Como ser a pessoa mais inovadora que você conhece?

Atrás de cada grande ideia existem várias tentativas, erros e acertos. As equipes estão se tornando cada vez mais criativas pois aceitam que erros ocorram quando há uma tentativa de melhorar a empresa. Se você quer passar longe da sua zona de conforto e gosta de inovar, acompanhe este artigo.

Segundo especialistas, a pessoa mais inovadora é aquela que, mesmo após estar acostumada com um processo, encontra ideias para melhorá-lo.

O papel de ter ideias e sugerir inovações não deve estar restrito à um grupo pequeno, todos que participam do processo devem poder dar sugestões sobre inovações.

Sabe qual é o perfil das pessoas inovadoras? Descubra a seguir:

Seja curioso por natureza

Empreendedores inovadores sabem de detalhes da vida dos seus consumidores e com isso conseguem montar o produto ou serviço ideal para eles.

Questione-se o tempo todo, sobre tudo. Pense em como melhorar cada processo, e não só os grande, mas também os mais pequenos.

Reconheça as necessidades

Preste atenção aos detalhes e veja onde a mudança pode ocorrer.

Se o mesmo processo gera um problema por muitas vezes consecutivas, é hora de analisar a necessidade de mudança.

Algumas vezes, pode haver necessidade de mudar uma pessoa de setor, mudar a ideia de um grupo de pessoas ou até mesmo mudar a maneira como algo é feito.

Esteja pronto para reconhecer essas necessidades a qualquer momento.

Trabalhe na sua ideia

Pode ser que uma ideia pareça boba à primeira vista, mas se ela surgiu para você através da observação, ela pode ser a solução para algum problema que você vem enfrentando.

Não descarte nenhuma ideia, mas sim, tente trabalhar para deixá-la o mais refinada possível para a hora da apresentação.

Grandes ideias são muitas vezes abandonadas no meio do caminho mesmo com um grande potencial de gerar lucratividade, não cometa esse mesmo erro.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Arrisque-se e comece algo

É muito fácil críticar as pessoas que fazem alguma coisa. Difícil é ir lá, pôr a mão na massa, dar a cara a tapa e realmente começar a fazer algo.

Se você acredita na sua ideia, junte toda a disposição disponível e coloque ela em prática. Talvez seja um fracasso na primeira tentativa e se torne a maior de todas as inovações da empresa onde você trabalha após a terceira ou quarta tentativa.

Trabalhe em equipe

Dificilmente você conseguirá ter uma ideia e colocá-la em prática sozinho. Desde o projeto até as instalações, você precisará trabalhar em equipe. Isso significa saber ouvir as pessoas que estão na sua equipe e usar essas ideias para desenvolver ainda mais a inovação que estão propondo.

A construção da ideia passa a ser do time e não mais só sua. Quem ganha com isso? Você, sua empresa e todos os colaboradores.

Opte pela simplicidade

Inovadores são as pessoas que querem deixar um mundo melhor, uma empresa melhor ou um produto melhor para o mundo. São pessoas que além de tudo são simples e objetivas e querem melhorar o ambiente que vivem porque se sentem parte dele.

Simplificar as tarefas pode ser um dos motivos da inovação, nunca esqueça isso!

Você age como uma pessoa inovadora? Conte para gente que táticas você usa para ter as melhores ideias!

CTA-DM-2-6
Por Rafael Fialho Teixeira em 25/04/2015