O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros e a tendência é que ele ganhe ainda mais usuários. Por isso, recursos como o click to chat do Whatsapp Business têm grande potencial para te aproximar dos seus clientes.
Atrair a atenção dos consumidores é a meta de qualquer estratégia de marketing, e, para isso, a comunicação com os clientes precisa ser muito eficiente.
A experiência do cliente tende a ser mais positiva quando a empresa facilita a resolução de suas demandas por meio de canais com os quais ele lida cotidianamente.
E é claro que, como é muito difícil encontrar um smartphone no Brasil que não tenha o WhatsApp instalado, este aplicativo é um canal muito promissor para empresas dos mais diversos segmentos.
Se os seus clientes utilizam o WhatsApp a todo momento, é no WhatsApp que o seu negócio deve estar disponível para ajudá-los em suas necessidades e demandas.
Bons negócios são feitos com base em estratégias fortes de comunicação e o click to chat pode ser incluído em sua estratégia.
Trata-se de uma forma única de interagir com os consumidores em tempo real com a possibilidade de conversão instantânea dos visitantes da internet em clientes.
Um link do click to chat pode ser inserido em um anúncio de banner, em uma mensagem de e-mail ou na página principal do seu site.
Ou seja, o link vai redirecionar para um bate-papo no WhatsApp os leads e clientes que estiverem navegando por esses e outros canais.
Nesse sentido, o recurso pula uma etapa no processo de iniciar uma interação com um novo contato. Ao invés de salvar o nome ou o número de alguém entre seus contatos, o cliente simplesmente clica em um link.
Esta é uma forma de demonstrar disponibilidade para a interação com o cliente, dando a ele a atenção que ele espera.
Quando o cliente clica no link e toma a iniciativa de conversar com a sua marca, são grandes as chances de que ele também compre da sua empresa.
Se você quer implementar esse recurso, leia os próximos tópicos para saber o que é click to chat e como utilizá-lo.
O que é o click to chat no WhatsApp?
De modo geral, podemos explicar o recurso click to chat do WhatsApp como a possibilidade de iniciar uma interação pelo aplicativo sem ter que adicionar um novo número na agenda de contatos.
Ou seja, a interação é iniciada com apenas um clique, tornando a conversação muito prática, tanto no aplicativo quanto na web.
Para isso basta disponibilizar um link para o seu número que pode inclusive contar com uma chamada para ação já sugerindo o início da conversa com uma frase específica.
A frase em questão pode ser, por exemplo: “Vi o anúncio do produto X no Instagram e gostaria de saber mais sobre ele”.
O click to chat é uma estratégia de grande potencial de aproximação entre marcas e clientes que gera , consequentemente, o fortalecimento desse relacionamento.
Isso acontece porque os consumidores da atualidade estão cada vez mais exigentes e dispõe de pouco tempo. Vivemos na era da instantaneidade.
Então, quanto mais fácil e rápida for a possibilidade de interagir com a marca, maiores as chances de conquistar a satisfação do cliente.
O click to chat possibilita ao cliente o acesso direto à interação, sem precisar digitar um número inteiro, nem se preocupar com o DDD.
Esse simples recurso representa a retirada de um obstáculo à aproximação voluntária do cliente, acelerando também uma etapa do processo de compra.
Você pode utilizá-lo para divulgar o seu contato no site e nas páginas da sua empresa nas redes sociais.
Seja qual for o local de origem, o cliente ou lead é direcionado instantaneamente para a página de início da conversa via WhatsApp.
Além disso, ele também pode estar presente nos seus anúncios do Google Ads, e-mails, blogs e em suas campanhas de marketing em geral.
O click to chat é inclusive utilizado como métrica de desempenho de marketing online, sendo essencial para avaliar o ROI (retorno do investimento) das campanhas na internet.
Em outras palavras, ele representa a eficiência de uma campanha online no que diz respeito à conversão de visitantes em leads e clientes.
Portanto, podemos destacar como principal vantagem do click to chat a comunicação ágil e descomplicada que ele proporciona.
No próximo tópico, vamos explicar como você pode utilizar o click to chat no WhatsApp.
Como utilizar o click to chat no WhatsApp?
A sua estratégia de abordagem com o click to chat pode ser aplicada com base em duas informações: o número do contato e a mensagem pré-estabelecida de interação do usuário.
Você começa a configurar a sua ação de click to chat a partir do link padrão: https://wa.me/<número> .
O campo <número> deve ser substituído pelo número do seu WhatsApp Business, seguindo o padrão internacional.
Se, por exemplo, a sua empresa se localiza no Brasil e em uma determinada região do Estado do Rio de Janeiro, é preciso acrescentar os códigos “55”, referente ao país (DDI), e “21”, referente ao estado (DDD).
Suponhamos que seu número disponibilizado para o contato com os clientes seja (21) 9 9999-XXXX. Nesse caso, o seu link do click do chat ficará assim: https://wa.me/552199999XXXX.
É importante destacar que, ao ser inserido no link, o número de telefone não pode conter caracteres especiais como parênteses, colchetes, espaços, traços e sinais de adição.
Além disso, é preciso omitir os zeros do código de área.
Para usar o recurso já deixando uma mensagem pronta para o cliente te enviar ao entrar em contato, você deve seguir os seguintes passos:
- Usar o link https://wa.me/númerodetelefonenowhatsapp?text=urldamensagempronta como base;
- Adicionar o texto a partir da variável “text” substituindo os espaços por “%20”.
Por exemplo, se a mensagem que você deseja adicionar ao recurso do click to chat é “Olá! Gostaria de saber mais sobre a nova coleção”, o seu link ficará assim:
https://wa.me/552199999XXXX?text=Olá!%20Gostaria%20de%20saber%20mais%20sobre%20a%20nova%20coleção.
Ao clicar neste link, o cliente tem acesso direto ao WhatsApp da empresa e já encontra o texto citado acima escrito no campo de mensagens.
Para que o link não fique muito grande, ou caso você prefira não expor o seu número de WhatsApp no link, você pode encurtá-lo utilizando um dos geradores de links disponíveis online ou as próprias configurações do WhatsApp Business.
Neste último caso, você deve seguir os seguintes passos:
- Abrir as configurações do WhatsApp Business e clicar em “Configurações de negócios” (se o seu dispositivo for Android) ou em “Ferramentas de negócios” (no caso de iOS);
- Clicar em “link curto” para visualizar o link gerado automaticamente;
- Definir uma mensagem padrão para que o cliente inicie a interação.
Para otimizar ainda mais o contato com os seus clientes via WhatsApp após criar o seu link de click to chat, você pode usar um chatbot, ferramenta cuja implementação só vem crescendo. Saiba mais em: Chatbot para WhatsApp Business: Guia completo. Até o próximo conteúdo.