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Teoria dos dois fatores de Herzberg: o que é e seu impacto9 min read

Como anda a motivação e o engajamento dos seus colaboradores? Se você acha que esses pontos ainda podem ser melhorados, é hora de conhecer a teoria de dois fatores de Herzberg.

Se você notou a produtividade e performance dos seus funcionários caindo e os resultados cada vez mais abaixo do que o esperado, certamente já se perguntou como manter sua equipe satisfeita.

Afinal, em meio a tantos objetivos e metas, é fácil deixar um aspecto muito importante de lado: o engajamento dos colaboradores. 

No entanto, lidar com a desmotivação no ambiente de trabalho não é nada fácil. 

Até porque, uma pessoa que não se sente feliz em realizar seu trabalho, acaba apresentando baixo desempenho e, muitas vezes, pode ter até seus relacionamentos interpessoais afetados.

Por isso, se você sente que está na hora de intervir para ter um time mais satisfeito e estimulado, é hora de entender como a teoria dos dois fatores pode ajudar. 

A seguir, conheça mais sobre esse assunto e veja como aplicá-lo no dia a dia da sua equipe:

O que é a teoria dos dois fatores de Herzberg?

A teoria dos dois fatores de Herzberg sugere que a satisfação no trabalho é influenciada por dois grupos: fatores higiênicos, que evitam a insatisfação, e fatores motivacionais, que aumentam o contentamento e o engajamento. 

Fatores higiênicos, que evitam a insatisfação – incluem salário e ambiente de trabalho -; e fatores motivacionais – envolvem reconhecimento e realização pessoal. 

Apesar de ter sido desenvolvida nos anos 50, ainda é considerada atual, sendo utilizada por várias empresas. Basicamente, apresenta dois aspectos que podem impactar os colaboradores: questões interpessoais e condições de trabalho.

Durante sua pesquisa, realizada com operários da indústria, Frederick Herzberg fez duas perguntas simples aos entrevistados para chegar a sua conclusão. 

  • O que o deixou muito satisfeito no trabalho?
  • O que o deixou muito insatisfeito no trabalho?

Depois de obter as respostas, o psicólogo reuniu tudo o que foi relatado e divulgou a teoria em um livro chamado “The Motivation to Work”, que em tradução para o português significa “A motivação para trabalhar”.

Nele, o autor apresenta os pontos mais relevantes que interferem diretamente na motivação de um colaborador e, ainda hoje, esses aspectos são utilizados como guia para entender o que pode aumentar ou diminuir o engajamento de um time.

O que são fatores higiênicos?

Segundo a teoria de Herzberg, as condições de trabalho de um colaborador interferem diretamente em sua motivação para ir à empresa todos os dias e realizar o que precisa ser feito.

Basicamente, os fatores higiênicos são tudo o que está relacionado a empresa. Isso inclui desde as condições físicas do ambiente até os benefícios oferecidos. 

Além disso, pontos como a relação entre os funcionários, a conexão gerência-time e o clima organizacional também devem ser analisados.

Segundo o autor, ter um desses aspectos bem trabalhados, como oferecer um bom salário, por exemplo, não é o suficiente para manter um colaborador extremamente satisfeito. No entanto, isso é suficiente para desmotivá-los. 

Dessa forma, ao trabalhar o engajamento do time, não basta oferecer bons fatores higiênicos: você deve garantir que eles existam para não gerar desânimo, e deve ir além. Isso significa que, sozinhos, eles não são capazes de gerar uma equipe 100% engajada. 

Por que fatores higiênicos não são suficientes?

Embora os fatores higiênicos sejam fundamentais para garantir que os colaboradores estejam em um ambiente de trabalho agradável, por si só não são suficientes para gerar engajamento pleno. 

Aspectos como salário, benefícios e condições físicas de trabalho evitam a insatisfação, mas não criam motivação. Um exemplo prático é oferecer uma remuneração competitiva: isso pode evitar que o colaborador se sinta desvalorizado, mas não é o suficiente para motivá-lo a ir além do esperado. 

Sem a presença dos fatores motivacionais, como reconhecimento, autonomia e desafios que estimulem o crescimento pessoal e profissional, os colaboradores podem se sentir estagnados, mesmo com boas condições higiênicas.

O que são fatores motivacionais? 

E os fatores motivacionais, quais são? Essa é, normalmente, a chave para um colaborador verdadeiramente motivado, como o próprio nome sugere.

Diferentemente do fator higiênico, os motivadores são aspectos que podem ser considerados particulares. Um bom ambiente físico, por exemplo, é o desejo de todos. 

No entanto, é preciso entender que nem todo funcionário enxerga como fundamentais as mesmas coisas. Por isso, os fatores motivacionais vão além: falam sobre as funções, cargos e tarefas que cada funcionário realiza de forma individual.

Importância da motivação no ambiente de trabalho

A motivação é um dos principais pilares para o bom desempenho dos colaboradores em qualquer empresa. Quando os funcionários estão interessados, eles se sentem mais engajados, satisfeitos e produtivos. 

Esse interesse se reflete diretamente no desempenho individual, que, por sua vez, impacta o coletivo. A eficiência da empresa como um todo aumenta, pois os funcionários tendem a se dedicar mais às suas funções e a trabalhar com maior entusiasmo. 

Além disso, um ambiente de trabalho motivador promove a inovação, reduz a taxa de turnover e melhora a qualidade dos resultados entregues pela equipe.

Exemplos de fatores motivacionais bem aplicados

Diversas empresas ao redor do mundo têm se destacado por aplicar com sucesso os fatores motivacionais de Herzberg. Um exemplo é o Google, que oferece liberdade para seus funcionários desenvolverem projetos próprios, proporcionando um ambiente de autonomia e inovação.

Outro exemplo é a Zappos, que foca fortemente no reconhecimento e na promoção da cultura organizacional, propondo oportunidades claras de crescimento e desenvolvimento pessoal. 

Ambas as empresas se preocupam em fornecer não apenas boas condições de trabalho, mas também em estimular a motivação intrínseca dos colaboradores, criando um ambiente onde eles se sentem desafiados e valorizados.

Os benefícios de aplicar a Teoria de Herzberg na sua empresa

Reunião para discutir a teoria dos dois fatores

Conforme vimos até aqui, aplicar a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg no ambiente de trabalho pode melhorar significativamente a satisfação e o engajamento dos colaboradores, resultando em um ambiente mais produtivo e saudável. 

A seguir, exploraremos os principais benefícios.

Redução nas taxas de turnover

Funcionários satisfeitos com o ambiente e motivados a desempenhar suas funções têm menos chances de buscar outras oportunidades. Isso gera mais estabilidade na equipe, reduz custos com recrutamento e fortalece a coesão entre os colaboradores, além de garantir a retenção de talentos estratégicos.

Atração de novos talentos

Empresas que equilibram bem os fatores higiênicos e motivacionais se tornam mais atraentes para novos talentos. A reputação de ser um bom lugar para trabalhar atrai candidatos qualificados, fortalecendo a competitividade no mercado de trabalho.

Clima organizacional mais saudável

O equilíbrio entre esses fatores proporciona um ambiente mais colaborativo e harmônico, com menos estresse e conflitos. Colaboradores motivados desenvolvem um maior senso de pertencimento, o que resulta em um time mais comprometido com os objetivos da empresa.

Inovação e criatividade

Um ambiente motivador estimula a inovação. Profisisonais desafiados e com autonomia tendem a propor soluções criativas, o que gera melhorias contínuas nos processos internos e aumenta a competitividade da empresa.

Melhores resultados financeiros

Com maior engajamento e motivação, a produtividade cresce, as metas são atingidas com mais eficiência e a qualidade no atendimento ao cliente melhora. Isso resulta em maior fidelização de clientes e impacto positivo nas receitas e no crescimento da empresa.

Como utilizar a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg na prática?

Agora que você sabe o que é a teoria dos dois fatores e entende o que são os fatores higiênicos e motivacionais, vamos aprender como colocá-la em prática.

O primeiro passo é fazer uma análise criteriosa do ambiente da empresa. Isso abrange analisar desde o espaço físico aos equipamentos que os colaboradores possuem ao seu dispor para realizar suas funções. 

Para isso, você pode contar tanto com a equipe de recursos humanos, que normalmente é a responsável pela implementação da teoria dos dois fatores de Herzberg, quanto com alguns funcionários selecionados. 

Afinal, a partir da visão deles pode ser mais fácil identificar os pontos que devem ser melhorados para tornar a equipe mais engajada e motivada

Também é importante anotar cada aspecto que compõe os fatores higiênicos, como salários, benefícios, cultura organizacional, políticas administrativas, condições físicas, etc para conferir uma a uma. 

Já em relação aos fatores motivadores, é preciso fazer o que Herzberg chama de “enriquecimento do trabalho”. 

Esse conceito foca em trabalhar o conhecimento e as habilidades de cada colaborador de forma individual. Isso pode ser feito de duas formas, segundo a teoria:

  • Horizontal, quando há uma diversificação das tarefas, demandas e atribuições para deixá-los mais motivados;
  • Vertical, quando se eleva ou diminui a dificuldade no trabalho para aumentar o engajamento.

Para isso, é preciso realizar uma análise para que seja possível melhorar e trabalhar os fatores higiênicos. 

Assim, ao identificar o que pode ser relevante para cada funcionário, você pode trabalhar ações que contribuam para esses pontos, a fim de deixá-los mais satisfeitos com suas tarefas e trabalho. 

Depois disso, você certamente irá notar uma melhora no engajamento e satisfação dos colaboradores, o que irá interferir, inclusive, no crescimento da empresa. Afinal, um funcionário mais engajado também é mais produtivo e obtém resultados comerciais mais positivos. 

Por isso, não perca tempo para colocar a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg em prática.E para tornar sua empresa um ambiente mais agradável para seus colaboradores, que tal entender agora sobre clima organizacional? Afinal, esse é um dos fatores higiênicos de maior relevância para a satisfação de um time. Leia nosso conteúdo sobre o assunto e veja como melhorá-lo.

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