Por Bruno Sancar em 16/06/2020

Você sabe o que é Cultura Organizacional? Part. Caio Sigaki

Help Desk para Gestão de Atendimento

A cultura corporativa ou cultura organizacional são termos usados quando falamos sobre os valores ou crenças que são compartilhados por todos os colaboradores dentro de uma mesma empresa. Quanto mais as pessoas estiverem alinhadas, mais você fortalece a cultura organizacional.

Será que os seus colaboradores saberiam responder qual o propósito da empresa? É muito importante que não apenas diretores ou gestores tenham esse entendimento, mas sim todas as equipes que estejam envolvidas no negócio. Essa consciência coletiva faz parte da cultura e é importante para o sucesso da organização.

As atitudes, normas e hábitos organizacionais refletem na maneira de pensar do coletivo, desta forma o comportamento de líderes e equipes são diretamente influenciados por esses aspectos. E é a partir das pessoas que decisões e ações são tomadas criando assim uma cultura que melhor represente a empresa.

Nesse sentido, é bom lembrar que liderança e cultura organizacional andam juntas, pois são esses profissionais que vão estar à frente com a direção do negócio e irão definir o que é esperado como cultura. Quando você tem valores e posturas pré-estabelecidas fica fácil identificar os profissionais que se encaixam dentro dessa estrutura ou não.

O que define a cultura organizacional da empresa?

  • Estrutura física do ambiente de trabalho;
  • Objetos e símbolos usados;
  • Igualdade e diversidade;
  • Histórias sobre a empresa e seus fundadores;
  • Comunicação e linguagem;
  • Rituais e cerimônias.

Gostou e quer entender mais sobre o assunto? Ouça agora o Desk Talks, o podcast da Desk Manager e confira o bate papo sobre Cultura com o Caio Sigaki, CDO da Great Place.

Por Bruno Sancar em 16/06/2020