
CMDB
Plataforma de atendimento ao cliente com gerenciamento de ativos
O Aplicativo CMDB, seguindo a orientação do conjunto de boas práticas ITIL, permite o cadastro e gerenciamento de Itens de Configuração, ou seja, é possível cadastrar todo o parque de ativos e passivos da sua empresa ou de seus clientes.

Sabemos que gerenciar ativos é uma tarefa difícil para qualquer gestor, mas o CMDB da Desk Manager existe para ajudar nessa missão.
Crie um cadastro completo dos Ativos, onde é possível acrescentar informações como:
- Custo
- Número de Série
- Patrimônio
- Localização
- Prazo de vencimento de garantias
- Vida útil dos equipamentos
- Alertas de prazos por e-mail ou SMS
Adicione arquivos
Dentro do próprio cadastro do Ativo, é possível anexar arquivos como fotos, termos de responsabilidade ou até mesmo nota fiscal do equipamento, o que torna a vida muito mais fácil na hora de buscar estas informações para uma eventual checagem ou auditoria.
Vínculos e rastreamento
Cada Item de Configuração cadastrado no CMDB fica vinculado a uma Empresa, Área (Departamento) ou um Usuário Específico - dessa forma fica muito mais fácil rastrear com quem aquele equipamento está alocado ou a quem realmente ele pertence.
Histórico de alterações
Outro ponto interessante, é que as principais informações do Item de Configuração, quando alteradas, ficam registradas em uma área separada de histórico, permitindo consultar quando tal dado foi alterado e por quem foi realizada essa atualização. Um log importante, certo?
Além disso, todo Item de Configuração cadastrado no CMDB pode ser vinculado a um chamado, assim você pode saber quantas vezes aquele equipamento esteve envolvido em um Incidente ou até mesmo calcular o tempo de parada daquele equipamento.
Essas informações são úteis e podem ajudar na construção de uma estratégia de investimento, seja para substituição dos equipamentos ou até mesmo um simples descarte.
Acesso mobile com QR Code
Pela Desk Manager, ainda é possível criar etiquetas em QR Code para identificar facilmente cada Item de Configuração dentro da sua empresa e dos clientes.
Desta forma, basta o operador acessar o Aplicativo da Desk Manager pelo celular, entrar no CMDB e escanear o QR Code da etiqueta do I.C. para consultar as informações cadastrais daquele equipamento
Integração dos ativos ao Agente de Inventário
Através da instalação de um Client na máquina, será possível inventariar todas as suas informações de hardware e software, como quantidade de memória, espaço em disco, programas instalados, softwares licenciados e muitos outros dados.
Alertas automáticos de alterações por e-mail
É possível configurar alertas automáticos por e-mail das alterações que acontecem no equipamento onde o agente foi instalado. Assim, você poderá ser avisado quando programas forem instalados, desinstalados ou se a máquina sofrer uma mudança em suas configurações de hardware, como memória ou disco.
Agilidade em auditorias e certificações de ISO
O Aplicativo CMDB e o Inventário Automático são facilitadores, principalmente para as empresas que participam de programas de auditorias e certificações de ISO.
Inventário Automático
O inventário automático possui diversas funções para controlar o parque de máquinas da empresa. Ele pode capturar estes dados através de um programa instalado nas máquinas individualmente, ou caso tenha um AD, podem ser instalados via GPO. A finalidade é registrar as informações das máquinas de acordo com as mudanças que acontecem nela.
E não pense que o CMDB é só para a TI
Um fator importante é que ele pode ser usado para registro de todo patrimônio, inclusive, estoque ou até mesmo para controlar frotas.
Já pensou em cadastrar um veículo com todas as informações e vinculá-lo a chamados de manutenção preventiva, corretiva ou renovação anual do licenciamento de veículo? Fica a dica!
Você está pronto para uma jornada de sucesso?
Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma de ESM que proporciona uma experiência completa.
QUERO EXPERIMENTARConheça outras funcionalidades da nossa plataforma
A Desk Manager conta com 12 funcionalidades que garantem o suporte de chamados, além de uma gestão completa para o seu negócio. Sistema dividido por aplicativos que entregam total controle sobre suas operações.