...

Ferramentas de TI: 5 motivos para utilizar e 7 exemplos6 min read

Hoje em dia, somos todos um pouco reféns da tecnologia, no entanto, nem todos nós sabemos como manusear, de fato, essa tecnologia. Nem sempre temos por perto um analista de TI para nos auxiliar nessas tarefas, mas algumas ferramentas de TI podem ajudar.

Hoje, nós preparamos para você 5 motivos para utilizar ferramentas de TI no seu dia a dia e 7 exemplos de ferramentas de TI que sua empresa pode começar a utilizar.

Vamos lá?

5 motivos para utilizar as ferramentas de TI certas

Quando um negócio cresce, torna-se inviável fazer tudo o que precisa ser feito manualmente.

Por mais que algumas pessoas confiem mais em uma caneta e um papel, ferramentas virtuais tornam tudo mais organizado.

Mas essa organização é só um dos motivos para utilizar ferramentas de TI. Nós separamos 5 para você. Veja só:

  • Eleva o nível de segurança

Nada de perder o papel onde você anotou as coisas. Tudo ficará salvo quando você começar a utilizar ferramentas de TI.

Além disso, a maioria delas possui versão mobile, o que significa que você pode acessar de qualquer lugar através de um dispositivo móvel.

  • Promove uma maior visibilidade do todo

As ferramentas de TI já disponibilizarão para você os gráficos e estatísticas das suas operações, ajudando na visualização do todo.

Isso evita, inclusive, que alguns erros sejam cometidos, pois torna o cenário mais claro para todos, permitindo que decisões sejam repensadas.

  • Otimiza o tempo

Acabou isso de ficar anotando as coisas para registrar, depois ter que passar para um banco de dados e, nesse trâmite, gastar tempo e ainda correr o risco de fazer errado.

Utilizando algumas ferramentas de TI a seu favor, você gastará menos tempo com tarefas operacionais e poderá focar mais no estratégico.

  • Aumenta a produtividade da equipe

Uma consequência natural da otimização do tempo é o aumento da produtividade da equipe.

É muito simples: se a equipe gasta menos tempo com as tarefas operacionais, ela consegue fazer mais coisa em menos tempo, o que naturalmente ajuda na produtividade.

  • Pode reduzir os custos

Você deve estar pensando: "claro que não, se eu for gastar com uma ferramenta de TI, vou estar justamente aumentando os custos".

Faz sentido esse pensamento, porém, nem todas as ferramentas são pagas. Além disso, algumas ferramentas, mesmo que pagas, auxiliam tanto no trabalho dos funcionários que tornam desnecessária a contratação de novos colaboradores, ajudando sim na redução de custos.

Ademais, esses tipos de ferramentas diminuem os riscos de algo dar errado, pois aumenta a transparência, portanto, você deixa de gastar com ações para resolver os problemas, pois está evitando-os.

7 ferramentas de TI que você pode utilizar

Existem inúmeras ferramentas de TI existentes no mercado, no entanto, nem todas devem ser ideais para o seu negócio.

Nós separamos 7 ferramentas de TI para que você possa analisar e descobrir quais são as mais adequadas à sua organização.

Rescue Time: ferramentapara acompanhar a produtividade da equipe

Essa ferramenta monitora em qual atividade a equipe gasta mais tempo quando utiliza o computador. Ela cria um relatório que contém quanto tempo foi gasto em cada site ou aplicativo.

Clicando aqui você pode acessar o site da ferramenta.

Gantter: ferramenta do Microsoft Project

Essa ferramenta permite a criação de gráficos, conhecidos como gráficos de Gantt, que contém a duração de cada tarefa, os recursos e também os requisitos necessários para aquela tarefa.

Como nem sempre é possível ter o Microsoft Project à disposição, o Gantter lançou uma solução online que permite a visualização de tais gráficos.

Você pode acessar o site da ferramenta clicando aqui.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Microsoft Security Essentials: ferramenta que promove proteção ao computador

O famoso anti-vírus é muito necessário quando o assunto é tecnologia da informação, e é claro que não poderia ficar de fora da nossa lista de ferramentas de TI.

Essa ferramenta foi criada para proteger computadores de uso pessoal e de pequenas empresas contra vírus, malwares e outros softwares que possam prejudicar sua máquina.

Para acessar o site desta ferramenta basta clicar aqui.

Screencast-O-Matic: ferramenta de criação de vídeos para capacitação

Sabemos que às vezes é um desafio à parte conseguir capacitar a equipe, pois nem sempre os funcionários estão motivados para estudar e aprender novas técnicas.

Sendo assim, o Screencast-O-Matic permite que a sua empresa crie vídeos de até 15 minutos gratuitamente.

Esse tipo de conteúdo — conteúdo em vídeo — costuma dar mais resultados que os conteúdo tradicionais, pois são capazes de prender melhor a atenção de quem assiste.

Para experimentar o Screencast-O-Matic basta clicar aqui.

Pipefy: plataforma de armazenamento de dados em nuvem.

Essa é uma ferramenta de gestão de processos e é muito utilizada por empresas de pequeno e médio porte.

O pipefy utiliza o método Kanban, que define tarefas e prazos de entregas para cada demanda, otimizando assim o gerenciamento dos processos da organização.

Para acessar o site do Pipefy, clique aqui.

LastPass: ferramenta que cria e armazena senhas confiáveis.

Ih, aposto que ficou com um pé atrás, não é? "Armazenar minhas senhas? Como assim?"

Pois é, pode ser maluquice, mas não é. O LastPass é uma ferramenta confiável que cuida das suas senhas.

No dia a dia, é provável que você tenha uma mesma senha para vários sites e isso pode facilitar a descoberta de alguma senha por parte de um hacker, por exemplo.

Como os profissionais de TI precisam lidar um alto fluxo de dados e informações diariamente, essa ferramenta diminui as chances de confusões serem feitas.

Para acessar o site da ferramenta, clique aqui.

Sistema de Chamados: software que possibilidade a gestão de chamados.

Quando falamos de ferramentas de TI não podemos ignorar os vários softwares de sistema de chamados que existem.

A Desk Manager, inclusive, tem um excelente software de Gestão de Atendimento que foi idealizado, orientado a metodologia do ITIL para a gestão de chamados assim centralizando os processos necessários para um bom atendimento.

O Desk Manager não é um simples software de TI, ele contém diversos diferenciais que trazem uma experiência muito mais satisfatória, tanto para quem atende quanto para quem é atendido.

Clicando aqui você pode conhecer melhor as vantagens oferecidas pela Desk, e clicando aqui você pode experimentar essa ferramenta de TI gratuitamente por 15 dias.

CTA-DM-3-1

Compartilhe

Posts relacionados

Existe a forma certa e a forma errada de se calcular o..

A margem bruta é um dos principais indicadores de desempenho financeiro e..

Entenda tudo sobre sistema de chamados nesse guia que preparamos para você...

Seu processo de vendas está desorganizado e suas receitas futuras são imprevisíveis?..

Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.