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Como utilizar o Click to Chat no WhatsApp Business7 min read

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros e a tendência é que ele ganhe ainda mais usuários. Por isso, recursos como o click to chat do Whatsapp Business têm grande potencial para te aproximar dos seus clientes. 

Atrair a atenção dos consumidores é a meta de qualquer estratégia de marketing, e, para isso, a comunicação com os clientes precisa ser muito eficiente. 

A experiência do cliente tende a ser mais positiva quando a empresa facilita a resolução de suas demandas por meio de canais com os quais ele lida cotidianamente.

E é claro que, como é muito difícil encontrar um smartphone no Brasil que não tenha o WhatsApp instalado, este aplicativo é um canal muito promissor para empresas dos mais diversos segmentos. 

Se os seus clientes utilizam o WhatsApp a todo momento, é no WhatsApp que o seu negócio deve estar disponível para ajudá-los em suas necessidades e demandas.

Bons negócios são feitos com base em estratégias fortes de comunicação e o click to chat pode ser incluído em sua estratégia.

Trata-se de uma forma única de interagir com os consumidores em tempo real com a possibilidade de conversão instantânea dos visitantes da internet em clientes. 

Um link do click to chat pode ser inserido em um anúncio de banner, em uma mensagem de e-mail ou na página principal do seu site. 

Ou seja, o link vai redirecionar para um bate-papo no WhatsApp os leads e clientes que estiverem navegando por esses e outros canais.

Nesse sentido, o recurso pula uma etapa no processo de iniciar uma interação com um novo contato. Ao invés de salvar o nome ou o número de alguém entre seus contatos, o cliente simplesmente clica em um link. 

Esta é uma forma de demonstrar disponibilidade para a interação com o cliente, dando a ele a atenção que ele espera. 

Quando o cliente clica no link e toma a iniciativa de conversar com a sua marca, são grandes as chances de que ele também compre da sua empresa. 

Se você quer implementar esse recurso, leia os próximos tópicos para saber o que é click to chat e como utilizá-lo. 

O que é o click to chat no WhatsApp?

De modo geral, podemos explicar o recurso click to chat do WhatsApp como a possibilidade de iniciar uma interação pelo aplicativo sem ter que adicionar um novo número na agenda de contatos

Ou seja, a interação é iniciada com apenas um clique, tornando a conversação muito prática, tanto no aplicativo quanto na web. 

Para isso basta disponibilizar um link para o seu número que pode inclusive contar com uma chamada para ação já sugerindo o início da conversa com uma frase específica. 

A frase em questão pode ser, por exemplo: “Vi o anúncio do produto X no Instagram e gostaria de saber mais sobre ele”. 

O click to chat é uma estratégia de grande potencial de aproximação entre marcas e clientes que gera , consequentemente, o fortalecimento desse relacionamento

Isso acontece porque os consumidores da atualidade estão cada vez mais exigentes e dispõe de pouco tempo. Vivemos na era da instantaneidade.

Então, quanto mais fácil e rápida for a possibilidade de interagir com a marca, maiores as chances de conquistar a satisfação do cliente.

O click to chat possibilita ao cliente o acesso direto à interação, sem precisar digitar um número inteiro, nem se preocupar com o DDD.

Esse simples recurso representa a retirada de um obstáculo à aproximação voluntária do cliente, acelerando também uma etapa do processo de compra.

Você pode utilizá-lo para divulgar o seu contato no site e nas páginas da sua empresa nas redes sociais.

Seja qual for o local de origem, o cliente ou lead é direcionado instantaneamente para a página de início da conversa via WhatsApp

Além disso, ele também pode estar presente nos seus anúncios do Google Ads, e-mails, blogs e em suas campanhas de marketing em geral. 

O click to chat é inclusive utilizado como métrica de desempenho de marketing online, sendo essencial para avaliar o ROI (retorno do investimento) das campanhas na internet. 

Em outras palavras, ele representa a eficiência de uma campanha online no que diz respeito à conversão de visitantes em leads e clientes. 

Portanto, podemos destacar como principal vantagem do click to chat a comunicação ágil e descomplicada que ele proporciona. 

No próximo tópico, vamos explicar como você pode utilizar o click to chat no WhatsApp. 

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Como utilizar o click to chat no WhatsApp?

A sua estratégia de abordagem com o click to chat pode ser aplicada com base em duas informações: o número do contato e a mensagem pré-estabelecida de interação do usuário.

Você começa a configurar a sua ação de click to chat a partir do link padrão: https://wa.me/<número> .

O campo <número> deve ser substituído pelo número do seu WhatsApp Business, seguindo o padrão internacional. 

Se, por exemplo, a sua empresa se localiza no Brasil e em uma determinada região do Estado do Rio de Janeiro, é preciso acrescentar os códigos “55”, referente ao país (DDI), e “21”, referente ao estado (DDD).  

Suponhamos que seu número disponibilizado para o contato com os clientes seja (21) 9 9999-XXXX. Nesse caso, o seu link do click do chat ficará assim: https://wa.me/552199999XXXX. 

É importante destacar que, ao ser inserido no link, o número de telefone não pode conter caracteres especiais como parênteses, colchetes, espaços, traços e sinais de adição.

Além disso, é preciso omitir os zeros do código de área. 

Para usar o recurso já deixando uma mensagem pronta para o cliente te enviar ao entrar em contato, você deve seguir os seguintes passos: 

  1. Usar o link https://wa.me/númerodetelefonenowhatsapp?text=urldamensagempronta como base;
  2. Adicionar o texto a partir da variável “text” substituindo os espaços por “%20”. 

Por exemplo, se a mensagem que você deseja adicionar ao recurso do click to chat é “Olá! Gostaria de saber mais sobre a nova coleção”, o seu link ficará assim:

https://wa.me/552199999XXXX?text=Olá!%20Gostaria%20de%20saber%20mais%20sobre%20a%20nova%20coleção.

Ao clicar neste link, o cliente tem acesso direto ao WhatsApp da empresa e já encontra o texto citado acima escrito no campo de mensagens.  

Para que o link não fique muito grande, ou caso você prefira não expor o seu número de WhatsApp no link, você pode encurtá-lo utilizando um dos geradores de links disponíveis online ou as próprias configurações do WhatsApp Business

Neste último caso, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Abrir as configurações do WhatsApp Business e clicar em “Configurações de negócios” (se o seu dispositivo for Android) ou em “Ferramentas de negócios” (no caso de iOS);
  2. Clicar em “link curto” para visualizar o link gerado automaticamente;
  3. Definir uma mensagem padrão para que o cliente inicie a interação.  

Para otimizar ainda mais o contato com os seus clientes via WhatsApp após criar o seu link de click to chat, você pode usar um chatbot, ferramenta cuja implementação só vem crescendo. Saiba mais em: Chatbot para WhatsApp Business: Guia completo. Até o próximo conteúdo.

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