Uma das ações mais necessárias para uma empresa é atrair novos clientes. Afinal, sem eles, nenhum negócio consegue crescer e ir para frente. Exatamente por essa razão, temos no marketing o que chamamos captação de leads qualificados. Você já ouviu falar?
Esse é um dos primeiros passos para atrair e fidelizar novos contatos e, assim, manter a empresa em constante desenvolvimento.
Os leads são aqueles consumidores que demonstram interesse no produto ou serviço, representando, na maioria das vezes, uma ótima oportunidade de negócio.
Por isso, é muito importante desenvolver corretamente estratégias de captação desses clientes em potencial. Pensando não apenas em como atrair, mas também se relacionar para que ele chegue ao momento da proposta de venda já qualificado.
Como está a captação de leads na sua empresa? Você pensa em cada um desses aspectos? Continue a leitura desse artigo e aprenda mais sobre a captação de leads qualificados e como funciona.
Afinal, o que são leads?
Como já dissemos, leads são pessoas que em algum momento demonstraram interesse pelos produtos e serviços oferecidos por determinada marca, tiveram alguma interação com a organização.
Essas pessoas compartilham seus dados e informações com a empresa em troca de alguma oferta de valor, que pode ser um e-book, infográfico, uma masterclass ou outros materiais com conteúdos relevantes.
Os dados fornecidos geralmente são o nome, telefone e e-mail.
A partir do momento em que essas informações são repassadas, a empresa pode começar um relacionamento com o consumidor em potencial e incluir esse contato no funil de vendas.
Dessa forma, a pessoa, que agora também é um lead, mantém contato com a empresa até que realmente esteja pronta para decisão de compra, quando a venda é efetivada.
E o que é captação de leads?
A captação de leads é nada mais que o processo de conquista desses potenciais clientes.
Esse processo acontece por meio de estratégias pensadas com o objetivo de atrair pessoas, que irão compartilhar seus dados pessoais, e iniciar a jornada dentro da empresa.
Dessa forma, pessoas que já estão interessadas na empresa, mas ainda são desconhecidas, passam a ser consumidores em potencial e, mais do que isso, contatos conhecidos pela marca.
Uma vez que elas fornecem informações espontaneamente, é possível usá-los de maneira estratégica, ou seja, desde educar o lead que ainda não se sente pronto para usar a solução da marca até partir para uma divulgação mais ativa, enviando promoções e condições especiais para instigar desejos e necessidades.
Como fazer captação de leads?
Essa provavelmente é a pergunta que paira na sua cabeça agora, certo? A captação de leads é o primeiro passo para a realização de tudo o que falamos até agora.
Uma das estratégias mais usadas para captar leads é o uso de landing pages e os canais virtuais, como as redes sociais.
No caso de landing pages, a captação ocorre através de uma proposta de troca: enquanto a marca oferece ao lead em potencial um material de valor (isca digital), esse usuário fornece seus contatos principais para ter acesso ao conteúdo.
Esses dados são inseridos em um formulário que fica na landing page criada pela empresa, onde também estão todas as informações sobre o material e uma chamada bem atrativa.
O uso das landing pages é, sem dúvidas, a estratégia de captação de clientes mais usada atualmente.
No entanto, caso você esteja pensando em utilizá-la, é fundamental oferecer conteúdos verdadeiramente relevantes, que vão fazer com que os até então desconhecidos se interessem ao ponto de se tornarem leads, compartilhando seus preciosos dados!
Tipos de material isca para utilizar na captação de leads
Existem diversos conteúdos que podem ser usados como “iscas” para atrair os usuários, como:
- E-books;
- Kit de ferramentas;
- Checklists;
- Webinars;
- Masterclass;
- Consultorias e muitos outros.
Na hora de escolher qual deles usar é essencial levar em consideração a persona, ou seja, o consumidor ideal que você deseja impactar com o material isca.
Além das landing pages, as redes sociais também podem ser grandes aliadas na hora de realizar a captação de leads, principalmente o Facebook e o Instagram.
No caso do Facebook, a plataforma já oferece uma ferramenta própria para esse objetivo, o Facebook Lead Ads.
Nela, o formulário é desenvolvido automaticamente e o usuário pode preencher para usufruir da oferta de valor criada pela empresa.
Também é possível personalizar as informações desse formulário e usá-lo da melhor maneira para a sua estratégia.
O Instagram é outro aliado importante para a captação de leads. Utilize a plataforma para capturar mais leads a partir do link na bio e link nos stories, por exemplo.
As ferramentas de captação de leads fazem a diferença na hora de movimentar o nível de contatos qualificados para o seu negócio.
Com elas, a sua equipe conta com dados relevantes para traçar as melhores estratégias de atração e nutrição desses consumidores em potencial. Por isso, vamos listar algumas das principais ferramentas usadas com esse objetivo. Leia a seguir!
Ferramentas para turbinar a captação de leads na sua empresa
Conheça as principais ferramentas de captação de leads e veja se é o momento de fazer esse investimento em seu negócio.
1. Optinmonster
É uma das mais qualificadas ferramentas de captação de leads, apresenta múltiplas funcionalidades, além de ter interfaces simples e bem objetivas que facilitam o seu uso.
Dentre os recursos oferecidos estão a possibilidade de gerar diversos tipos de formulários personalizados e realizar segmentação avançada de acordo com a sua estratégia.
2. Hello Bar
Essa é uma das ferramentas mais usadas nos dias de hoje para desenvolver a captação de leads. Esse é um plugin que pode ser instalado diretamente no seu site ou blog do WordPress.
Algumas de suas funcionalidades são os pop-ups para captura de e-mails que aparecem logo que o visitante acessa o site ou blog e a opção de adicionar uma barra fixa no canal com uma oferta relevante para o usuário.
Com uma ferramenta, a sua estratégia de captação de leads pode ser muito mais eficiente.
No entanto, só contar com a tecnologia não adianta! Para ter bons resultados, o primeiro passo é compreender quais os caminhos o cliente em potencial passa até, de fato, efetuar a compra.
Você sabe dizer qual é a jornada do cliente dentro da sua empresa? Se não, chegou a hora de descobrir! Saiba mais sobre esse assunto, como mapear e maximizar esse processo com as dicas do nosso conteúdo “Customer Journey: o que é, qual a importância e como mapear”. Boa leitura!