O mercado crescente está cada vez mais dependente de infraestruturas funcionais e confiáveis. Por isso, a alta disponibilidade é extremamente importante para que os negócios sigam funcionando de maneira satisfatória.
No texto de hoje vamos falar sobre o que é alta disponibilidade e para que ela serve. Acompanhe!
O que é alta disponibilidade?
Como o próprio nome sugere, o termo disponibilidade é aplicado para entendermos o tempo que um serviço está disponível e também o tempo que um sistema leva para retornar uma solicitação de um usuário. Esse termo, muito utilizado na TI, trata-se então do desempenho e qualidade desse sistema num determinado período de tempo.
A forma como a alta disponibilidade funciona pode até parecer simples, mas requer configurações e processos especializados. Bem como um software de monitoramento para que os problemas de infraestrutura e indisponibilidade sejam controlados, evitando assim que o seu negócio seja prejudicado.
Qual a sua importância?
Atualmente a internet tem sido uma grande aliada para diferentes tipo de negócios. Nesse sentido, ficar indisponível, mesmo que por pouco tempo, pode gerar transtornos e perdas relevantes.
Se o sistema da sua empresa cair, por exemplo, seus colaboradores ficarão improdutivos, aguardando o mesmo voltar a funcionar. Além da perda de tempo o seu negócio fica exposto a perder dinheiro e até clientes.
A indisponibilidade pode vir de diferentes formas deixando o seus sistemas fora do ar. Falhas técnicas, ataques ransomware ou até troca de equipamentos podem prejudicar o andamento dos serviços que você presta.
Por isso, é importante que você tenha uma infraestrutura com alta disponibilidade, para que essas ações sejam minimizadas e você possa recuperar os seus sistemas rapidamente, diminuindo os danos.
Quer entender mais sobre alta disponibilidade e ouvir um especialista? Ouça o episódio do Podcast Desk Talks sobre Alta Disponibilidade. Bruno Sancar conversa com Rafael Bernardes, CEO da Bernardes Treinamentos e da CooperaTI.