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O que é uma conta comercial no Whatsapp?8 min read

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

O WhatsApp conta hoje com mais de dois bilhões de usuários mundo afora, fazendo parte do cotidiano do consumidor e tornando-se uma poderosa ferramenta de comunicação e vendas para empresas que estão a par das tendências atuais. 

Mas, para que o aplicativo seja explorado com todo o seu potencial no mundo corporativo, existe uma versão específica para empresas. Você sabe o que é uma conta comercial no WhatsApp?

O potencial do aplicativo de mensagens para a captação, fidelização e retenção de clientes é inegável e é por isso que foi criado o WhatsApp Business ou WhatsApp comercial.

Essa versão conta com funcionalidades que vão além das presentes no WhatsApp comum, pensadas justamente para facilitar a comunicação entre clientes e empresas.

Se você pretende utilizar esta ferramenta em seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar, este conteúdo vai tirar as suas principais dúvidas.

Continue a leitura para entender o que é conta comercial no WhatsApp e como você pode utilizá-la dentro de uma estratégia de humanização do atendimento.

Entendendo o que é uma conta comercial no WhatsApp

O primeiro passo para aprimorar o seu atendimento ao cliente recorrendo ao mais utilizado aplicativo de troca de mensagens é saber o que é a conta comercial no WhatsApp.

O WhatsApp comercial, ou WhatsApp Business, é uma versão do aplicativo desenvolvida especialmente para empresas, que continua sendo gratuita, mas conta com novas funcionalidades.

Com ele, você pode, por exemplo, criar respostas automáticas, apresentar catálogos com informações sobre seus produtos ou serviços e analisar as estatísticas das mensagens.

Além disso, os usuários vão saber que estão interagindo com uma conta comercial do WhatsApp e poderão ter acesso instantâneo a informações úteis sobre a empresa dentro do próprio perfil, como a localização, o segmento de atuação, o site e o e-mail.

Dentre as diversas funcionalidades, a que mais atrai os gestores é a possibilidade de envio de mensagens automáticas

Nesse sentido, você pode elaborar, por exemplo, uma mensagem de apresentação da empresa para um primeiro contato com o cliente ou mensagens informativas sobre a disponibilidades dos atendentes.

É possível também mapear toda uma interação, com a resolução das demandas apresentadas a partir de apenas alguns cliques, utilizando o chatbot.

As diferentes ferramentas de interação do WhatsApp comercial foram desenvolvidas com o foco no estreitamento do relacionamento com os clientes.

Isso significa que seu objetivo é facilitar os processos de compra e de suporte, de modo a promover a satisfação do consumidor.

Dessa forma, o WhatsApp para empresas reúne esses novos recursos com a informalidade e a familiaridade que o consumidor em geral tem com o aplicativo de troca de mensagens.

Ou seja, quando utilizado de forma estratégica, ele pode render excelentes resultados para o seu negócio. 

Existem três tipos de conta comercial no WhatsApp:

  • Conta comercial regular: é a conta comercial mais comum, que é obtida quando você baixa o WhatsApp Business. Ela conta com as principais ferramentas úteis para empresas;
  • Conta comercial oficial: é a conta comercial que recebe uma verificação do aplicativo, com a garantia do WhatsApp de que ela realmente pertence à marca em questão. Essa verificação é demonstrada com um ícone verde que aparece ao lado do nome da marca, no cabeçalho da janela de interações. Além disso, o nome da empresa aparece nesse cabeçalho, mesmo que o cliente não o tenha salvo entre seus contatos;
  • Conta comercial confirmada: essa conta tem as mesmas características da conta comercial regular acrescidas de um símbolo cinza que aparece ao lado do número vinculado a ela. Nesse caso, não há uma confirmação de que a marca é verdadeira e o nome da empresa só aparece no cabeçalho das conversas se o cliente o tiver salvo entre seus contatos.

Como colocar uma conta comercial no WhatsApp?

Para usar a versão comercial do WhatsApp, você precisa começar com a conta regular, baixando o WhatsApp Business, pela Google Play Store ou pela App Store.

Em seguida, você abre o aplicativo, lê e concorda com os termos de uso e permite que a ferramenta tenha acesso aos seus contatos, fotos e arquivos

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Por fim, basta inserir e verificar o seu número de telefone comercial, a ser divulgado para que seus clientes entrem em contato por meio deste canal. 

Caso você já possua uma conta vinculada ao seu número de telefone no WhatsApp Messenger, será necessário promover uma transferência dos dados.

Para isso, você deve fazer um backup das suas mensagens e arquivos com a utilização do Google Drive antes de baixar o WhatsApp Business.

Os passos seguintes são os mesmos, porém, serão acrescentadas duas etapas: o aceite da transferência do número de telefone para o WhatsApp Business e a inserção do código de confirmação que você vai receber.

Depois dessa confirmação, o aplicativo vai restaurar o seu backup de mensagens. Após alguns minutos, seu WhatsApp terá sido transformado em uma conta comercial.

Antes de iniciar as interações com seus clientes, você deve inserir as principais informações sobre o seu negócio, a começar pelo nome e o logotipo.

Em seguida, acesse o menu “configurações” para adicionar mais informações, como o endereço, o segmento da empresa, o horário de atendimento, o e-mail e o link para o site.

Feito isto, as interações podem ser iniciadas e, aos poucos, você vai explorando as ferramentas disponíveis.

Como utilizar o WhatsApp comercial com foco no atendimento humanizado?

A própria utilização da conta comercial no WhatsApp já é um sinal da intencionalidade da empresa de humanizar o atendimento.

Como o WhatsApp é uma ferramenta utilizada informal e cotidianamente pelo consumidor, isso demonstra um esforço da empresa em facilitar a resolução das demandas dos clientes.

Até mesmo sem interagir, o cliente pode obter as principais informações sobre a sua empresa apenas verificando os detalhes disponibilizados no WhatsApp.

Em segundo lugar, é preciso destacar a agilidade no atendimento via WhatsApp, já que as respostas são instantâneas, sejam as interações com um atendente humano ou com um chatbot. 

A propósito, as respostas automáticas são um dos grandes diferenciais do WhatsApp comercial. 

Além de dar boas vindas aos novos clientes e informar os horários em que os atendentes humanos estarão disponíveis, você pode criar todo um planejamento de interações, do início ao fim, de modo a solucionar automaticamente as principais demandas dos clientes.

Isso é especialmente importante quando consideramos que o cliente 5.0 tem pressa e gosta da eficiência associada à agilidade.

Para organizar as interações, você pode criar tags, utilizando palavras e cores para separar as conversas por assunto e por perfil de cliente.

Isso facilita a personalização e a humanização do atendimento, pois existem diferentes tipos de clientes com uma variedade considerável de demandas.

Outro fator importante para a humanização e a personalização do atendimento, são as estatísticas que podem ser obtidas em relação às interações via conta comercial do WhatsApp.

A partir delas, você pode, por exemplo, conferir a efetividade das suas campanhas de envio de conteúdos.

É possível obter dados sobre a quantidade de mensagens enviadas, recebidas, entregues e lidas, para que você analise sua estratégia a partir de importantes métricas de atendimento.

Você também pode integrar anúncios criados no Facebook com a sua conta comercial no WhatsApp. Ao clicar em um botão no rodapé do anúncio, o cliente é direcionado ao aplicativo para enviar suas dúvidas ou solicitações à empresa.

Outro diferencial do WhatsApp para empresas é a possibilidade de criar catálogos de produtos que são exibidos dentro do aplicativo, como vitrines virtuais.

O recurso otimiza o tempo do cliente, que já tira suas principais dúvidas sobre os produtos sem precisar fazer perguntas.

Com tudo isso, o atendimento torna-se mais ágil, o processo de vendas é otimizado, o cliente ganha em comodidade e a marca se propaga com maior facilidade.

Além disso, sua empresa ganha um novo canal de comunicação altamente eficiente, e você obtêm informações valiosas sobre os seus clientes, podendo utilizá-las para fidelizá-los. 

Após entender o que é uma conta comercial no WhatsApp e começar a utilizá-la, certamente você vai querer explorar suas mais promissoras possibilidades, incluindo a automatização das interações. 

Recomendamos a leitura do artigo sobre chatbot no WhatsApp, para que você ofereça aos seus clientes o máximo de agilidade e eficiência no atendimento. Até o próximo conteúdo!

Gamificação para Atendimento

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