...

Serviços gerenciados de TI: sua empresa precisa de um MSP?6 min read

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

Para cuidar do ambiente tecnológico da sua empresa, não é estritamente necessário contar com vários profissionais dentro dela. Ficou confuso? Então, atente-se para as possibilidades oferecidas pelos serviços gerenciados de TI.

Por meio deles, você não é obrigado a contratar uma grande equipe de TI no seu negócio, pois é possível contar com uma empresa terceirizada especializada para cuidar de toda a infraestrutura da Tecnologia de Informação.

Também conhecido como MSP (Managed Service Provider), esse serviço terceirizado apresenta diversas vantagens.

Quer saber quais são elas e descobrir se você precisa contratar esse tipo de negócio para aprimorar a sua organização? Então, acompanhe a leitura!

O que são os serviços gerenciados de TI?

Por meio dos serviços gerenciados de TI, é possível atender demandas especializadas, identificar gargalos e focar na melhoria dos processos.

Para que isso aconteça, a empresa contratada faz o monitoramento de toda a infraestrutura de TI do seu negócio, propondo soluções que vão superar problemas na gestão do ambiente tecnológico.

Basicamente, o MSP realiza atualizações e backups, promove ações de segurança, emite relatórios, monitora as ferramentas e muito mais. Tudo isso em tempo real.

É importante destacar que os serviços gerenciados de TI atuam de forma preventiva, ou seja, antecipam a resolução de problemas que ainda nem aconteceram. Isso é possível por meio da seguinte rotina:

  • Monitoramento constante do ambiente de TI;
  • Mapeamento dos processos;
  • Automatização de tarefas rotineiras;
  • Sugestão de mudanças conforme as necessidades da empresa, evitando falhas que possam comprometer o negócio.

Quais são as vantagens ao contratar os serviços gerenciados de TI?

Contratar os serviços de um MSP promove diversos benefícios para empresas que ainda estão em crescimento e, portanto, não contam com uma equipe de TI bem desenvolvida. Por isso, necessitam de uma ajuda externa.

A seguir, confira os principais benefícios dos serviços gerenciados de TI:

Acompanhamento da rotina do setor

Por fazer o monitoramento constante do ambiente tecnológico, os serviços gerenciados permitem que os gestores possam estar atualizados quanto à rotina do setor.

Afinal, com a emissão de relatórios, detalhamento dos processos e dados dos indicadores de performance, é possível verificar se o departamento está atingindo metas e auxiliando no crescimento da organização.

Com isso, você consegue analisar se os serviços estão de acordo com as suas expectativas ou se devem ser aprimorados.

Automação dos processos internos

Com a ajuda do MSP, a empresa consegue otimizar os processos internos por meio da automação.

Desse modo, o tempo investido em diferentes tarefas é reduzido, o que aumenta a produtividade da equipe.

Aumento no foco da empresa

Como as tarefas mais burocráticas e rotineiras ficam nas mãos do MSP, os colaboradores podem se voltar para o foco da empresa. Isso porque não precisam mais lidar com eventuais manutenções ou atualizações, por exemplo.

O grande benefício disso é permitir que a equipe possa direcionar esforços para a busca de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos e disponibilidade de suporte aos clientes.

Além disso, ainda é possível focar em soluções internas, como ERP e softwares de gestão financeira, proporcionando maior competitividade.

Maior agilidade

Como os serviços gerenciados de TI permitem uma integração eficaz da tecnologia na organização, os gestores conseguem atuar estrategicamente para solucionar problemas e isso acontece com maior agilidade.

Afinal, o MSP evita que a empresa sofra com gargalos devido a uma infraestrutura complexa.

Desenvolvimento do time

Caso você já tenha uma equipe de TI, saiba que o MSP auxilia no seu desenvolvimento. Imagine que os seus colaboradores estejam sempre voltados para manutenções, por exemplo.

Em qual momento poderão voltar os esforços para a atualização no setor de TI? Por estarem tão ocupados, fica difícil acompanhar as novas ferramentas e soluções que vão surgindo e poderiam ser implementadas na organização.

Como os serviços gerenciados de TI cuidam de manutenções e atualizações para a empresa, os seus colaboradores têm mais tempo para se dedicar à capacitação.

Vale lembrar, ainda, que profissionais mais capacitados geram melhor qualidade na oferta dos serviços e, com isso, maior competitividade no mercado.

Redução de custos

Por último, temos uma das principais vantagens do MSP que é a redução de custos. Sabemos que, em meio à instabilidade financeira no país, é importante encontrar meios de economizar, certo?

No entanto, investir em tecnologia pode ter um alto preço, especialmente para pequenas e médias empresas. Mas você saiba que os serviços gerenciados de TI conseguem manter a estrutura com menor custo? Esse é um ótimo benefício para os contratantes.

O MSP também auxilia na redução de desperdícios, enquanto os investimentos são realizados apenas se você solicitar.

Desse modo, ao economizar nesse sentido, é possível acumular recursos para realizar investimentos mais sofisticados no futuro, voltados para a inovação e melhoria dos processos.

Outro ponto em que os serviços gerenciados de TI auxiliam na redução de custos é o seguinte: imagine que a sua empresa atue de forma reativa e não proativa. Então, reflita sobre o que gasta mais: evitar um problema ou precisar solucioná-lo?

Geralmente, a segunda situação necessita de mais recursos, não é mesmo? Por isso, ao contratar o MSP, que trabalha na prevenção de falhas, você consegue a redução de custos, o que é altamente benéfico para a saúde financeira da sua empresa.

Quando contratar o MSP?

Como você pôde perceber, o MSP é altamente vantajoso, mas será que ele é realmente necessário na sua organização?

Para responder essa pergunta, é necessário refletir sobre alguns pontos. O primeiro deles é quanto à situação atual do setor de TI na empresa. Ele está sendo eficaz? Consegue satisfazer os clientes? Necessita de melhorias que a sua equipe não consegue dar conta?

Lembre-se que uma infraestrutura de TI mal gerida tem impacto direto na qualidade dos seus serviços. Por isso, verificar o desempenho do setor é fundamental.

Outra questão importante é avaliar se você está gastando muito dinheiro desnecessário com falhas geradas no ambiente tecnológico. Como falamos, isso pode prejudicar diretamente o orçamento da empresa.

Por fim, consideramos relevante que você verifique se a sua organização trabalha de forma reativa ou proativa. Caso seja a primeira opção, contar com ajuda profissional para mudar esse quadro se revela essencial.

Afinal, uma empresa especializada atuando na prevenção de problemas não só auxilia o seu negócio de modo geral como também ensina aos gestores e colaboradores a necessidade de atuar de forma preventiva, mudando definitivamente esse aspecto da cultura organizacional e gerando maior satisfação dos clientes.

Agora que você já sabe qual é a importância dos serviços gerenciados de TI, chegou a hora de conhecer outro ponto fundamental para construir um bom relacionamento com os consumidores: o uso da Inteligência Artificial no atendimento. Saiba mais neste artigo!

Compartilhe

Posts relacionados

Os cálculos do MTBF e do MTTR deve ser uma constante em..
Entenda tudo sobre sistema de chamados nesse guia que preparamos para você...
Você tem um negócio de tecnologia? Entenda o que é governaça de..

Seu processo de vendas está desorganizado e suas receitas futuras são imprevisíveis?..

Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.