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Gestão 360º: Entenda o seu negócio como um todo4 min read

Existem diversos tipos de modelos de gestão e sem dúvidas a atenção total do gestor ao modelo escolhido é fundamental para o crescimento do negócio. Algumas pessoas consideram que os esforços devem ser concentrados totalmente no cliente, outras consideram os processos internos mais importantes.

Mas, como nenhuma empresa é igual a outra, o ideal e encontrar o modelo de gestão que mais atende as necessidades do seu negócio e que gere os resultados desejados. Entre tantos modelos de gestão um dos que mais se destacam é o modelo de gestão 360°, que oferece uma visão panorâmica profunda de toda a empresa.

Como o próprio nome sugere, nessa estratégia o empreendedor e a empresa estão em sintonia, e permite que gestor tenha total consciência sobre o que está acontecendo em todos os setores. Outra vantagem desse modelo de gestão é que as tomadas de decisão são feitas com maior segurança.

O que é a Gestão 360°?

É natural que em uma empresa haja uma divisão administrativa entre os setores ou departamento como RH, TI, processos, etc. Apesar de haver regras para toda a empresa, normalmente cada gestor de área utiliza seus próprios indicadores e metodologias para acompanhar sua equipe.

Nesse modelo é comum que haja falta de conexão entre os departamentos, o que pode prejudicar a empresa como um todo. E o modelo Gestão 360° oferece a possibilidade de ter uma visão integrada e panorâmica de tudo o que acontece na empresa.

Como colocar em prática a Gestão 360°?

Assim como em qualquer método de gestão, o planejamento é uma das peças-chave para ter a visão mais completa da empresa. O primeiro passo é definir estratégias e objetivos que sejam comuns às diferentes áreas.

Mesmo que cada setor tenha um objetivo próprio, também devem existir metas globais que façam sentido para a equipe.

Um gestor com boa habilidade analítica deve ter acesso a todas as métricas e dados da empresa e precisa ser capaz de enxergar onde estão os principais gargalos da empresa.

A partir dessa análise o gestor deve propor mudanças para otimizar os processos e continuar com o acompanhamento das novas ações. No fundo, é como um ciclo PDCA, porém com uma visão mais aberta e integrada da empresa.

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Contar com um modelo de gestão à vista, onde as informações e dados coletados são apresentados para toda a empresa é uma ótima ideia. Essa transparência dá ao colaborador um sentimento de pertencer à equipe, e também permite que ele perceba como o seu trabalho é importante.

Para aplicar a gestão 360° na empresa é importante contar com um sistema de gestão que integre os setores e eu permita o compartilhamento e monitoramento das informações com segurança.

Utilizar um software de gestão empresarial ERP ajuda a centralizar os registros das informações em um só lugar, permitindo o acesso facilitado aos dados por quem precisa.

Através dos módulos internos é possível ter total controle sobre a empresa como do estoque, fluxo de caixa, recebimentos e pagamentos, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais eletrônicas e muito mais.

Quais os benefícios dessa estratégia?

  • Redução de falhas: as pequenas falhas impedem o sucesso da empresa, pontos fracos que devem ser identificados e corrigidos. Com a gestão 360° é possível enxergar tudo o que acontece, identificar e corrigir os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.
  • Liderança efetiva: a gestão de equipes é muito importante em qualquer empresa. Ter os profissionais certos e um bom clima organizacional ajuda ter uma equipe motivada e a construir resultados. Na gestão 360° é possível perceber conflitos, projetos em atraso e agir de maneira incisiva para eliminar o problema rapidamente.
  • Antecipação de oportunidades: perceber o mercado e se antecipar às tendências são ações fundamentais em um mercado competitivo e a gestão 360° permite identificar ameaças e oportunidades do mercado externo, e encontrar formas de aproveitá-las para se destacar.
  • Melhoria dos processos: o modelo de gestão 360° ajuda a diagnosticar problemas, identificar gargalos nos processos e encontrar a melhor forma de resolvê-los, garantindo que os objetivos desejados sejam alcançados com agilidade, segurança e acerto.

Como você pode perceber, existem diversos benefícios no modelo de Gestão 360°. Você pode antecipar tendências, melhorar a liderança das equipes, aperfeiçoar os processos e ter os indicadores-chave de desempenho sempre em mãos, aumentando o controle dos resultados e garantindo o crescimento da empresa.

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