Teoria dos Dois Fatores de Herzberg: entenda

Nova call to action

Como anda a motivação e o engajamento dos seus colaboradores? Se você acha que esses pontos ainda podem ser melhorados, é hora de conhecer a teoria de dois fatores de Herzberg.

Se você notou a produtividade e performance dos seus funcionários caindo e os resultados cada vez mais abaixo que o esperado, certamente já se perguntou como manter sua equipe satisfeita.

Afinal, em meio a tantos objetivos e metas, é fácil deixar um aspecto muito importante de lado: o engajamento dos colaboradores. 

No entanto, lidar com a desmotivação no ambiente de trabalho não é nada fácil. 

Até porque, uma pessoa que não se sente feliz em realizar seu trabalho, acaba apresentando um baixo desempenho e, muitas vezes, pode ter até seus relacionamentos interpessoais afetados.

Por isso, se você sente que está na hora de intervir para ter um time mais satisfeito e motivado, é hora de entender como a teoria dos dois fatores pode ajudar. 

A seguir, conheça mais sobre esse assunto e veja como aplicá-lo no dia a dia da sua equipe:

O que é Teoria dos Dois Fatores de Herzberg?

A teoria de dois fatores de Herzberg é uma teoria desenvolvida nos anos 50, mas que ainda é muito atual e utilizada por várias empresas nos dias de hoje.

Basicamente, ela apresenta dois grandes fatores que podem impactar a satisfação e motivação dos colaboradores: questões interpessoais e condições de trabalho

Durante sua pesquisa, realizada com trabalhadores industriais, Herzberg fez duas perguntas simples aos entrevistados para chegar a sua conclusão. 

Depois, o psicólogo reuniu tudo o que foi relatado e divulgou a teoria em um livro chamado “The Motivation to Work”, que em tradução para o português significa “A motivação para trabalhar”.

Nela, o autor apresenta os pontos mais relevantes que interferem diretamente na motivação de um colaborador e, ainda hoje, esses aspectos são utilizados como guia para entender o que pode aumentar ou diminuir o engajamento de um time.

Abaixo, vamos entender mais sobre os fatores de Herzberg, que foram classificados entre fatores higiênicos (condições de trabalho) e motivacionais (questões interpessoais).

Ebook ESM

O que são fatores higiênicos?

Segundo a teoria de Herzberg, as condições de trabalho de um colaborador interferem diretamente em sua motivação para ir à empresa todos os dias e realizar o que precisa ser feito.

Basicamente, os fatores higiênicos são tudo o que está relacionado a empresa. Isso inclui desde as condições físicas do ambiente até os benefícios oferecidos. 

Além disso, pontos como a relação entre os funcionários, a relação gerência-time e o clima organizacional também devem ser analisados.

Segundo o autor, ter um desses fatores bem trabalhados, como oferecer um bom salário, por exemplo, não é o suficiente para manter um colaborador extremamente satisfeito. No entanto, isso é suficiente para desmotivá-los. 

Dessa forma, ao trabalhar o engajamento do time, não basta oferecer bons fatores higiênicos: você deve garantir que eles existam para não gerar desmotivação, mas deve ir além. Pois, sozinhos, eles não são capazes de gerar uma equipe 100% engajada. 

O que são fatores motivacionais? 

E os fatores motivacionais, quais são? Essa é, normalmente, a chave para um colaborador verdadeiramente motivado, como o próprio nome sugere.

Diferente do fator higiênico, os motivadores são aspectos que podem ser considerados particulares. Um bom ambiente físico, por exemplo, é o desejo de todos. 

No entanto, é preciso entender que nem todo funcionário enxerga como fundamental as mesmas coisas. Por isso, os fatores motivacionais vão além: eles falam sobre as funções, cargos e tarefas que cada funcionário realiza de forma individual. 

Além da liberdade que cada um possui, da autonomia, das metas e objetivos, entre outros pontos, o que, segundo Herzberg, possui um forte peso na satisfação, motivação, engajamento e produtividade do colaborador. 

Como utilizar a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg na prática?

Agora que você sabe o que é a teoria dos dois fatores e entende o que é um fator higiênico e motivacional, vamos aprender como colocá-la em prática.

O primeiro passo para isso é fazer uma análise criteriosa do ambiente da empresa: entender os fatores higiênicos. 

Isso abrange analisar desde o espaço físico aos equipamentos que os colaboradores possuem ao seu dispor para realizar suas funções. 

Para isso, você pode contar tanto com a equipe de recursos humanos, que normalmente é a responsável pela implementação da teoria dos dois fatores de Herzberg, quanto com alguns funcionários selecionados. 

Afinal, a partir da visão deles pode ser mais fácil identificar os pontos que devem ser melhorados para tornar a equipe mais engajada e motivada

Também é importante anotar cada aspecto que compõe os fatores higiênicos, como salários, benefícios, cultura organizacional, políticas administrativas, condições físicas, etc para conferir uma a uma. 

Já em relação aos fatores motivadores, é preciso fazer o que Herzberg chama de “enriquecimento do trabalho”. 

Esse conceito foca em trabalhar o conhecimento e as habilidades de cada colaborador de forma individual. Isso pode ser feito de duas formas, segundo a teoria:

  • Horizontal, quando há uma diversificação das tarefas, demandas e atribuições para deixá-los mais motivados;
  • Vertical, quando se eleva ou diminui a dificuldade no trabalho para aumentar o engajamento.

Para isso, é preciso realizar uma análise para que seja possível melhorar e trabalhar os fatores higiênicos. 

Assim, ao identificar o que pode ser relevante para cada funcionário, você pode trabalhar ações que contribuam para esses pontos, a fim de deixá-los mais satisfeitos com suas tarefas e trabalho. 

Depois disso, você certamente irá notar uma melhora no engajamento e satisfação dos colaboradores, o que irá interferir, inclusive, no crescimento da empresa. Afinal, um funcionário mais engajado também é mais produtivo e obtém resultados comerciais mais positivos. 

Por isso, não perca tempo para colocar a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg em prática.

E para tornar sua empresa um ambiente mais agradável para seus colaboradores, que tal entender agora sobre clima organizacional? Afinal, esse é um dos fatores higiênicos de maior relevância para a satisfação de um time. Leia nosso conteúdo sobre o assunto e veja como melhorá-lo. 

Nova call to action
Por Célio Fabiano em 07/02/2022