Team building: o que é e como aplicar na sua equipe de atendimento?

Se você é gestor, certamente já ouviu falar sobre a utilização de ações de team building para fortalecer o engajamento dos colaboradores de um negócio. 

Trata-se de uma estratégia que vai além dos conhecimentos e treinamentos técnicos, baseando-se sobretudo na formação de equipes que fazem a diferença.

As atividades de team building são diversas e podem variar bastante conforme os objetivos de cada empresa e o setor de aplicação. Vamos apresentar algumas delas neste artigo.

Mas o que integra todas as possíveis dinâmicas de team building para empresas é o foco no comportamento e nas relações interpessoais

A meta é sempre construir uma equipe verdadeiramente integrada. Isso porque o colaborador torna-se mais produtivo quando atua em um ambiente de trabalho saudável

Nesse contexto, as atividades de team building podem ser especialmente promissoras quando aplicadas à equipe de atendimento ao cliente.  

Mas antes de montar um team building ou de listar as ideias de team building, é preciso compreender melhor o conceito. Você sabe o que é team building?

Se não sabe, basta continuar a leitura deste artigo. No próximo tópico, vamos começar definindo o que é team building e, em seguida, vamos te explicar como montar um team building na sua empresa.

O que é team building?

Para explicar o conceito tema deste artigo, vamos começar pela tradução de team building. A expressão significa “construção de equipe”.

Mas a simples tradução pode não ser suficiente quando a meta é entender o que é team building, já que a formação de equipe também pode estar ligada a treinamentos mais técnicos.

Então, vamos aprofundar esse conceito: as atividades de team building estão focadas muito mais no entrosamento e na união da equipe do que na técnica em si.

Em outras palavras, o objetivo é criar laços de confiança entre os colaboradores, pois a estratégia está baseada no princípio de que a melhoria das relações interpessoais tem potencial para aprimorar a performance da equipe. 

Assim, as questões a serem resolvidas a partir da aplicação das diversas ideias de team building costumam estar relacionadas à integração, comunicação, performance, confiança e trabalho em equipe. 

As dinâmicas de team building para empresas podem gerar grandes insights que vão impactar positivamente os resultados do negócio como um todo.  

E-book O guia completo para gerenciar equipes de atendimento

São muitos os desafios relacionados à integração das equipes que precisam ser vencidos para que a empresa se fortaleça e conquiste autoridade sobretudo no relacionamento com o cliente. 

Os principais deles são:

  • Falta de confiança;
  • Receio em relação ao surgimento de conflitos;
  • Ausência de foco nos resultados;
  • Falta de comprometimento;
  • Fuga das responsabilidades. 

Com essa lista em mente, é possível planejar atividades de team building focadas nas questões que mais se fazem presentes no cotidiano da sua empresa. 

Mas é importante lembrar que o cultivo da confiança é a base para a resolução de todos os demais problemas relacionados à integração da equipe. 

A partir da confiança entre os membros da equipe, é possível cultivar, por exemplo, a ideia de que os conflitos podem ser muito produtivos e estimular novas ideias. 

Como montar um team building para integrar sua equipe de atendimento?

O primeiro passo para aplicar as atividades de team building ao cotidiano do seu negócio é entender que não basta improvisar algumas atividades motivacionais

Cada uma das dinâmicas de team building para empresas deve ter um propósito bem definido e deve fazer sentido para a resolução dos problemas que a equipe está enfrentando. 

Então, além de fazer uma boa escolha quanto à aplicação das ações de team building, você deve seguir um passo a passo quanto ao planejamento e realização dessas ações.

As escolhas adequadas e o bom planejamento vão ajudar indiretamente no alcance de objetivos específicos, como a priorização de um atendimento humanizado para seus clientes. 

Um fator importante é a definição de quem vai participar das atividades de team building, já que as dinâmicas funcionam melhor quando aplicadas a grupos menores. 

A escolha do local onde as ações de team building serão aplicadas também é muito importante. 

O ideal é sair do ambiente de trabalho para que todos estejam focados nas atividades a serem realizadas.

Você pode escolher diversos lugares, como um salão de festas, um sítio, um parque ou um coworking. 

Aliás, vale a pena citar também a possibilidade de team building remoto. Plataformas como o Miro funcionam muito bem nesse caso e têm diversas funcionalidades que podem facilitar as dinâmicas. 

No dia da aplicação da ação, é fundamental que a agenda ou programação seja apresentada aos participantes.

Isso cria uma organização temporal e alimenta as expectativas positivas em torno das dinâmicas. 

No momento da realização das atividades de team building, todos devem se sentir confortáveis e entender o propósito de cada tarefa, principalmente no que diz respeito à comunicação e à cooperação.   

Ao fim das atividades, é interessante fechar a ação com o estabelecimento de planos de ação e acordos de convivência, além do planejamento de novos encontros.

O team building não é uma atividade pontual. Para que seus efeitos sejam sentidos, é preciso realizar ações periódicas, incorporadas à cultura organizacional

Aplicativo SLA

Você pode fazê-las, por exemplo, a cada três ou seis meses, sempre com novas propostas e metas. 

Ideias de team building para a sua empresa

Como dissemos, são diversas as ações de team building que podem ser planejadas e aprimoradas de acordo com a demanda da sua empresa e da sua equipe. 

Vamos enumerar algumas delas para que você conte com sugestões para iniciar seu planejamento. Mas as dinâmicas podem e devem ser aprimoradas e variadas ao longo do tempo. 

  • Duas verdades e uma mentira: cada participante fala ou escreve duas verdades e uma mentira sobre si mesmo. Em seguida os colegas devem opinar tentando descobrir qual é a mentira;
  • Valores: a partir de uma lista com cem valores identificados, cada participante deve selecionar os dez com que mais se identifica. Em seguida, deve retirar cinco itens da lista e, por fim, finalizá-la com apenas três valores. Depois disso, deve ser estimulada uma conversa sobre os valores mais importantes para cada um e quais foram os critérios para selecioná-los;
  • Linha do tempo: cada participante deve fazer uma lista cronológica com os acontecimentos mais relevantes de sua vida e apresentar aos colegas. Esse tipo de atividade estimula a empatia;
  • Match: cada componente da equipe deve fazer uma lista com três de suas preferências quanto a diversos assuntos, como música, comida, filmes, sonhos, hobbies, personalidades de referência e opiniões sobre diversos assuntos. Ao expor essas preferências, os colegas devem comentar sobre os pontos em que se identificam. Ao final podem ser atribuídos pontos para cada identificação e todos poderão saber com quem cada participante tem mais matchs;
  • Uma pergunta: a partir de uma situação apresentada pelo líder ou organizador da dinâmica, cada componente deve elaborar uma pergunta que faria a um candidato a determinada vaga de emprego;
  • Uma palavra: cada participante deve escolher uma palavra que defina cada um dos demais a partir de seu ponto de vista.

Como você pôde perceber, as atividades de team building são bastante simples e podem fazer toda a diferença quanto à integração da sua equipe.

Se esse assunto é uma de suas prioridades, além de compreender o que é team building, você também deve ler nosso artigo sobre clima organizacional. Boa leitura!

Por Fabio Teles em 19/01/2022