Por Fabio Teles em 20/05/2022

Mapa estratégico: o que é e a importância dessa ferramenta de gestão

Help Desk para Gestão de Atendimento

Quer visualizar melhor os planos e metas da sua empresa? Você precisa de um mapa estratégico!

Mas o que é mapa estratégico? Essa ferramenta visual de gestão é aplicada com o objetivo de criar uma estrutura clara e simples para os planos de ação do seu negócio. 

Ela é uma grande aliada dos gestores porque une, em um único diagrama, os objetivos e estratégias da empresa, podendo ficar disponível em todos os setores, direcionando a atuação das áreas.

Isso porque o mapa estratégico mostra as responsabilidades individuais dos diferentes departamentos que correspondem à sua participação para que o negócio alcance seus objetivos.

Nesse sentido, cada colaborador tem uma visão muito mais precisa sobre a sua função e a sua importância para o crescimento do negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Ao longo deste artigo você vai entender o que é mapa estratégico, quais são suas propostas e por que ele é tão importante. Confira!

O que é mapa estratégico?

O mapa estratégico pode ser entendido como uma ferramenta de gestão empresarial que faz com que os objetivos-chave de um negócio fiquem explícitos visualmente.

Ou seja, o mapa estratégico é um diagrama que relaciona esses objetivos aos diferentes setores da empresa para que todos saibam quais são seus papéis e quais ações devem ser colocadas em prática para atingi-los. 

Além disso, ele deixa claro o que precisa ser feito agora para que as projeções de longo prazo sejam atingidas.

Podemos também definir esta ferramenta como uma forma de ilustrar o planejamento estratégico da empresa.

Sua organização é feita de maneira lógica a partir de quatro perspectivas que ajudam também o negócio a se posicionar melhor diante de seus clientes. 

Essa ideia se baseia na metodologia Balanced Scorecard (BSC), cujos criadores foram os professores David Norton e Robert Kaplan, associados à Harvard Business School

Aplicativo Empresa

Quais são as propostas do mapa estratégico?

A principal proposta da metodologia BSC diz respeito à necessidade de ajudar as empresas a tirarem suas estratégias do papel.

De acordo com os criadores do mapa estratégico, criando uma estrutura visual para a organização de todos os seus planos de ação, fica mais simples seguir o passo a passo. 

Assim, os planos estruturados precisam ter como bases a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da empresa. 

Quando bem organizado, o mapa estratégico é compreendido por todos os colaboradores de forma simplificada e essa é a chave para que eles entendam o real impacto de seu trabalho para que a companhia alcance o sucesso. 

Para que a ferramenta cumpra devidamente seu papel, é preciso saber como estruturar o mapa estratégico de forma inteligível, simples e clara. 

Em primeiro lugar, é fundamental que o seu mapa seja criado em conformidade com o seu modelo de negócios

Em segundo lugar, é preciso dividir a estrutura do diagrama a partir de quatro perspectivas, conforme a proposta do mapa estratégico: a financeira, a do cliente, a dos processos internos e a do crescimento da marca.

Vejamos cada uma delas:

  • Perspectiva financeira: corresponde aos caminhos para o alcance e a manutenção da saúde financeira do negócio, incluindo estratégia de aumento das receitas e redução dos custos
  • Perspectiva do cliente: diz respeito às ações que buscam aprimorar a experiência do cliente e elevar sua satisfação a partir da entrega de valor de acordo com as necessidades e expectativas identificadas;
  • Perspectiva dos processos internos: corresponde ao aprimoramento e à otimização constantes dos processos internos de cada setor da empresa e deve tomar como ponto de partida os objetivos-chave do planejamento estratégico; 
  • Perspectiva de crescimento: considera quais são as mudanças, competências e recursos envolvidos para que a empresa consiga atingir seus objetivos mais abrangentes e crescer constantemente. 

Por que ter um mapa estratégico é tão importante?

Agora que você já sabe o que é e como fazer o mapa estratégico, já deve estar listando os pontos importantes para começar a montar o seu. 

Mas se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade e a importância de contar com este recurso visual, é hora de falarmos sobre suas funcionalidades práticas. 

Pense no mapa estratégico como um desenho representativo que serve para dar direcionamento, ou seja, ele aponta os caminhos a serem seguidos para chegar a um objetivo determinado. 

Nesse sentido, ele tem a finalidade de indicar aos gestores a rota de ações a ser seguida para que o planejamento estratégico se torne uma realidade. 

Para que esta função seja cumprida, não basta saber como fazer o mapa estratégico, é preciso também conhecer profundamente a realidade do seu negócio.

Além disso, você também precisa apresentar todos os detalhes com clareza e de forma simplificada para que seja compreendida por todos os departamentos envolvidos. 

Assim, além de tornar as tarefas dos gestores mais organizadas, o mapa estratégico precisa estar presente também nas rotinas de cada setor.

E-book o Guia completo do Pós-Vendas

Entre as funcionalidades do mapa estratégico podemos destacar:

  • Mostrar a cada colaborador como sua atuação contribui para a conquista dos objetivos do negócio para que seus esforços sejam melhor direcionados;
  • Tornar o planejamento estratégico um documento mais acessível, explicando-o de maneira simplificada e sem complicações para que todos os colaboradores entendam;
  • Promover uma união entre os diferentes setores da empresa, sincronizando suas atividades e valorizando o trabalho em equipe para atingir um objetivo comum; 
  • Apresentar ações práticas a serem adotadas para que os diversos processos sejam aprimorados sempre que houver oportunidade e para que as metas sejam alcançadas. 

Depois de analisar a lista acima, você já compreende a importância de contar com o mapa estratégico. Ele não é um documento obrigatório, mas certamente vai facilitar muito sua rotina. 

Mesmo que você, enquanto gestor, tenha o pleno domínio do planejamento estratégico do negócio, é preciso que todos os colaboradores também visualizem seu conteúdo.

E o diagrama visual é o melhor recurso para facilitar este processo que vai, inclusive, melhorar o engajamento da sua equipe e torná-la mais produtiva.

Se a produtividade é uma das suas metas, além de implementar o mapa estratégico, considere utilizar também as metodologias ágeis, sobre as quais você pode saber mais em: Metodologia Ágil: como utilizar na sua gestão de projetos

Por Fabio Teles em 20/05/2022