N-able RMM: conheça a nova integração Desk Manager

Help Desk para Gestão de Atendimento

Com o objetivo de melhorar a experiência de cada cliente, a Desk Manager está realizando integrações relevantes e estratégicas para facilitar as operações das empresas em todo o mundo. Agora, chegou a vez do N-able RMM.

O Remote Monitoring and Management, ou Gerenciamento e Monitoramento Remoto, é um software utilizado, sobretudo, por empresas de TI que oferecem serviços terceirizados para aprimorar o trabalho do suporte técnico.

Na prática, um RMM permite que o suporte rastreie, monitore e gerencie à distância os terminais de diferentes clientes.

Entre as principais vantagens do RMM, podemos citar:

  • Monitoramento dos computadores de forma otimizada;
  • Segurança de computadores e de redes;
  • Atualização dos softwares;
  • Viabilização do acesso remoto;
  • Inventário das tarefas feitas pela equipe de suporte.

Interessante, não é? E agora os clientes da Desk Manager podem contar com essas e outras vantagens do RMM da Solarwinds em nossa integração.

Agora o Desk Manager é integrado com o N-able RMM

Para começar a falar sobre essa integração, precisamos explicar o que é a Solarwinds.

A empresa americana é uma desenvolvedora de softwares focada em outras organizações que precisam de auxílio no gerenciamento de suas redes, sistemas e infraestrutura de tecnologia da informação.

Desenvolvida por engenheiros de rede e sistema, que sabem o que é preciso para gerenciar os ambientes de TI dinâmicos, a SolarWinds tem uma profunda conexão com a comunidade de TI.

Assim, a organização oferece soluções de monitoramento, segurança e automação para empresas de suporte. Na prática, a Solarwinds entrega para as organizações um caminho para atuar de forma remota, proativa e completa.

Benefícios da integração com o RMM

Toda empresa, independentemente de atuação, caso possua um setor de TI, precisa de um inventário.

No entanto, fazer esse controle de forma manual pode ser muito complexo, sobretudo para as grandes organizações.

Dessa forma, contar com uma ferramenta que possa inventariar toda a estrutura de TI de forma automática, seja para sua própria empresa ou para terceiros, caso você seja um prestador de serviço, pode ser muito interessante.

Por isso, integramos o Desk Manager com o N-able RMM, assim é possível mapear todas as máquinas que existem no seu ambiente do RMM dentro da nossa plataforma como Inventários Automáticos.

E qual é a grande vantagem dessa integração? Simples: ao ter o inventário completo, você pode uni-lo às informações de atendimento, como a abertura de chamados, os tickets, e analisar métricas de TI mais precisas. Proporcionando, assim, uma gestão integrada do seu parque de ativos.

Além disso, outros pontos positivos da integração com o RMM que podemos citar, são:

  • Mapeamento e atualizações diárias com as configurações e alterações das máquinas;
  • Transformar o Ativo Lógico (Inventários Automáticos) em Ativo Físico;
  • Geração de dados de relatórios, que anteriormente não eram coletados de forma tão simples.

Por fim, dentro da RMM também será possível criar diferentes perfis de usuários, com permissões diversas aos recursos, uma vantagem para empresas que possuem um grande quadro de colaboradores e querem garantir que nenhuma modificação acidental seja realizada na chave de integração.

E, claro, se estamos falando de dados e históricos, dois grandes ganhos de ambas as plataformas, também há um benefício do RMM focado nesse controle: é possível recorrer a um relatório de auditoria que detalha as ações feitas por cada usuário.

Para conferir mais a fundo todas as vantagens dessa integração, dê o play abaixo e assista a live que tivemos com o Luís Montanari, gestor comercial da ADDEE SolarWinds MSP.

Live: Integração com RMM da ADDEE part. Fábio Teles e Luís Montanari

Passo a passo para configurar a integração

Passo 1: abra o seu RMM e siga até o Menu > Configurações > Configurações Gerais:

Configurações Gerais da Integração Entre o Desk Manager e o RMM
Configurações Gerais da Integração Entre o Desk Manager e o RMM com zoom

Passo 2: acesse a aba API e copie o Token de API:

Token da API

Feito isso, sua configuração no RMM acabou. Simples, não é? Agora é hora de finalizar a integração no Desk Manager.

Passo 3: em nossa plataforma, clique na aba App Painel > Integrações > RMM:

Painel da Integração com RMM

Passo 4: selecione o operador do Desk Manager para ser vinculado a esta integração:

Selecionar o operador do Desk Manager

Agora, é hora de colar o token que foi copiado do RMM. Ao salvar, a sincronização de todas as máquinas do seu ambiente do RMM será realizada no Desk Manager.

Vale lembrar que, caso haja muitas máquinas, o processo de sincronização pode ser um pouco demorado.

Observação: para um melhor aproveitamento da integração e maior confiabilidade dos dados, sugerimos não utilizar um operador já existente, mas um criado exclusivamente para a API. Assim, os dados de alterações nos logs não ficarão vinculados a este operador.

Passo 5: depois da sincronização da integração, as máquinas vão aparecer no App CMDB do Desk Manager:

App CMDB e Lançamento do Inventário
App CMDB e Lançamento do Inventário com zoom

Para visualizar a integração já na prática, basta acessar a aba App CMDB > Lançamentos > Inventário Automático.

No exemplo acima, usamos para os testes da integração algumas das máquinas da ADDEE. Todas as informações que o RMM tem sobre o Inventário Lógico destas máquinas estarão dentro de cada registro. Para acessá-los, basta clicar na máquina desejada.

A seguir, você pode assistir a integração entre as plataformas na prática, em uma demonstração realizada pelo Fábio Teles, nosso head de serviços.

Integração: N-able RMM da ADDEE+

Comece agora a utilizar as integrações do Desk Manager

Se você se interessou pela integração com o N-able RMM, saiba que há muitas outras funcionalidades e parcerias em nossa plataforma que podem transformar a gestão do atendimento do seu negócio.

A Desk Manager é muito mais do que uma plataforma de Help Desk: nosso objetivo é ajudar você a gerenciar diversas áreas e setores da sua empresa, por meio de uma única plataforma muito completa.

Para isso, contamos com integrações de soluções focadas em business intelligence, comunicação, financeiro e muito mais. Portanto, se além do RMM, você também deseja ter acesso a produtos como o Slack, WhatsApp, Hosts Green e tantos outros, faça seu cadastro e solicite uma demonstração gratuita. Assim, você pode ver na prática como a Desk Manager pode transformar a sua empresa.

Vendas Sistema de Help Desk

Por Fabio Teles em 09/08/2021