as demais etapas sigam o rumo correto.
Mas, afinal, o que é product backlog? Podemos dizer que se trata da primeira etapa do projeto, o momento em que ocorre a definição das características do produto a ser desenvolvido pela sua equipe. Ou seja, o product backlog corresponde à definição dos requisitos essenciais do produto.
Então, o product backlog é o mesmo que escopo? Não. O escopo é mais fechado e não é tão específico.
O product backlog mantém-se em constante mudança, passando por alterações conforme as necessidades, mas sem que essas alterações atrasem o cumprimento dos prazos ou os resultados esperados.
As metodologias ágeis baseiam-se na premissa de que não é recomendado fechar todos os requisitos do produto logo no início do projeto, pois, por mais que se invista em planejamento, tanto a sua equipe quanto o cliente não sabem com o que vão ter que lidar durante a execução do projeto.
Por isso, os resultados são mais favoráveis quando os requisitos prioritários do produto são definidos na primeira etapa e os elementos mais específicos vão sendo definidos ao longo do desenvolvimento, com as devidas adaptações no product backlog.
Em outras palavras, podemos dizer que o product backlog corresponde à definição de prioridades do produto, dos requisitos mínimos que vão levar ao atendimento da demanda recebida.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, sua equipe passa a interagir com o cliente enquanto o produto vai tomando forma, o que viabiliza a coleta de feedbacks e a correção de falhas.
A importância do product backlog no projeto
No contexto da ascensão das metodologias ágeis, o product backlog é considerado uma ferramenta fundamental para a execução de qualquer projeto.
Mas, você pode estar se perguntando se ele é mesmo tão relevante, já que se trata de uma etapa tão aberta.
A resposta é sim. Ele é importantíssimo porque funciona como uma referência, um direcionador para o planejamento de todas as demais etapas da execução do projeto.
Não há como seguir em frente sem saber quais são os requisitos indispensáveis ao projeto e como a sua equipe planeja alcançá-los.
Além disso, o product backlog também define a organização das etapas fundamentais, ou seja, aquilo que precisa ser feito primeiro para que o projeto siga adiante.
O product backlog é o norte da sua equipe, pois a partir dele é possível definir o sprint backlog.
Mesmo havendo decisões a serem tomadas em etapas futuras e mudanças a serem promovidas, é ao product backlog que a equipe irá recorrer como referencial.
Ao se deparar, por exemplo, com um problema que inviabiliza a conclusão de determinada etapa, não será possível contorná-lo sem consultar as prioridades do projeto.
Se sua equipe contar com essa lista de prioridades bem estruturada, será muito mais simples a missão de ampliar o escopo do projeto ou de tornar sua missão mais simplificada.
Ou seja, o product backlog representa flexibilidade e agilidade na tomada de decisões, no caso de imprevistos.
Como funciona o product backlog
Agora que você já entendeu o que é product backlog e por que ele é tão importante, é hora de saber como ele funciona.
Imagine que sua equipe está reunida com um cliente que procurou a sua empresa com uma demanda específica. Isso significa que vocês acabam de assumir um novo projeto.
Para definir o product backlog, o primeiro passo é dialogar com o cliente e esclarecer todos os pontos cruciais para que sua demanda seja atendida.
Isso significa que, mesmo que o product backlog não tenha a missão de detalhar todas as informações concernentes ao produto, nesta etapa é preciso investigar a fundo e saber tudo sobre o que exatamente o cliente deseja.
Saiba quais são os resultados esperados, como o cliente pretende aplicar o produto em seu cotidiano, qual é o problema que ele enfrenta hoje e que pretende resolver com a utilização do novo produto e de quais funções secundárias ele gostaria de desfrutar.
Só a partir desta conversa detalhada é que o product backlog se delineia. Depois disso, você vai transformar as informações obtidas em uma lista de itens detalhados, que são os requisitos do projeto.
Em seguida, esta lista deve ser organizada em uma sucessão de tarefas ou etapas que precisarão ser executadas na ordem mais adequada e eficiente. Os requisitos prioritários devem ficar nas primeiras posições.
Por fim, será o momento de definir os sprints nos quais cada item da lista será encaixado, considerando a viabilidade de execução de cada grupo de tarefas em determinado intervalo de tempo.
Além disso, o product backlog deve ser revisado ao longo do tempo para que possa ser adaptado conforme os feedbacks recebidos.
As 5 etapas do product backlog
Para implementar o product backlog como o primeiro passo de execução dos seus projetos, é importante seguir algumas etapas essenciais. Veja quais são elas:
- Inclusão: é o momento em que as demandas do cliente são transformadas em itens da sua lista de requisitos, que são incluídos no backlog na forma textual, de maneira clara, simples e objetiva;
- Priorização: nesta etapa, é definida a ordem de execução dos itens que compõem o product backlog. Esta ordem deve se basear no valor gerado por cada item e na lógica que garante a eficiência do desenvolvimento do projeto, pois existem etapas que só podem ser iniciadas após a finalização de outras;
- Refinamento: o refinamento corresponde ao momento em que toda a lista presente no product backlog é avaliada e os alinhamentos sobre o que fazer e como fazer são realizados;
- Estimativa: nesta etapa são definidas quantas e quais pessoas da equipe ficarão responsáveis por cada item do product backlog e também quanto tempo de trabalho precisará ser dedicado a cada um desses itens. Isso vai evitar os atrasos e o desperdício de tempo;
- Construção: nesta etapa os itens do product backlog já foram devidamente concebidos e avaliados e já podem seguir para a fase de desenvolvimento.
Product backlog: exemplos
Se você chegou até aqui, já deve estar convencido de que a implementação do product backlog tem muito a contribuir com a sua gestão de projetos.
Então, vamos encerrar este artigo com exemplos mais práticos da aplicação desta etapa, para que você consiga visualizar como ela vai funcionar em sua empresa.
Suponhamos que o seu cliente apresenta uma demanda de um software que será utilizado para o tratamento de dados sensíveis e que, portanto, tem como requisito essencial a segurança.
Nesse caso, entre os itens do seu product backlog, você precisa incluir os seguintes tópicos:
- O usuário do aplicativo, para utilizá-lo, deverá criar um login e uma senha forte;
- O usuário deverá ser capaz de trocar a senha sempre que for necessário;
- O software deve contar com um mecanismo de recuperação de senha.
Agora imagine que o seu cliente trabalha com e-commerce e apresenta à sua equipe a demanda de implementar um sistema de recomendação de produtos personalizado para os usuários do site.
Nesse caso, entre os itens do seu product backlog devem estar:
- O software deve ser capaz de coletar dados dos usuários, como histórico de compras, produtos visualizados e preferências;
- O software deve utilizar algoritmos de IA para recomendar produtos com base nos dados coletados;
- Os algoritmos de recomendação devem ser integrados ao sistema de gerenciamento do site.
Ainda tem dúvidas sobre a aplicabilidade do product backlog? Entre em contato com a Desk Manager! Nossa equipe es