Speech Analytics: análise das falas no atendimento ao cliente

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

O speech analytics é um recurso com alto potencial para melhorar a qualidade do atendimento e a experiência do cliente, além de promover a otimização dos custos operacionais.

Ele pode representar uma significativa vantagem competitiva por proporcionar insights que permitem a tomada de decisões mais assertivas, de modo a atender às expectativas e necessidades dos clientes. 

Em outras palavras, com o speech analytics você promove o aprimoramento da experiência do cliente, dando a ela um tom personalizado e gerando muito mais valor.

Ao longo deste artigo você vai entender melhor o que é speech analytics e como ele pode ser empregado na melhoria do atendimento ao cliente

Speech Analytics: o que é?

A expressão speech analytics pode ser traduzida como análise de fala e diz respeito a um software capaz de armazenar, transcrever e analisar as informações contidas em conversas telefônicas, e-mails, interações via chat e mensagens trocadas pelas redes sociais entre clientes e empresas.

Quando faz o reconhecimento da fala, o software busca por palavras-chave e por emoções positivas e negativas.

Além disso, ele identifica outros dados relevantes para a compreensão da efetividade do atendimento ao cliente.

Essa busca acontece de forma automática e pode ser feita tanto em conversas gravadas quanto em tempo real. Dessa forma, a gestão consegue mapear a comunicação da empresa e refinar o seu sistema de atendimento.

A partir dos dados obtidos, é possível potencializar insights sobre os detalhes que podem ser melhorados no atendimento, além de monitorar as interações de forma mais eficiente.

Nesse sentido, também podemos interpretar o speech analytics como um sofisticado indicador de desempenho.

Considerando não apenas as palavras ditas, mas também as emoções expressas no tom de voz dos clientes, a ferramenta relaciona o humor dos mesmos aos motivos que levaram ao contato.

Como todas essas nuances são transformadas em dados, o que temos é justamente a lógica do acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Esse processo leva ao conhecimento mais aprofundado das expectativas, desejos e necessidades do consumidor.

As consequências mais notáveis são a identificação imediata de interações problemáticas e falhas nos processos comunicacionais do negócio, além da oportunidade da promoção de boas práticas no atendimento ao cliente.

Assim, entre as vantagens proporcionadas pelo speech analytics estão:

  • O conhecimento do nível de satisfação do cliente;
  • A descoberta de gargalos dentro das operações;
  • O fornecimento de insumos para a melhoria das interações em cada ponto de contato;
  • O direcionamento dos treinamentos da equipe;
  • A identificação de possíveis incidentes iminentes seguida pelas ações capazes de evitá-los.

O funcionamento da ferramenta se baseia em algoritmos, metadados de estruturação e interpretação da fala e técnicas contextuais e analíticas.

Esta base permite a descoberta de informações muito relevantes que ficariam escondidas dentro do grande volume de gravações que ocorrem diariamente em uma central de atendimento ao cliente.

Também é interessante destacar que o speech analytics pode ter seus efeitos expandidos para além do setor de atendimento.

Ele pode favorecer a cultura data-driven dentro do negócio como um todo, com a priorização dos dados para a tomada de decisões referentes desde as áreas de marketing e vendas até a definição do design de um novo produto, por exemplo.

Como o nosso foco é a melhoria do atendimento e da experiência do cliente, no próximo tópico vamos abordar especificamente a contribuição da ferramenta de speech analytics para essas áreas.

Como o Speech Analytics pode ser usado para melhorar o atendimento ao cliente?

A utilização de uma ferramenta de speech analytics permite a identificação imediata de desejos e expectativas do interlocutor. 

Isso significa que o speech analytics por si só não melhora a experiência do cliente, ele proporciona aos gestores e à equipe de atendimento a identificação de ações que precisam ser colocadas em prática para promover essa melhoria. 

Ou seja, a ferramenta transforma as interações com os clientes em dados organizados e objetivos a serem aplicados, por exemplo, no treinamento da sua equipe.

Entre os muitos fatores que o software pode analisar estão a padronização dos procedimentos, a lista de reclamações mais frequentes e a concordância com o script da interação.

Esses e outros índices ao serem analisados permitem a identificação de pontos de melhoria nas centrais de atendimento. 

Solucione todos os seus problemas com nosso software de help desk

Veja em seguida algumas das principais contribuições dos insights derivados da aplicação speech analytics para o aprimoramento do atendimento ao cliente.

Melhoria da qualidade do serviço

A análise de fala durante as conversas com os clientes proporciona um monitoramento efetivo e objetivo da qualidade do atendimento.

A ferramenta permite identificar, por exemplo, se o colaborador responsável pelo atendimento está seguindo as regras estabelecidas para o setor e se ele forneceu ao cliente todas as informações recomendadas.

Ou seja, o speech analytics não precisa se focar somente nas falas dos clientes. As falas dos atendentes também podem e devem ser consideradas.

Quando as falhas são identificadas, é possível focar o treinamento da equipe na correção das mesmas, criando uma rotina de trabalho mais focada e cada vez mais aprimorada.

Aprimoramento da experiência do cliente

Como os consumidores esperam muito mais das empresas do que o fornecimento de um produto ou serviço de qualidade, o foco na experiência do cliente é uma necessidade.

Nesse sentido, a análise de fala permite, por exemplo, a mudança do roteiro da conversa em tempo real a partir da identificação das expectativas do cliente.

Esse tipo de ação otimiza o atendimento, poupa o tempo e os esforços do cliente e melhora sua experiência com a empresa.

O speech analytics dá aos profissionais de atendimento as ferramentas ideais para fazer a abordagem adequada e personalizar o atendimento.

O recurso também possibilita a identificação de oportunidades perdidas, a avaliação das reações dos clientes diante de ofertas exclusivas e a comparação dos resultados de cada uma das estratégias de retenção.

Melhoria das métricas de desempenho

Uma ferramenta de speech analytics conta com diversas funções que podem possibilitar o acompanhamento mais preciso de métricas muito relevantes.

É o que ocorre, por exemplo, com a taxa de resolução de problemas na primeira chamada, o tempo médio de atendimento e o nível de serviço, entre tantos outros indicadores.

Isso tem a ver com a cultura organizacional baseada em dados e o speech analytics possibilita a obtenção de muitos dados e índices fundamentais.

Identificação de oportunidades

Quando falamos sobre a identificação das expectativas do cliente através da análise de fala, é possível inferir a detecção de oportunidades ocultas.

A ferramenta pode mostrar chances promissoras de entregar o produto, serviço e abordagens certas e no momento mais adequado. 

Pense, por exemplo, nas oportunidades de cross sell e up sell que podem estar contidas em uma interação com outro foco. Você pode, inclusive, surpreender o cliente ao prever uma necessidade na qual ele ainda não havia pensado.

Para isso, é preciso promover treinamentos dos atendentes para que eles exercitem e priorizem a escuta ativa. Os clientes precisam ser ouvidos com atenção para que nenhuma oportunidade de encantamento e fidelização seja perdida.

Para saber mais sobre a técnica da escuta ativa e utilizá-la para favorecer a análise de fala estabelecida com a aplicação do speech analytics, leia: O que é escuta ativa e como ela se aplica no atendimento ao cliente. Até o próximo conteúdo!

Gamificação para Atendimento
Por Fabio Teles em 10/08/2022