Por Célio Fabiano em 13/05/2019

7 dicas para desenvolver um time de vendas de alto impacto

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A aprendizagem é um processo contínuo. Não há uma maneira simples de treinar seu time de vendas para que ele se torne um time de vendas de alto impacto. A única forma de fazer isso é criando uma cultura de responsabilidade e aprendizado constante.

Como todo dono de empresa sonha em ter um time de vendas de alto impacto, hoje nós trouxemos 7 dicas para que isso ocorra.

Continue a leitura e aprenda a levar seu time de vendas a um novo nível.

1. Faça mais treinamento de campo para seu time de vendas

O treinamento em campo pode ser a chave para liberar mais produtividade dentro de sua equipe. Isso ajuda a aumentar o ROI do seu programa de treinamento e proporciona ao time de vendas mais experiência no mundo real.

Coloque seu time de vendas em campo para dar a eles o treinamento prático e a experiência que eles precisam para ter sucesso.

É preciso ação repetida e prática para os representantes de vendas se tornarem fluentes no processo e serem capazes de inovar em seus papéis.

Comece fazendo uma parceria entre um representante de vendas júnior e um representante mais experiente, para que o mais experiente possa compartilhar seu conhecimento.

No entanto, não desmereça o talento dos seus mais novos representantes. Eles podem ter novos insights e ideias inovadoras para levar seu time de vendas a novos níveis.

Seu time de vendas também pode se beneficiar do aprimoramento de suas habilidades com treinamento de improvisação.

Uma boa forma de se preparar para uma reunião de vendas ao vivo, onde a conversa poderia levar a qualquer lugar, é uma prática improvisada.

Reproduza algumas das gravações de chamadas bem-sucedidas e dolorosas e deixe que sua equipe as critique. Sua equipe de vendas não apenas apresentará novos insights, mas aprenderá a colaborar e oferecer críticas construtivas.

2. Use histórias de sucesso para treinar e motivar seu time de vendas

Não é suficiente falar sobre teorias de vendas e simulações sem exemplos para apoiá-las. Seu time de vendas precisa de histórias de sucesso reais para se inspirar.

Escolha histórias e estudos de caso que mostram exemplos do que funcionou, o que não funcionou e como o processo funciona do início ao fim.

Isso também ajuda a discutir temas comuns em uma experiência de vendas bem-sucedida e a procurar padrões e métricas.

Depois de percorrer a história de sucesso e os resultados, divida o processo em etapas práticas para que sua equipe de vendas possa replicá-las e aplicá-las às vendas. Você também pode usar as técnicas e aplicá-las em outras áreas do seu treinamento.

3. Faça um acompanhamento constante

Um simples treinamento quando o colaborador entra na empresa não é suficiente para mantê-lo atualizado durante toda a sua vida dentro da organização. Como parte de seu treinamento de vendas, realize reuniões individuais regularmente.

A comunicação constante te mostra onde seu time de vendas ainda está com mais dificuldade, assim você pode resolver quaisquer pontos fracos que possam exigir treinamento adicional.

Veja o que está funcionando e o que não está e desenvolva um relacionamento mais significativo e produtivo com sua equipe de vendas.

Anote alguns pontos de discussão para aproveitar ao máximo a conversa e faça perguntas sobre o processo de vendas do seu time. Dessa forma, você sempre terá algo a acrescentar durante essas reuniões.

4. Integre sua equipe de vendas com outros departamentos

Procure por falhas na comunicação em sua empresa e veja como você pode criar uma experiência mais simplificada.

Considere integrar sua equipe de vendas a outros departamentos para que eles aprendam sobre outras áreas, como atendimento ao cliente, e obtenham mais informações sobre o desenvolvimento de produtos.

No entanto, certifique-se de que todos os departamentos estejam na mesma página sobre qual é o objetivo principal deles.

Para a maioria das empresas, a satisfação do cliente reina, seja em vendas ou atendimento ao cliente. Quanto mais seu time de vendas entende o negócio de alto a baixo, mais fluente se torna durante o processo de vendas.

Leitura recomendada: O guia do Atendimento ao Cliente: como superar a concorrência

5. Alie-se a líderes de pensamento

Procure por líderes de pensamento dentro da sua empresa ou da sua indústria e procure-os para uma parceria.

Workshops e simulações de treinamento de produtos e vendas são apenas o primeiro passo para colocar seu time de vendas em funcionamento.

Considere trazer líderes de pensamento em seu setor para compartilhar ideias mais profundas e sua própria experiência. Quando sua equipe de vendas aprende com os melhores, eles ficam mais motivados.

Separe uma ou duas horas do mês para que sua equipe possa participar do treinamento com um especialista no campo.

Convide alguém bem-sucedido em vendas sociais, ou um profissional em fechar negócios complicados, para conversar sobre suas técnicas e o que funcionou para elas. Será inspirador.

6. Concentre-se em uma especialidade

Não há uma única habilidade que seja capaz de sempre fechar a venda. Na realidade, os representantes de vendas se inclinam para habilidades específicas e os transformam em pontos fortes.

Em vez de tentar construir um time de vendas uniforme, valorize seus pontos fortes e incentive-os a se especializar.

Combine seus representantes com outros representantes que prosperam em diferentes áreas para promover uma cultura de suporte contínuo e treinamento cruzado.

Mas encorajar a especialização e promover esses talentos são apenas os primeiros passos. Sua equipe também precisa de treinamento para desenvolver ainda mais essas habilidades e garantir que suas áreas mais fracas ainda sejam abordadas.

7. Ofereça críticas construtivas

Treinamento não é apenas passar por sistemas e processos para estabelecer melhores práticas. Um time de vendas que pode lidar com críticas construtivas está mais disposta a aprender e melhorar continuamente.

O benefício adicional é ajudar sua equipe de vendas a desenvolver uma capacitação ainda maior na área, ao mesmo tempo em que fortalece sua determinação de ser melhores vendedores.

Torne o feedback contínuo uma parte consistente e confiável do processo de treinamento que está focado em melhorar o sucesso de sua equipe de vendas.

Dessa forma, seu colaborador saberá exatamente o que você espera dele. Ele saberá quando precisa melhorar e também saberá que você valoriza seus bons feitos, o que o incentivará a fazer ainda melhor.

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Por Célio Fabiano em 13/05/2019