Por Fabio Teles em 08/09/2021

O que é turnover, como calcular e dicas para diminuir

Help Desk para Gestão de Atendimento

Turnover é uma métrica ligada aos colaboradores de uma empresa e que pode influenciar diretamente no sucesso do negócio. E aí, você sabe o que é turnover?

No artigo de hoje vamos explicar o que é turnover, como calcular essa taxa e como saber se o turnover rate da sua empresa está saudável.

O que é turnover?

O termo turnover refere-se à porcentagem de funcionários que deixam uma organização durante um determinado período de tempo, pode ser traduzido como “taxa de rotatividade”.

A alta rotatividade pode ser cara para uma organização, porque os colaboradores que saem frequentemente precisam ser substituídos.

Para os empregadores ou gerentes de contratação, o preenchimento de vagas abertas pode ser uma atividade demorada. E deixar as posições críticas abertas por muito tempo pode ter efeitos negativos em uma organização.

Por esse motivo, as empresas devem se esforçar para evitar altas taxas de turnover.

O turnover pode ser minimizado analisando porque a rotatividade ocorre em primeiro lugar. Dois tipos principais de rotatividade são: o turnover voluntário e involuntário. Ambos podem ser reduzidos ao se tomar melhores decisões de contratação.

Turnover voluntário

O turnover voluntário ocorre quando os funcionários decidem desocupar suas posições.

Eles podem optar por fazer isso se estiverem insatisfeitos com sua posição, aceitarem uma oferta de emprego melhor ou quiserem uma mudança de carreira.

Uma forma de limitar o risco de turnover voluntário é administrar testes de personalidade aos candidatos à vaga de emprego, para verificar a probabilidade de eles se sentirem satisfeitos em sua posição.

Por exemplo, os candidatos que não são agressivos e são introvertidos podem ficar insatisfeitos com uma posição de vendas e, em última análise, optar por deixar uma empresa.

Turnover involuntário

Já o turnover involuntário ocorre quando um empregado é demitido de uma posição.

Os colaboradores podem ser dispensados por uma ampla gama de razões, incluindo desempenho insatisfatório no trabalho ou comportamento inadequado.

A probabilidade de um colaborador não conseguir cumprir suas obrigações de trabalho pode ser minimizada pela administração de aptidões ou testes de habilidades no processo de contratação.

Da mesma forma, certos testes de personalidade podem ser usados para avaliar a probabilidade de um funcionário se envolver em comportamentos de trabalho inadequados, o que pode afetar negativamente uma organização.

Como calcular o turnover rate?

Agora que você já sabe o que é turnover, precisa entender como calcular essa taxa. E é isso que te mostraremos a seguir.

O turnover pode ser calculado em diversos períodos de tempo, os mais comuns são: mensal, trimestral e anual.

A fórmula para todos os período é a mesma:

Turnover rate = Número de funcionários que saíram ÷ Número médio de funcionários ativos no período (x100)

Para calcular o número médio de colaboradores durante aquele período, basta somar o número de funcionários ativos no início do período com o número de funcionários ativos no fim do período e dividir por dois.

E-book O guia completo para gerenciar equipes de atendimento

Veja fórmula:

Número médio de funcionários = (Funcionários ativos no início do período + Funcionários ativos no fim do período) ÷ 2

Vejamos um exemplo para que você possa entender a fórmula com mais clareza:

Suponhamos que você queira analisar o turnover voluntário anual de uma empresa de SaaS. Para isso você precisará de 3 dados:

  • Número de colaboradores ativos no início do ano;
  • Número de colaboradores ativos no final do ano;
  • Número de colaboradores que pediram demissão durante o ano.

Vamos supor que, no caso da empresa de SaaS, os dados sejam:

  • Número de colaboradores ativos no início do ano: 45
  • Número de colaboradores ativos no final do ano: 55
  • Número de colaboradores que pediram demissão durante o ano: 5

Nesse caso, o turnover voluntário anual da empresa seria calculado da seguinte forma:

Número médio de funcionários: (45 + 55) ÷ 2 = 50.

Turnover voluntário anual: (5 ÷ 50) x 100 = 10%

Sendo assim, o turnover voluntário anual dessa empresa é de 10%.

Analise sua taxa de rotatividade

Para entender melhor a rotatividade dos seus funcionários, tudo o que você precisa fazer é responder três perguntas:

  • ” Quem são os funcionários que saem?”
  • ” Quando eles saem?”
  • ” Por que eles estão saindo?”

Quem

Mesmo que sua taxa de rotatividade seja menor do que a média do seu setor, não há motivo para comemorar, a menos que você possa identificar quem deixou você.

Se seus colaboradores de alto desempenho estiverem saindo, você deve agir imediatamente, caso contrário, o desempenho da sua empresa diminuirá.

Por outro lado, se os seus colaboradores de baixo desempenho estão saindo, você pode ganhar contratando novos profissionais, que sejam mais engajados e alinhados à vaga.

Quando

Manter o controle de quando as pessoas saem pode ser muito útil. Por exemplo, entender que, depois de algumas mudanças, seu turnover diminuiu ou aumentou pode oferecer muitas informações.

Primeiro, pode dizer se os seus métodos de recrutamento estão funcionando. Se um número significativo de novos funcionários sair porque acha que suas funções são diferentes ou mais complicadas do que o esperado, talvez você deva considerar revisar suas descrições de trabalho.

Investir mais tempo e dinheiro no desenvolvimento de seu processo de orientação também pode ajudar se os funcionários saírem devido a incompatibilidades culturais.

Você também pode considerar oferecer outros programas de engajamento de funcionários, como licença parental ou horários de trabalho flexíveis, caso seus funcionários tenham dificuldades com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Porquê

Quando você sabe porque seus colaboradores saem, você pode alterar o estilo de gestão ou as políticas da sua empresa em resposta.

As entrevistas de saída são uma maneira útil de ver se as pessoas dão motivos semelhantes para sair ou se oferecem sugestões úteis sobre como você pode melhorar.

Por exemplo, os colaboradores costumam dizer que decidiram demitir-se porque suas contribuições e seus esforços não foram bem-vindos?

Se você ouvir esses tipos de comentários em suas entrevistas de saída ou em avaliações de desempenho, o RH deve trabalhar com os gerentes para considerar a possibilidade de alterar os processos de avaliação de desempenho.

As taxas de turnover de funcionários podem revelar problemas ocultos nas organizações. Um alto turnover é um sinal de aviso que você não deve ignorar.

Revise seus processos de recrutamento, altere seu plano de remuneração e benefícios ou incorpore uma política de planos de carreira.

Aplicativo Ponto

Por fim, se você responder aos problemas de rotatividade de maneira proativa, melhorará sua empresa e conseguirá reter excelentes funcionários.

Como diminuir a rotatividade de funcionários?

Depois de fazer o cálculo de turnover, você percebeu que a taxa está acima do esperado? Então, é hora de parar e planejar ações estratégicas para reduzir a taxa de turnover da sua empresa.

Abaixo, veja algumas dicas práticas que você pode implementar.

1. Faça bons processos seletivos

Se a taxa de turnover está alta, isso pode indicar, entre outras coisas, que as contratações da empresa não estão alinhadas com seus valores e missão.

Por isso, o primeiro passo para diminuir a rotatividade de funcionários é aprimorar os processos seletivos.

Para isso, é importante que a empresa analise detalhadamente como acontece atualmente a seleção e recrutamento, para encontrar possíveis gargalos que possam atrapalhar esse alinhamento.

Uma boa forma de fazer isso é revisando todos os cargos e setores que existem hoje para entender não apenas quais funções são realizadas em cada um, como principalmente quais as habilidades e especialidades necessárias para complementar determinada equipe.

2. Desenvolva um plano de carreira para o funcionário

Uma vez que a empresa captou os melhores talentos para seu time, outro ponto indispensável para garantir que os colaboradores continuarão com a empresa é fornecer um plano de carreira.

Hoje, se o funcionário não sente que existe possibilidade de crescimento dentro de um negócio, ele rapidamente pode optar por procurar oportunidades com mais chances de desenvolvimento profissional.

Afinal, ficar em um local em que você não possui nenhuma expectativa de mudança e evolução é o segredo para a desmotivação.

E esse é, sem dúvida, um dos fatores de maior impacto na taxa de rotatividade de uma empresa.

Desse modo, entre as ações que podem ajudar a diminuir o turnover, fornecer um direcionamento de carreira para os colaboradores é uma das mais poderosas.

3. Forneça benefícios de valor

Os salários são muito importantes, afinal, trabalhamos em troca de recursos. No entanto, esse não pode ser o único fator de motivação em uma empresa.

Ou então, caso o colaborador encontre outro local que pague melhor, não pensará duas vezes antes de trocar de emprego.

Isso não significa, no entanto, que o salário mensal não importa: ele precisa ser justo e compatível com as competências do profissional, mas também é importante oferecer mais do que recursos financeiros.

Uma boa alternativa é fazer pesquisas internas para saber a preferência entre os colaboradores de benefícios não remunerados que possam ser interessantes.

4. Ofereça feedbacks constantes

Outra estratégia que pode ser muito relevante quando falamos em diminuir a taxa de turnover é estabelecer uma rotina de feedbacks.

Muitas vezes, empresas acabam presenciando o desânimo e a falta de engajamento dos colaboradores sem saber o motivo.

Mas você já parou para pensar como pode ser incômodo fazer o seu melhor todos os dias e nunca ter um retorno do seu desempenho?

Por isso, desenvolver a prática de oferecer feedbacks construtivos pode ser muito importante para a satisfação do time, mesmo que pareça uma atitude simples.

5. Foque no desenvolvimento dos colaboradores

Lado a lado com o plano de carreira está o desenvolvimento dos colaboradores.

Já pensou o quão satisfeita sua equipe pode ficar ao perceber que há um investimento genuíno da empresa em capacitá-la?

Mais do que aprender apenas se, e quando, necessário para as demandas que determinado setor realiza, a empresa que foca na capacitação dos funcionários mostra que pensa além: ela quer formar bons profissionais.

Por outro lado, a resposta do colaborador será a gratidão e sentimento de valorização. Dois pontos muito importantes para garantir que ele continuará empenhado em realizar seu trabalho da melhor maneira possível.

6. Aprimore o ambiente e as ferramentas de trabalho

Por último, mas extremamente importante para evitar a rotatividade de colaboradores e evitar o turnover: ofereça as ferramentas que seus colaboradores precisam para trabalhar.

Não dá para se sentir motivado e desempenhar suas funções com maestria se você não tem o mínimo ao seu dispor para tal.

Esse, muitas vezes, pode ser o motivo de ter funcionários abandonando cargos em sua empresa.

Na grande maioria das vezes, os líderes e gestores focam apenas em cobrar resultados, mas não se preocupam em aprimorar o ambiente de trabalho e os recursos.

Por isso, se você quer garantir que os colaboradores recrutados pelo RH realmente se sentirão engajados com o seu negócio, motivados e felizes, esse é um aspecto muito importante para ficar atento.

Uma taxa de rotatividade saudável

Agora você já sabe o que é turnover e como calculá-lo usando uma fórmula básica, mas, o que esse número realmente significa? Como você sabe se sua taxa de rotatividade está alta ou baixa?

Uma maneira é comparar o turnover da sua empresa com a taxa média de seu setor. As taxas de rotatividade podem variar muito entre os setores.

Depois de comparar sua taxa com a média do setor ou da localização, você pode chegar a algumas conclusões.

Se, por exemplo, seu turnover for maior que a média do setor, isso provavelmente significa que sua administração não é tão eficaz quanto poderia ser. Então, você provavelmente vai querer identificar e resolver alguns problemas internos.

Além de benchmarking externo, você pode conduzir sua própria pesquisa de satisfação interna.

Para ter uma noção melhor das tendências de rotatividade, colete dados de diferentes períodos de tempo, de diferentes departamentos e de todos os níveis gerenciais.

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

Embora gerentes e empregadores tenham pavor de rotatividade, um turnover de zero é irrealista.

As pessoas vão inevitavelmente sair em algum momento, para se aposentar, mudar ou por causa de mudanças nas circunstâncias de suas vidas.

Por mais estranho que possa parecer, você pode ter uma taxa de rotatividade saudável. Fique de olho nos números, garantindo que elas permaneçam dentro dos padrões saudáveis da sua área.

Melhore o clima organizacional da sua empresa!

De nada adianta saber o que é turnover e como diminuir a rotatividade se você não se preocupar com um dos pontos mais importantes para garantir que o ambiente empresarial  seja agradável.

O clima organizacional de uma empresa pode ser um dos fatores mais relevantes para os funcionários.

Afinal, grande parte do dia ele passará naquele local, com seus companheiros de trabalho, por isso, é indispensável que ele considere aquele ambiente agradável, tranquilo e sem grandes conflitos.

Por isso, se o clima organizacional da sua empresa ainda está deixando a desejar, chegou a hora de entender um pouco mais sobre o assunto. Leia nosso conteúdo: “Clima Organizacional: o que é e como melhorá-lo” e descubra!

Por Fabio Teles em 08/09/2021